03 julho 2022

MAIS UMA VÍTIMA

(Surreal-Photography-by-Kylli-Sparrek)
 

                                                       

Uma de minhas irmãs nos enviou um vídeo que mostra consequências de quedas quando se cai de banquinhos. Fez isso porque sabe que, mesmo conhecendo os riscos, costumo fazê-lo, de vez em quando. E eu pensei em outra queda, a que, infelizmente, a atingiu.

Meu sobrinho adquiriu um computador novo para mim (deixo que o faça porque trabalha na área e monta o PC de acordo com as necessidades do cliente), já que o antigo, muito antigo, pifou rss. Quando veio instalá-lo, perguntei quanto lhe devia, para fazer o depósito que, comumente, realizo através de uma conta dela. Ele me pediu para esperar, alegando que minha irmã havia trocado o cartão do banco e estava sem a senha. Não precisava falar mais nada porque minha intuição gritou, na mesma hora. Pode contar, eu disse. Sei que ela caiu em um golpe. Há uma ligação forte entre as pessoas que se amam e uma luzinha acende quando alguém está enfrentando algum tipo de dificuldade. E ele abriu o jogo. 

Ela recebeu uma ligação do Banco do Brasil, através de um número que já conhecia. Não percebeu que havia código diferente. O "gerente" queria saber se ela havia feito duas transferências, indicando os valores. Quando afirmou que não, sugeriu que ela instalasse um antivírus no celular e fizesse uma limpeza nele, enquanto realizaria a pesquisa, e que mais tarde ligaria para passar os dados. Ela é pessoa bem informada, advogada, conhecedora de procedimentos realizados pela internet, e muito cuidadosa. Mas acreditava estar falando com seu "gerente". Não lhe passou pela cabeça ligar para o banco e confirmar essas informações. Mais tarde, o tal "gerente" a chamou, mais uma vez, explicando que estava com dificuldades para descobrir os dados e pedindo que ela instalasse o anydesk, pois isso permitiria que solucionasse a questão à distância. E ela o fez!!!!!

Pensando que estava tudo resolvido, pegou o telefone para pagar uma fatura, utilizando para tal uma conta que mantém na CAIXA. Nada!! O dinheiro havia sumido. Ficou desesperada e conferiu a conta do Banco do Brasil. Estava zerada. Fez B.O e apresentou reclamação nos dois bancos. A CAIXA apresentou, de imediato, o indeferimento, alegando que o banco utilizado para a fraude era o Banco do Brasil e que ela contribuiu para a ocorrência ao instalar o anydesk, pois esse aplicativo abre todos os dados do aparelho para o fraudador. Já expliquei que o fato é questionável e que precisa recorrer da simplória decisão. O Banco do Brasil ainda não se manifestou.

Ela está arrasada, pois o dinheiro lhe fará muita falta. Propusemos cobrir suas contas pois todos estamos sujeitos a quedas da natureza, mas ela insiste em não aceitar. Sempre foi assim, justa e honesta, e não permite que terceiros arquem com ônus provenientes de alguma falha de sua responsabilidade. 

De um lado, ela abalada e triste. De outro, nós angustiados, pois esses acontecimentos não afetam apenas o bolso, mas o equilíbrio, a saúde. Quedas acontecem, realmente. E podemos ser os próximos a ir ao chão porque os bancos não nos oferecem a segurança esperada, diante da especialização, cada vez maior, dos golpistas. A cada dia, mais e mais pessoas são furtadas, roubadas... aniquiladas.

                                                                             Marilene


14 comentários:

  1. Boa noite de domingo, querida amiga Lena!
    Já cai em golpe, mas antes da era do digital.
    Atualmente, são inúmeras mensagens que recebo de todo tipo de banco para abrir links e mando tudo para o spam.
    Mas, temo... Porque sei que posso ser vítima a qualquer momento.
    É uma barbaridade!
    Sei também que nosso dinheiro é nosso sustento e, sem ele, ficamos empacadas.
    Coitada da sua mana, ficar sem suas reservas é algo desesperador.
    Deus nos proteja dos golpistas sórdidos que se esmeram em golpes novíssimos que qualquer uma cai. Não temos formação em maldade e eles são mestres na matéria.
    Que a família possa se acalmar, mesmo eu sabendo que é MUITO difícil.
    Meus sentimentos de solidariedade à família
    Beijinhos com carinho fraterno.

