01 janeiro 2021

A PASSAGEM DO ANO



                                           

 
Meus cabelos e eu não nos entendemos muito bem. E isso, desde minhas mais tenras lembranças. Na adolescência, padeci. Quando íamos para a praia, então, vivia doloroso tormento, pois minhas irmãs, com os cabelos lisos, só precisavam lavá-los para estarem prontas para a voltinha de final de tarde. Eu, sofrendo com os meus, rebeldes, que tanto me desgostavam. Para ir a alguma festa, precisava de muito tempo. Colocar bobs, esperar secar, fazer touca para um lado e depois para o outro. E se um ventinho atrevido me alcançasse, todo o trabalho estava perdido. Vixe, que tormento!!! Naquela época (digamos que foi outro dia rss), só eram considerados belos os cabelos longos e lisos. E eu estava longe de alcançar esse ideal. 

Com o passar do tempo, já trabalhando, tive condições de aprender com outras pessoas a cuidar deles. Também, já tinha meu dinheirinho para comprar produtos melhores e frequentar, vez ou outra, um salão de beleza.
 
Não pensem que tudo se ajeitou. Meus cabelos não gostam de vento e nem de chuva. No Natal, fui ao cabeleireiro e estavam lindos. Quando saí de lá caíram uns pinguinhos , só uns pinguinhos  de chuva. Danou-se.  As franjas encolheram e quando vi as fotos percebi o desastre. Fazer o que, né????? Na passagem do ano seria mais cuidadosa, pensei.

Cuidei deles, fiz escova, fiquei quietinha em casa até a hora de me vestir. Algumas selphies me mostraram que estava tudo em ordem. Íamos nos reunir, apenas meus irmãos e eu, no apartamento da Vera . Quando já estava pronta, desabou um toró . Meu Deus, como conseguiria descer do carro e entrar lá sem estragar tudo de novo?
 
Fiquei matutando para encontrar uma solução. Peguei uma echarpe e amarrei na cabeça, cobrindo também o nariz e a boca, pois não poderia descer pelo elevador sem máscara. O porteiro deve ter levado um susto com a cena. Quando cheguei lá, meu cunhado, ao me ver, disse que estava linda . E todos caíram na risada. Estava horrível, fora o calor que sentia com a cabeça coberta. Corri para o banheiro para arrumar os cabelos e tive vontade de chorar. Não molharam com a chuva, mas a echarpe me fez transpirar no couro cabeludo e, de minhas franjas, escorria suor. Tentei secar, mas ficou um desastre. Que tristeza!!!!  Meus cabelos são finos e "sensíveis" demais. Parecem com a dona . Eu queria umas fotos melhores  que as do Natal, mas não tinha como. Haveria que me conformar. E meu cunhado seguia dizendo que eu estava ótima com a echarpe, provocando mais risos.
 
Para completar, meu irmão, que foi o cozinheiro, deixou escorregar o pirex com o bacalhau e tudo que estava por cima foi ao chão. Coitado!! Ficou desolado! A Vera teve que correr e eu a ajudei a tirar o tapete e a gordura do chão. Não perdemos o bacalhau pois a quantidade era mais que suficiente para nós cinco. Meu cunhado, lá da sala, gritou: pelo amor de Deus, eu estou em jejum , não comi o dia inteiro!!! Não me digam que está tudo no chão!!!!E caímos na gargalhada.
 
Assim foi nosso reveillon. E sou muito grata,  pois estivemos juntos, ainda que nem toda a família ( os sobrinhos tinham outros planos). Brindamos à meia noite , comemos lentilha e pedimos a Deus que continuasse a nos abençoar no ano que se iniciava.
 
Podem rir da foto. É cômica mesmo. E até sou louca de colocá-la na postagem. As do desastre nem vou mostrar . Essas tirei ainda em casa. Mas tudo faz parte da festa, não é?? Antes tivesse saído com os cabelos soltos, pois o toró passou e nem chovia quando cheguei ao destino.
 

