05 setembro 2020

EU FUI ASSIM...

                                                              
                                                                        (Andrei Zadorine)




Fui menina tímida. Tão tímida e insegura que me assustava com minha própria sombra. Essa timidez me acompanhou pela adolescência e se mostrou presente mesmo quando já adulta. Diante de um elogio, queria abrir um buraco e me esconder. Até me justificava, para tornar seu objeto algo comum e sem necessidade de abordagem. Vez ou outra buscava a origem desse incômodo (pois o é), sem encontrá-la. Talvez, por minha mãe ter sido muito exigente, e eu nunca sentir que a havia satisfeito em suas expectativas, quando criança, tenha alimentado essa sensação de que tudo que realizava era rotineiro e não merecia aplausos.

Como falava pouco, desenvolvi a capacidade de observar. Nada me escapava. E ela me foi muito útil na vida profissional. Lia muito e com extrema atenção. Assim, em processos, nada me passava despercebido. Da mesma forma, gestos e maneira de falar das pessoas me viabilizavam uma percepção clara sobre a veracidade do que afirmavam.

Isso me conduziu ao caminho que escolhi (ou fui escolhida) para desenvolver, no campo do Direito. Trabalhava com pareceres e em função de assessoramento. Ninguém poderia supor minha timidez, pois tinha enorme segurança para tratar de assuntos profissionais.

Abordei essa matéria porque a timidez faz com que não gostemos de ser observados. E passei por situações constrangedoras por causa dela. Certa vez, ao ser chamada para entrevista, em um curso com participação predominantemente masculina, escorreguei no meio da enorme sala e fui com tudo ao chão. Levantei-me com tamanha rapidez que não possibilitei a nenhum dos muitos que correram para me socorrer, fornecer ajuda. Certamente, durante todo o período daquele curso, eles se lembravam que eu era a moça do tombo, quando me olhavam (kkkkkk).

Em algumas circunstâncias, todos podem se mostrar tímidos. Há pessoas com dificuldade para lidar com o sexo oposto, por exemplo, mas ela é apenas situacional.  Os adultos podem aprender a superá-la com utilização de técnicas específicas que levam ao aumento da autoestima/autoconfiança, fundamentais nesse processo. O mesmo não ocorre com as crianças.

A timidez costuma não merecer a devida atenção por parte de pais e professores, que a atribuem, simploriamente, a uma fase da vida. Quando vejo crianças que assim se mostram, percebo que precisam de ajuda. Auxiliar os pequeninos a interagir positivamente, incutindo-lhes segurança para se apresentarem como realmente são, sem medo, é dever de quem educa. Eles precisam de autoconfiança para se posicionarem quando necessário e até para se imporem diante dos que gostam de pisar nos aparentemente fracos. Não tenho conhecimentos técnicos para uma abordagem profunda, mas creio que os que sofrem bullying são tímidos. Professores devem estar atentos a isso, eis que são levados, inconscientemente, a gostar dos mais desinibidos e risonhos. E com apenas um passo em falso  poderão provocar traumas que só uma terapia conseguirá apagar.

Com a maturidade, passamos a não nos importar com o que os outros pensam e dizem. Não mais somos afetados por influências externas, dessa natureza. Não receamos ser avaliados porque temos consciência de nossa capacidade e de nossas falhas. Mas crianças , adolescentes, e até os jovens que estão se lançando no mercado de trabalho, teriam maiores oportunidades se superassem a timidez, eis que ela pode prejudicar a própria qualidade de vida.


                                                                         Marilene


21 comentários:

  1. Que lindo relato de vida... A timidez é mesmo fogo. Sei bem, pois sou tímida, bicho do mato até... Tive que rir imaginando a cena do tombo,rrs..Mas acontecem situações assim mesmo, devido a timidez ao saber que estamos sendo vistas com atenção. Acredito que nada melhor do que a força dos pais, o carinho, mostrando segurança e lados positivos na criança, pode ajudar desde cedo. Adorei te ler! beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vou me esquecer desse tombo kkk. E da vergonha! É preciso, realmente, levantar o moral das crianças, para que não se sintam inseguros e incapazes. Bjs.

      Excluir
  2. Bem aberta essa página da tuas vivências postando foco na timidez, que por certeza, embaça muito a vida dos pequenos e dos jovens, sendo importante os gestos ativos dos pais e professores sobre as consequências percebíveis para que sejam tratadas com cuidado e amparo emocional.
    Um tema inesgotável, Mari, mas, por aqui, com a pitada certa de bom humos,rsrsrs

    Bjsss,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calu, remover a timidez das crianças é mais fácil que dos adolescentes, que já enfrentam as inseguranças próprias da idade. Pais e professores têm grande responsabilidade nessa questão. Bjs.