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  2. Meu Deus, que mundo é esse que estamos vivendo? Dó falcatruas, mentiras, golpes de todos os modos! Fico muito triste pela tua irmã e espero que tudo tenha um bom término! Dá notícias, isso interessa a todos nós. Cada vez mais estamos vulneráveis! beijos pra todas vocês, chica

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  3. Céus! Nunca ouvi nada parecido! Grata por ter divulgado.
    Eu já nem atendo no celular números estranhos, nem dou os meus dados pessoais a ninguém... Ainda há pouco choveram luzinhas aqui no PC, dando-me parabéns porque tinha sido premiada1 E iam logo perguntando idade, sexo, etc...
    Que tudo se resolva do melhor modo. Beijos
    ~~~~~

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  4. Entristece-me, muito, Marilene! Até porque tenho a sensação de conhecê-la, ainda que não pessoalmente; por um tempo, acompanhei-a em um blog. Aqui em casa, estamos brigando com o Santander, para reaver uma importância desviada através de fraude... e sem nenhuma interferência do anydesk. Conheço o programa... realmente, escancara o PC para o invasor. Lamento, sinceramente, mas tenho certeza de que ela conseguirá recuperar o prejuízo. Deus é grande, e ela é gente boa! Meu abraço, boa semana; prazer em revê-la, amiga.

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    1. Nós nos seguimos há muito tempo, desde que criei meu primeiro blog, hoje não mais aberto. Era um tempo de blogosfera cheia, de muitos amigos e até de muita festa rss. E ainda estamos aqui, não obstante de casas novas (eu). Abraço.

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  5. Caramba! Como se é tão confiável para se cair num golpe assim!! Nos dias de hoje temos que estar sempre com um pé atrás e mesmo assim nos trapaçam.
    Desejo que tudo se resolva em bem.
    Muita força para ela e para a família!
    Beijinhos, amiga!

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  6. Meu Deus, minha filha diz que sou muito desconfiada, mas adoro ser e serei a vida toda!! Isso é a minha proteção, não uso Aplicativo, sou da Idade da Pedra! O Banco é bem pertinho, porque vou ser tão preguiçosa? Sabes que os golpes são inúmeros, inventam todos os dias, e aí?? Tenho fobia de aplicativos de Bancos.
    Tadinha da mana...
    Beijinho, amiga! Desconfie sempre, de tudo!

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    1. Tais, também sou extremamente desconfiada e custo a abraçar as novidades que a internet oferece. Demorei muito para utilizar aplicativos e confesso que me são úteis. Essa minha irmã é por demais cautelosa e não entendemos como caiu no golpe. Diz meu sobrinho que ela teve um "branco". Se fosse a Vera, não ficaríamos surpresos porque ela dá atenção a todo mundo, para na rua para ajudar, tem coração mole, razão de meu cunhado fazer a ela advertências frequentes. Elenice sabe que pode contar conosco, mas se recusa por entender que a responsabilidade é dela. Bjs.

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  7. Querida Marilene
    Há muito disso por aí e todo o cuidado é pouco. Contactos desses são tão convincentes que qualquer pessoa pode cair nesse logro.

    E são utilizados todos os meios, contactos telefónicos, e-mails com links, invasão e roubo de dados e dinheiro através do multibanco, enfim ninguém está seguro.

    Lamento o que aconteceu à sua irmã. Uma situação por demais frustrante. E quando o banco não apoia é-o duplamente.

    Minha amiga, muito obrigada por esta publicação alertando -nos para situações como essa.
    Beijinhos
    Olinda

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  8. Nossa, Marilene, ainda não tinha lido essa sua postagem. Estou impressionado. Como assim???? Mas eu mesmo desconfio de muita coisa. Eu até hj nunca usei pix, por exemplo. As pessoas se chocam quando eu falo, mas sinto medo... bjs

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    1. Sérgio, também não uso. Sou bem conservadora e não abraço, de pronto, as mudanças rss.

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  9. Olá, querida! Voltei para agradecer sua linda participação no Entusiasmo Azul, adorei.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos e espero que a mana esteja mais recuperada do golpe.🙏😘

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    1. Estar lá foi uma prazer, Roselia! Ótima semana também para você! Bjs.

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  10. Boa tarde Marilene
    Neste momento todo o cuidado é pouco, devemos desconfiar de tudo e todos quando o assunto são os nossos dados bancários.
    Fiquei deveras desolada com o que aconteceu e só desejo que tudo termine em bem e que alguém assuma as responsabilidade.
    Boa semana com muita saúde o resto vem por acréscimo.
    Um beijo
    :(

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