                                                                         Marilene




39 comentários:

  1. Marilene, que divertido! As fotos ficaram legais e até com turbante ficas charmosa!Mas nenhum cabelo resiste aos pingos de chuva ou vento.Os meus não são finos, mas ficam espetados,parecendo porco espinho,rs... E o teu cunhado? rss Noooooooooossa imagino a cara tu e a Vera em plena festa, correr e limpar...Haja! Coitado do teu irmão que cozinhou ,mas escorregou o prato da mão...Cada uma,né? Mas são esses pequenos momentos que fazem legais as recordações.. beijos, tuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa época estranha, Chica, estar com pessoas queridas é um grande presente. Os pequenos desastres acabam provocando risos. Os cabelos são um martírio, não??? Será que alguém vive em paz com os seus??? rss. E não contei que, antes de ir embora, deixei cair vinho tinto no vestido kkkkk . Grande beijo, querida!

      Excluir
  2. Tudo faz parte da festa!
    Mas vocês é linda!
    E o principal é saúde, e alegria, sempre!
    Continuação de Boas Festas!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E faz mesmo! Tudo que provoca risos é bem recebido. Quando estamos em família e com saúde, nada tira a paz. Muito obrigada pelo elogio. Grande abraço.

      Excluir
  3. rssssssssss, cabelos? Esse é o meu maior pavor! Não arrumo em cabelereira, nunca acertaram, me deixam com 2 cabeças de tão armado, coisa que nunca pedi. Minhas mechas, um dia acertam, na outra vez fazem mechas demais. Lembro de um dia que saí do cabelereiro, fui direto para o consultório do Pedro, para voltarmos para casa, quando ele me viu, na porta da sala... nunca esqueci do espanto! A mulher me fez mechas brancas, exatamente o que disse para não fazer! Levei o maio susto da vida, ela disse que eram as luzes do salão! Passei numa loja comprei uma tinta de emergência, tipo shampoo e toquei naquela noite!
    Minha luta é inglória, amiga! Não tenho muita esperança mais, é uma vez ótima, outra, a desgraça. rss
    Mas falando em você, está toda linda, chique, mas lógico que a echarpe iria amassar tudo, rss!!
    Adorei ler, li um drama que também é meu! É da humanidade!
    Um beijo, bom fim de semana, li outra bela crônica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tais, você me fez lembrar de um corte de cabelo da Vera. Quando ela chegou em casa meu cunhado disse que parecia haver um capacete em sua cabeça. kkkkkk. No outro dia ela correu para cortar de novo. Mechas são um problema, pois nunca ficam como desejamos. Eu até que não ligo muito mas minhas irmãs ficam furiosas. Meu tormento sempre foi o anelado, a rebeldia que não consigo controlar. Se, pelo menos, eu fosse jeitosa !!! Buáaaaa!!!! Obrigada pelo carinho de sempre. Que viva lindos dias!! Grande beijo!

      Excluir
  4. MARILENE,


    COMO SEU ANTIGO SEGUIDOR E DO QUAL MUITO ME ORGULHO EM SER COMUNICO QUE
    NO NOSSO BOG "HUMOR EM TEXTO" ESTÁ PUBLICADO UM ANUNCIO DE JORNAL QUE PROVA QUE OS HOMENS CANALHAS NÃO ENVELHECEM.
    GOSTARIA DA SUA OPINIÃO!
    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, não tenho a intenção de ser indelicada, mas você poderia ter lido o que escrevi, pois também fico feliz quando comentam minhas postagens. E sempre retribuo as visitas dos que assim agem.

      Excluir
  5. (Sorrisoa...)
    O cunhado tinha razão, a echarpe à árabe ficava-lhe muito bem...
    Não há como família para correr tudo bem.
    O bacalhau é uma tradição dos avós?!

    Bomm domingo, Marilene. Bjs
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Majo, você é gentil. Fiquei muito estranha com a echarpe, principalmente porque a usei, também, para cobrir boca e nariz rss. Família é tudo de bom e esses pequenos desastres viram piadas. O bacalhau, que amamos, é tradição que, presumo, tenha origem na então mantida por meus avós portugueses. Lindos dias para você! Bjs.

      Excluir
  6. Boa noite Marilene,depois de alguns anos longe,voltei a festejar com minha família. Ou parte dela (alguns familiares tem outros planos). E foi divertido.
    Agora eu e meu cabelo rebelde já se entende melhor. Adoro seu volume e cachos,o problema ainda é encontrar o cosmético ideal. Mas vamos nos arranjando com o que temos.
    Tenha 2021 de muita paz,saúde... realizações!
    Xeru

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já usei os meus anelados e mais longos, mas dava muito trabalho. Nem sempre se acomodavam rss. Ficam lindos para algumas pessoas. Na verdade, nunca me adaptei à rebeldia deles. Que bom que esteve com a família, mesmo incompleta. A gente acaba se divertindo mesmo. Que seu 2021 também seja me muita saúde e paz. Bjs.