      Excluir
  3. Bom dia Marilene tudo bem? Sou brasileiro, carioca e procuro novos seguidores para o meu blog. E seguirei o seu com prazer. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância. Sou o seguidor número 341.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, eu fui lá e passei a seguir você, já que dá grande importância ao fato. Inobstante, ressalto que a interação, nesse nosso mundo tão especial, pede muito mais que isso. Número de seguidores nada representa para mim.

      Excluir
  4. Boa tarde obrigado pelo comentário e visita. Saudades de BH. O Mercadão é maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que nem minha resposta você se interessou em ler.

      Excluir
  5. Nossa!!! Que crônica certeira e maravilhosa, Marilene! Esse relato deveria correr mundo afora, a timidez é universal e está nas pessoas muito mais do que imaginamos. Pessoas maravilhosas e capazes muita vezes não desenvolvem os outros lados de sua personalidade. Como a timidez tem seu lado de insegurança muito forte, claro que outros crianças deitam e rolam sobre uma criança tímida. E os adultos, muitos, olham, enxergam, e vão levando, muitos dos pais são assim, sem dúvida.
    Mil parabéns por essa sua postagem que ajudará a muitas pessoas a darem a volta por cima e dizer sim, eu posso, eu vou conseguir! Ou pelo menos buscarão uma terapia.
    Beijo, querida, você é demais!
    Um bom feriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taís, querida, suas colocações são perfeitas. Muitos não conseguem mostrar o lado encantador que possuem, em vista da timidez. Um ótimo feriado também para você e o Pedro. Bjs.

      Excluir
  6. Olá Marilene!
    Vim conhecer sua "outra casa",rsrs.

    Enquanto lia, me vi em cada palavra e também acontecimentos.
    Vi também meus filhos. Principalmente o mais velho, que herdou toda timidez e insegura de mim.
    Sofri, e ainda sofre demais com tamanha timidez e insegura. Sofro por mim o por saber que meus filhos tem as mesmas dificuldades, que sei que são fatores hereditários, mas que agravaram demais pela forma opressora que vivemos, enquanto eles eram crianças e adolescentes. Falo do ambiente familiar... Não era um lar de paz.
    Isso fez tanto a mim, quanto a eles, passar a ser cada dia mais tímidos e sem nenhuma autoestima.
    Mas, não tinha como ser diferente...

    Hoje, tentamos enfrentar essas barreiras.

    Abraços, Deus cuide de ti 🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opressão gera inúmeros desconfortos e acentua a insegurança. Ainda bem que você conhece a origem das dificuldades enfrentadas, o que lhe dá maior força para vencer os desafios. Devagar, devagar, vão superar tudo, com a graça de Deus. Bjs.

      Excluir
  7. Que texto importante, Marilene. E me identifico muito pq eu ainda sou mt tímido. E observador também. Ajuda que uma coisa se liga a outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observador sei que é, Sérgio, pois os detalhes que evidencia em suas postagens são reveladores para nós que as lemos. Parece que observar é uma qualidade dos tímidos rss.

      Excluir
  8. Mais um texto lúcido e verdadeiro, Marilene! Também fui uma criança muito tímida e, de certa forma, ainda o sou; lido melhor com as palavras escritas, do que com as ditas... embora já tenha melhorado algo, neste quesito. Como você bem diz, a idade nos faz adquirir autoconfiança... até por uma questão de sobrevivência! Para as crianças, é bem mais difícil. Meu abraço, amiga; boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E questão de sobrevivência, realmente. Com a maturidade enfrentamos melhor nossos desafios. Ótimos dias também para você! Abraço.

      Excluir
  9. Olá, Marilene, perfeita sua crônica, você é uma vencedora em ter escrito esse belíssimo texto com tanta naturalidade e tantas verdades. Peço-lhe permissão para assinar em baixo do que a Taís escreveu.
    Grande abraço, uma boa continuação de semana.
    Pedro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto-me honrada com suas palavras, Pedro. Muitíssimo obrigada. Você e a Tais, de quem muito gosto, são gentilíssimos. Uma ótima quinta-feira para vocês.

      Excluir
  10. Marilene
    Um relato de vida que me emocionou e que gostei bastante de ler.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costumamos deixar pedacinhos de nós em alguns lugares rss. Obrigada. Bjs.

      Excluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.