13 outubro 2022

NOTÍVAGA

                                                                      (Steve Hanks)

                                                              

Pela manhã abri um pouquinho os olhos e procurei a disposição, sem encontrá-la. A bendita devia estar escondida em minhas pálpebras, que ainda pesavam. Tentei organizar os pensamentos. Quem sabe se eu dormisse um pouco mais e arregalarasse os olhos, ao acordar, conseguisse libertá-la completamente. Mas se fizesse isso, seria tarde para usá-la e resolvi sair da cama. 

Sentia que dedos invisíveis me cutucavam e os evitava. Foram, no entanto, tão insistentes que permiti o monólogo. Nada ia responder, só ouvir. Era minha consciência que, aos gritos, me perguntava porque tinha ficado acordada até a madrugada. Em silêncio, disse a mim mesma que de nada adiantava ela me atormentar, pois sou notívaga. À noite, fico desperta. Se começo a ver uma série ( só as já concluídas) quero ir até o fim, razão pela qual não me identifico com as  novelas. Não gosto de gotas quando tenho sede. Preciso me saciar com água em abundância. Ela deve ter lido meus pensamentos porque continuou me cutucando e dizendo: bem feito!! bem feito!! Aí está o motivo da fuga da disposição. Se não controlar sua vontade vai continuar assim, todas as manhãs. Ainda em silêncio , abracei meu sentir. Ele sempre me domina. A noite é poética e inspiradora. Olho pela janela, vejo que as luzes dos apartamentos à distância vão se apagando aos poucos e me ponho a imaginar porque , também neles, alguém permanece acordado. Uma criança pequena que chora, insônia, momentos de amor, necessidade urgente de concluir um trabalho?? Vai saber!  Passeio por esse mundo invisível desenhando minhas conjecturas. Tudo isso mantém meus olhos abertos, meu sangue fluindo, minha mente cheia de estímulos.

A consciência, nessa altura, parou de me atormentar. Caso perdido, deve ter sido sua conclusão. A disposição para grandes atividades domésticas não apareceu. E resolvi largar tudo pra lá. Tolice esquentar a cabeça com tarefas que não eram urgentes. Tomei um banho, me arrumei e fui dar uma volta. Entrei em lojas de amigas, bati um papo, dei risada e quando regressei foi como se tivesse saído de uma proveitosa visita a um terapeuta, sem gastar nada por isso.

Pois bem, já é madrugada novamente e nua está a noite. Não posso contar estrelas porque nenhuma está brilhando no escuro do céu. Não há passos nas calçadas ou música em algum apartamento. Os sons que ora me chegam são de um cachorro que late ao longe e da freada brusca de um carro. 

Sei que entro, mais uma vez, no campo das conjecturas, para realizar meu voo noturno, sozinha. Sentimento conhecido que me traz um explicável riso,  porque  antevejo, com clareza, como vou acordar amanhã.

                                                          Marilene


11 comentários:

  1. A insónia faz-nos ser amantes da noite. A nossa cabeça põe-se
    a vaguear, saímos dum assunto e passamos a outro numa
    enfiada sem fim. E assim as horas vão passando, vem a madrugada
    e a alvorada e, claro, a boa disposição matinal desaparece.
    Gostei muito do seu texto, querida Marilene.
    Trata, com arte, de um assunto que nos assola tantas
    e tantas vezes...
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  2. Tão lindo como descreves essa conversa com tua consciência te chamando atenção pelo fato de até tarde ficaste... Mas quando a insônia aparece, daí é dose! E ela me visita muito ainda mais que aqui os sons da noite, são roncos do Kiko,rs..Aff...Mas nessa fase da vida, tão engraçado é que quero ter esses ruídos por muito tempo ao meu lado, que Deus ajude!!! Adorei a leitura e ainda bem quando durante o dia uma passeadinha recupera tudo ,né? Rir com amigas e no meu caso aqui com as filhas é mágico...

    Lindo dia! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Boa crônica e acredito que muitos passam por isto, mas sem a possibilidade que lindamente você tem com o seu sentir.
    As séries são estímulos à curiosidade e a disciplina do horário para o descanso, por vezes se dissipa. Não tenho insônias, só custo um pouco a dormir quando as preocupações me dominam, porém já dá para sentir este tormento.bjsss

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Conheço a sensação. Mas, felizmente, só de quando em vez :)

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Também não consigo ir dormir se tenho alguma coisa pendente.
    Excelente crónica
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Notívago por natureza, sou.
    É na calada da noite, quando os ruídos do silêncio se percebem, a tranquilidade e clareza me levam à criatividade, dando nota para a desenvolver.
    Gostei da parte em que a inércia é vencida e a partir de uma simples saída, dois dedos de conversa e o respirar a vida lá fora, desenvolveram toda uma boa disposição. Sabe-se como se vai acordar amanhã, mas não se sabe quantas coisas se irão passar e contribuirão para quebrar a monotonia.
    Uma vez mais, foi muito bom de ler.
    Kandandos.

    ResponderExcluir
  7. uma excelente crónica.
    e amanhã acordará com os raios de sol a aquecer a alma e a vida.
    beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  8. Não é segredo, amiga, que gosto muito do que você escreve. Mas, ao ler este texto, tive que sorrir comigo mesmo: é impressionante a semelhança com coisas que me acontecem, como dormir tarde e maratonar séries (só as já concluídas). Bom saber que não estou sozinho nas manias! :) Meu abraço, obrigado pela companhia. ;) Boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Me identifiquei com o seu texto, Marilene. Sou notívaga assumida. Minha consciência também me atormenta pela manhã...rs
    Tenha uma semana abençoada.
    Muitos beijinhos.
    Verena.

    ResponderExcluir
  10. Ahhh, que delícia de crônica, gostaria de tê-la escrito!!!
    Tenho só insônia, o que durmo dá para contar numa mão! Mas não porque fico em filmes ou no pc, é porque não durmo mesmo! Aí ligo o radinho e dou voltas ao mundo, sei que está se coçando na China!! Mas é muito ruim, Marilene!
    Teu modo de narrar é especial, a vontade que me despertas é saber de toda a tua vida, rsssss, to rindo de monte aqui!
    Não digo que eu não seja um tanto notívaga, sou sim, e isso desenvolveu a insônia. Vá lá que minha mente queira escrever todas as noites e a noite toda!!!
    É golpe sujo, amiga! Tenho de me policiar.
    Gostei muitíssimo de te ler.
    Uma feliz semana, beijinho!!

    ResponderExcluir
  11. Sorrrrisssssosss...
    Também sou notívaga desde a adolescência, para desespero de minha mãe que queria descansar com todos a dormir... Sempre adorei a calma da noite e o espaço estritamente pessoal que conseguia...
    Por isso, compreendo bem a indisposição do ter que levantar cedo...
    Como sempre, gostei de a ler. Beijos
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.