13 junho 2022

O HOJE BASTA??

                                                            (Antonio Mora )

                                                     

Nos últimos anos eu me senti como a namoradeira na janela, olhar perdido no horizonte, indiferente à alternância entre dia e noite, sem necessidade de relógio. Prisioneira da vida, de uma realidade que acorrentava os pés e impulsionava, tão somente, as emoções. A pressa, antes costumeira, perdeu o sentido. Os sonhos tinham, obrigatoriamente, que ficar hibernando. E fui me acostumando com a mesmice e até com a insegurança e o medo.

De repente, comecei a despertar. A vida foi desatando os nós e o horizonte não me pareceu mais inalcançável. Não obstante, a acomodação criou raízes. O verbo querer passou a ser conjugado de forma diferente. O verbo poder adquiriu nuances estranhos e apresentou cores não tão cintilantes como as que me costumavam encantar. Mudei. E como mudei!

Fico a observar as pessoas, as conversas , os comportamentos, e percebo que o mesmo não aconteceu com todos. Eu vesti, e me coube perfeitamente, a letra da canção "Tocando em Frente", interpretada por Almir Sater, na parte que diz: "... ando devagar porque já tive pressa..." . Meus passos ficaram mais lentos e sua escolha mais cuidadosa.  Enquanto alguns buscam, desesperadamente, viver o hoje como se o último dia de suas vidas fosse, eu o saboreio calmamente, desejando que dure mais tempo do que aquele que o relógio marca.

Viver o hoje, como tem sido recomendado, não significa engoli-lo rapidamente, satisfazendo objetivos nem sempre saudáveis, mas tendo-o com um valioso presente. Que nada sabemos sobre o futuro é certo, mas se ele nos chegar não pode vir acompanhado de arrependimentos pela insensatez do ontem.

Então, será que o agora realmente basta????? É tudo, independente das consequências, de eventuais danos produzidos a terceiros, valendo a realização pessoal instantânea? Quando o hoje é evidenciado por escritores há uma conotação poética, não uma filosofia de vida. O mundo já é uma loucura quando tudo que fazemos resulta de projetos bem pensados, de reflexão. Ter saudade de momentos, de coisas, de pessoas... é melhor que termos saudade de nós mesmos, antes de girar, freneticamente, os ponteiros do relógio, já que não o podemos fazer em sentido contrário.


                                                                                Marilene


13 comentários:

  1. Que lindo texto. Todos( ou quse todos) mudamos...Parece que aprendemos a usufruir o tempo de melhor modo. O que antes nos parecia bom, de repente, nessa visão, pode ou ter perdido o valor, ou melhor ainda do que antes. Pequenos momentos não deixamos escapar e nas conversas, sabor das risadas é demais.
    Merecemos nos tratar bem pois o mundo realmente anda mais loucamente ainda e muito, mas muitos mais, loucos querendo governar nossos dias.
    Vamos que vamos , tentando bem viver... Saudades temos todos e sempre, mas temos que criar motivos hoje para amanhã ter saudades...

    beijos, ótima semana! chica

    ResponderExcluir
  2. Acrônica de um tempo de exceção, tempo por ninguém esperado, tempo que tirou muitas vidas, que ainda poderiam estar aqui. Certa a crônica pelo tratamento dado a toda a toda a excepcionalidade . Novamente o tempo na sábia crônica, tempo que não deixará saudade.
    Uma ótima semana, amiga Marilene.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marilene, adorei tua crônica, acho que por pouco que foi, aprendemos algumas coisas, sentimos que o tempo não deve ser desperdiçado, o que estamos muito acostumados a jogar fora. A não dar-lhe o devido valor, como também a nossa vida que arriscamos tanto, com esportes radicais etc., que não acredito que isso modificará muito. Tocando em frente... foste muito feliz em citar tal música que adoro, tantas verdades! E aí fica a pergunta, querida amiga, deu para aprendermos alguma coisa? Noto que muita gente está desesperada para voltar aos antigos tempos, aqueles de antes da pandemia...
    Um beijinho e uma feliz semana.
    Uma bela crônica que retrata atitudes e sentimentos.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a vida só é boa devido aos seus altos e baixos, principalmente os baixos que nos ensina a valorizar as coisas boas da vida. Bela crônica Marilene.

    Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu texto. Fez-me tanto sentido!
    Acho que todos mudámos um pouco, uns mais que outros. O mundo está virado ao contrário, as circunstâncias viraram-nos do avesso; agora não sei se voltaremos ao que éramos antes ou nos acostumamos a viver diferente. Eu ainda estou naquela de levar um dia atrás do outro, conforme puder, tentando que seja o mais normal possível, embora novos e diferentes percalços apareçam a cada dia.
    No entanto, que a Esperança sempre nos acompanhe.
    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. Querida Marilene.
    Concordo com os fundamentos do teu texto do género epistolar e confessional.
    Depois de dias muito difíceis e traumatizantes, tem que haver um período de convalescença psicológica e uma readaptação, mas de facto, nada ficará como dantes.
    Uso em poesia o termo 'carpe diem', com o sentido de se viver o dia intensamente... Viver sem o aprendizado do passado e sem medir consequências, é totalmente insensato.
    Vamos mudando, crescendo e ficando mais sábios. É a lei da vida.
    Gosto de te ler e gostei desta proposta de reflexão.
    Que tudo corra bem e melhor.
    Um inverno confortável. Abraços.
    ~~~~~

    ResponderExcluir
  7. Boa noite serena,querida amiga Lena!
    Estamos vivendo tempos conturbados, o olhar perdido no horizonte representa nossa falta de certeza de tudo quase .
    Mesmo assim, vamos vivendo o mais confiantemente possível.
    Deus nos dá a Graça de ganharmos forças para a cor dar a cada dia com Esperança no coração.
    Excelente texto reflexivo que é expoente seu tanto em prosa como em verso.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  8. Muito bem pensado, algumas vezes tenho saudades de mim mesma, mas não acho uma atitude bacana comigo mesma, pois é sinal que algumas mudanças que tive talvez esteja achando que não foram tão boas, no entanto me sinto tão melhor hoje em dia, tão mais plena e completa... Difícil né? Adorei o post, me fizeste pensar na vida, beijos ;)
    https://costuraerasga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Belo texto, Marilene! A verdade é que o agora precisa bastar, já que só nele vivemos; mas não podemos esquecer que ele é fruto do passado e irá produzir o futuro. E também acho que viver cada segundo não é ter pressa de aproveitar, mas simplesmente desfrutar a benção de estar vivo! Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Querida Marilene
    Muito bom pararmos para pensar na vida, sobre os momentos aflitivos que passámos em que muitos de nós perdemos entes queridos.
    Contudo, verifica-se que na Europa não houve tempo para saborearmos este tempo em que nos sentimos livres da doença que nos atacou colectivamente. A guerra veio substitui -la e por cá estamos sem sabermos bem o que será o dia de amanhã, aliás, muitos já estão na condição de refugiados e outros dando a vida em defesa do seu rincão.
    Portanto, trata-se de viver pequenos momentos dando graças pelo de bom nos é dado.
    Excelente o seu texto, minha amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  11. Olá Marilene! Mais uma vez aqui passando para reler esse teu belo post e agradecer o teu retorno como seguidora deste nosso humilde espaço.

    Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Marilene

    Gostei deste texto e da sua mensagem.
    Muito sensivel e gratificante.
    Boa semana com tudo de bom.
    Um beijo
    :)

    ResponderExcluir
  13. É por aí, Marilene, é por aí...
    Boa reflexão.

    Abraço :)

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.