      Excluir
  7. Oi Marilene, me divertir lendo todo o seu enrendo. Me identifiquei com você. O mesmo acontece com os meus cabelos. São finos e ficam armados demais. E aja óleo para baixar rsrsrsrs assim como o seu qualquer chuvinha é um desastre. Mais no final tudo fica bem. Não é? Vc está linda nas fotos. E seu cabelo é lindo. E qto ao bacalhau ainda bem que deu pra aproveitar. Rsrsrsrs é isso. Amei a postagem. Feliz 2021 Bjs querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por seu comentário, Nal! Esses cabelos nos matam de raiva rss. Reunião de família sempre deixa lembranças e nos fazem rir. Um maravilhoso 2021 também para você! Bjs.

      Excluir
  8. Uau que produção bonita
    😊
    Gostei da teoria sobre os cabelos
    😊

    ResponderExcluir
  9. Olá Marilene
    Cabelos são problemas, os meus têm vida própria, só fazem o que querem, agora além de tudo ficaram completamente brancos, e cheio de cachos... fiquei tão enfurecida com eles, entrei no banheiro e eu mesma cortei "Joãozinho", mas não adiantou crescem rápido e começaram os cachinhos, ridículo... Minha filha reclama tal e qual você.
    Dá para fazermos um 'clube das mulheres insatisfeitas com seus cabelos', risos...
    Quanto ao Ano Novo, é muito bom rir neste dia, fica marcado, bom para recordar.
    E você é linda com ou sem turbante, tem um lindo e simpático sorriso.
    Meu ano novo foi com meu casal de filhos e marido. Todos os meus parentes moram ou em Minas Gerais ou na Espanha e Alemanha, pertinho né? Mas foi bom nossa ceia foi também a de costume bacalhau, costume de minha mãe que era espanhola. E eu amo todas as receitas feitas com bacalhau.
    Gostei de saber um pouquinho mais de você...Fique bem e sorria sempre.
    beijinhos, Léah

    ResponderExcluir
  10. Olá Marilene
    Cabelos são problemas, os meus têm vida própria, só fazem o que querem, agora além de tudo ficaram completamente brancos, e cheio de cachos... fiquei tão enfurecida com eles, entrei no banheiro e eu mesma cortei "Joãozinho", mas não adiantou crescem rápido e começaram os cachinhos, ridículo... Minha filha reclama tal e qual você.
    Dá para fazermos um 'clube das mulheres insatisfeitas com seus cabelos', risos...
    Quanto ao Ano Novo, é muito bom rir neste dia, fica marcado, bom para recordar.
    E você é linda com ou sem turbante, tem um lindo e simpático sorriso.
    Meu ano novo foi com meu casal de filhos e marido. Todos os meus parentes moram ou em Minas Gerais ou na Espanha e Alemanha, pertinho né? Mas foi bom nossa ceia foi também a de costume bacalhau, costume de minha mãe que era espanhola. E eu amo todas as receitas feitas com bacalhau.
    Gostei de saber um pouquinho mais de você...Fique bem e sorria sempre.
    beijinhos, Léah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léah, que coragem a sua!!! Cortar os cabelos é um perigo rssss. Gosto de saber que não sou a única a brigar com os cabelos. Podemos, mesmo, formar um clube. Quando são lisos, como os de minhas irmãs, reclamam porque murcham logo. Quando anelados, como os meus, reclamamos de sua rebeldia. Espanha e Alemanha estão logo ali rssss. Minas ainda permite locomoção, sendo certo que, por ora, é melhor não fazê-lo. Essas pequenas reuniões são gostosas porque todos participam das conversas e, principalmente, dos desastres que nos fazem rir.
      Somos felizes por termos os entes queridos mais próximos , nessas datas tão especiais. Família é um bem que agradeço sempre. Muitíssimo obrigada por sua gentileza. Grande beijo!

      Excluir
  11. MArilene
    Eu gostei da postagem, e gostei das fotos.
    Cabelos são problema para muita gente, mas cada qual deve aceitar como os tem, acho eu.
    Os meus são fortes e não me dão problemas, andam sempre impecaveis.
    beijos
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os seus são lindos, Piedade. Quando anelados, dão muito trabalho. Vixe!!!! Bjs.

