15 agosto 2022

A CARTA DE VINHOS

                                                                   (imagem retirada da internet)

                                                                      

                                                         

Minhas sobrinhas têm amigas que conheceram quando meninas. A maioria, porque moravam no mesmo condomínio A amizade se consolidou e não perdem contato, inobstante várias estejam casadas e com filhos. Quando uma faz aniversário, a turma se reúne em algum bar tido como "da moda". 

Dia 12, iriam se encontrar para comemorar o aniversário de uma delas.  Tia, você vai, né??? Ela me perguntou. Não tenho o hábito de sair para a balada, principalmente com um grupo da idade delas. Prefiro estar em casa, enrolada na mantinha, vendo um filme ou lendo. Mas ela insistiu, disse que minha irmã também iria, assim como os outros sobrinhos. Apesar da preguiça que me consumia, tive que me arrumar, me maquiar (coisa rara) e comparecer, até porque iam me buscar em casa. 

Chegando ao restaurante, me encantei. Depois da acomodação dos  últimos anos, foi prazeroso entrar em um espaço tão bem decorado como aquele. E sem máscara. Fomos os primeiros a chegar, falamos sobre coisas nossas e até pedimos ao garçom que nos fotografasse (gosto desses momentos registrados), enquanto a casa estava vazia. O pessoal foi logo aparecendo e enchendo de alegria o ambiente. A todo momento, as apresentações: "minha tia", "minha mãe"!! Eu não me lembrava de ninguém, pois morei muitos anos em São Paulo e em minhas recordações eram todas adolescentes, assim como os rapazes.

Percebi, então, como  tudo mudou após os anos de pandemia. Mudanças que desconhecia, totalmente. E passei o maior vexame. Solicitei ao garçom a carta de vinhos, antigo hábito. Ele deu um sorrisinho e me informou que teria acesso a ela pelo QR Code  que estava na mesa. Gente, eu jamais imaginaria tal procedimento em restaurantes. Nunca o tinha feito. Os que ouviram caíram na risada. Tia, não se usa mais cardápio, disse meu sobrinho, me mostrando, em seu celular, aquele bendito . Confesso que entendo o procedimento e sua importância, mas não gostei da  novidade rss. Letras pequenas em um espaço também pequeno. Quando pensamos que somos pessoas bem informadas, levamos um tombo desses. Ainda bem que aconteceu junto a um pessoal jovem e despreocupado e não em um encontro mais formal, com outro tipo de pessoas. Imagino que o mesmo esteja ocorrendo em hotéis, já que não viajo há um bom tempo.

No dia seguinte, nos reunimos, à tarde, para um lanche em família, e fui o assunto do momento. Todos rindo do fato. Cheguei à conclusão que preciso sair mais vezes e me submeter a outros vexames, para apender como está girando o mundo, pois ninguém vem ao meu apartamento para me atualizar. Que coisa!!

                                                         Marilene


15 comentários:

  1. rsssssss..Tive que rir...Também acho muito estranho e se dependesse do Kiko, ninguém comeria ou beberia nada, já que ele não usa, nem quer celular.Imagina isso? Teve dois e deu um jeito de acabar com eles e teima em não querer. Assim, dependeria da minha habilidade em usar um QR CODE desses... Ri também quando falas que preferes ficar enroladinha em casa,rs...Idem, com batatas,rs... Mas quando é festa em família tudo bem! Adorei te ler! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Ui! Comigo também não daria certo. Tenho de me remeter à minha ignorância, o mundo corre veloz demais para o meu gosto.

    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. rssssssss, eu também ando passando por essas, Marilene! Eu só não entendi no último restaurante, nos deram o menu e quando comecei a ler, o garçom começou a dizer tudo na frente!! Não sabia se lia ou se escutava o rapaz!! Há muita coisa esquisita, amiga, mas eu não me vergo, podendo continuar no meu método, continuarei, sou rebelde, rsss.
    Adorei, escreves com muita graça. E muita verdade!
    Beijinho, feliz semana.

    ResponderExcluir
  4. É de fato para rir Marilene, confesso que não saberia nem como usar esse famoso
    QR Code Também tenho umas amigas (já não tão meninas), que costumamos nos reunir em cafés (antes pandemia), e vamos voltando devagar... vou ficar esperta para não pagar mico ... risos
    Bem humorada sua crônica , gostei muito! Abraço grande ,amiga

    ResponderExcluir
  5. São os tempos... temos de nos adptar...
    Sorri, mas quem já não passou por isso?!!
    Boa crónica!
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marilene
    O pão nosso de cada dia essas mudanças :)))
    Também eu tenho passado por muitas dessa natureza.
    E o mais engraçado é que as pessoas olham para nós
    com um ar de espanto que nos deita para baixo...
    Sei que terei muito que aprender e que a minha actualização
    vai levar tempo. Mas o que acontece é as coisas estão sempre a
    mudar e de um momento para o outro. :)
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  7. Foi tudo muito rápido, contudo sei lá, pedi tanta comida em casa, usei tanto esse bendito código pra tudo, meu Deus, as coisas caíram no meu colo de repente, somos obrigadas a uma atualização, não tem como evitar. Enfim, ainda bem que não estou caduca, ainda aprendo as coisas, ha ha ha... Beijos ;)

    ResponderExcluir
  8. A vida é uma aprendizagem constante e não é a idade que nos impede de aprender.
    Só o interesse de cada um e o dispor de informações é que pode fazer a diferença.
    Abraço amigo, Marilene.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  9. Saudosismo? Talvez. Mas eu também sinto falta da carta de vinhos... e de outros doces anacronismos! ;) Meu abraço, amiga; boa semana.

    ResponderExcluir
  10. KKK, É o avanço da tecnologia, o modernismo. Logo nos acostumaremos amiga.
    Beijos e uma ótima semana pra ti e para os teus.
    Furtado

    ResponderExcluir
  11. Posso imaginar como se sentiu, Marilene. Ainda bem que estava cercada de jovens e eles souberam de orientar. Muita coisa mudou e temos que nos adaptar.
    Te desejo uma feliz nova semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
  12. Meu abraço, boa semana; aguardo o próximo post!

    ResponderExcluir
  13. Marilene, até hoje eu acho isso de code um saco. Tem algumas mudanças que nunca conseguir me habituar. Mas pelo menos foi um bom passeio. bjsss

    ResponderExcluir
  14. Oiiii querideza!!!
    Vim olhar seus Blogs e fiquei feliz em ver que está escrevendo...sempre muito bom te ler... eu ando mais sumida, fazendo outras coisas e ontem vim dar uma olhadinha por aqui... gosto muito dos Blogs, de interagir com os /as amigos/as, mas isso me toma um tempo que tenho usado de outras formas... mas, a gente nunca sabe, quando o bichinho dos Blogs nos morderá mais uma vez, né? E de repente, nos faça voltar rsrsrs
    Que coisa boa você sair com todos eles e pra você ver, que o tal do QR code veio pra ficar rsrsrsr, inclusive desta viagem mais recente que fizemos o check in na recepção do hotel foi preenchido no celular com o tal do QR code e enviado diretamente para o hotel rsrsrsr coisas modernas que teremos que nos acostumar.
    Bom demais estar aqui, amiga, beijinhos
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a vi, Valeria, fiquei super feliz pensando que tinha voltado ao blog. Você escreve lindamente, querida. Hoje em dia você só quer pedalar, né????? Gosto de ver seus passeios lá no instagram. Grande abraço.

      Excluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.