      Excluir
  12. Marilene querida, está linda nas fotos, a echarpe dá-lhe um ar misterioso de diva de cinema. ADOREI, assim como adorei o seu sentido de humor (:
    O importante é o resultado final, com ou sem bacalhau, com ou sem perfeição, a família estava junta e bem disposta (beijinho à mana, tenho saudades dela).
    Vou-lhe contar um segredo (; também tenho cabelos rebeldes, fortes e encaracolados, como bem frisou, ma nossa época não era moda. Vivi sempre descontente e ir ao cabeleireiro , pintar e esticar uma tortura. Depois dos 60 anos decidi, deixar de pintar e cortar bem curtinho .
    Foi o melhor que fiz, estou finalmente livre, fiz as pazes com o meu cabelo e agora só estou meia-hora na cabeleireira (:

    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela gentileza, querida! Em reuniões familiares sempre acontece algo fora dos planos, rss, e temos que nos divertir sem dar importância.
      Quando todos usavam cabelos lisos, penei. Hoje, faço luzes e escova, embora ela não dure muito. Você fica muito bem de cabelos curtos e o branco é charmoso. Tenho notado que muitas mulheres, no início da pandemia, optaram por ele. E não pintaram mais os cabelos. Grande beijo, Fê!

      Excluir
  13. Sinceramente? Pelo jeito, foi um réveillon muito divertido! :) Quanto aos cabelos, eu tenho o mesmo problema; odiava os meus, cacheados, quando era novinho... até porque a moda era tê-los bem lisos! Depois de mais, velho, mudou... até acostumei com eles! Meu abraço, amiga; boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem outro jeito, amigo, além de aceitar rss. Foi uma noite agradável, realmente. Abraço.

      Excluir
  14. Lindo, lindo o seu texto, Marilene. Uma lufada de ar fresco neste princípio
    de ano. Ri-me com gosto :)) Os cabelos, o pavor e a preocupação das mulheres.
    Penso que em todas as épocas. E em todas as situações. Na rua com vento,
    com chuva, com suão...nada dá certo. Nos transportes públicos há quem
    se lembre de abrir as janelas, o cabelo que deu tanto trabalho lá se alvoroça
    todo. E a invejinha quando vemos as privilegiadas que vencem todas
    as intempéries...cabelinho ali todo lindo e alinhado.
    Adorei vê-la. Cabelo lindo, aí. Também com o lenço, testa alta. Fica-lhe muito bem.
    E a cena do bacalhau, uma quase desgraça. Em momentos assim
    em que se tem de apresentar obra feita acontecem destas. Faço ideia o susto
    do seu cunhado e...tudo terminou em riso.

    Minha amiga, continuação de boa semana. Por cá um frio que quase dói.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olinda, tão acostumada a dias quentes, confesso que o frio não me agrada rss.
      A chuva, então, nem me fale. Sei que é necessária, mas não para cabelos como os meus. Quando você mencionou esse abrir as janelas até me arrepiei kkkkk.
      Muitíssimo obrigada pela gentileza de suas palavras. Grande abraço.

      Excluir
  15. Bom dia Marilene,
    Me revi no seu problema dos cabelos. Os meus são senelhantes. Cabelo meio ondulado que encolhe com a chuva.
    Mas acho que ficou muito bem, mesmo com a echarpe.
    Saude é o mais importante.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ailime, os cabelos nos dão trabalho, né!!!!! Mas está certíssima, importante é estarmos com saúde e podermos passar uma data tão importante com a família, mesmo incompleta. Grande beijo!

      Excluir
  16. Cabelos são molduras e assim vamos tendo que mantê-los em forma. fiquei muitos meses sem ir ao salão e já nem conseguia olhar para o cabelo absolutamente sem corte. Mas vamos em frente... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norma, os seus são lisos e mantém sempre um belo corte. Também fiquei muitos meses sem ir ao salão, mas o que me incomodava era a raiz branca kkkk. Não levo jeito para pintar em casa. Nosso prefeito vai fechar tudo de novo a partir de segunda-feira. A situação dos leitos está terrível em BH. Tendo saúde, nem me importo com os cabelos. Bjs.

      Excluir
  17. Olá ! O outro feito no iPad voou sim.
    E quis experimentar se este ficava porque estou com problemas em publicar dizem que tenho que criar uma conta !!!
    Oh , Marilene, ninguém está satisfeito com o que tem. Os meus são lisos e quando chove pareço um passarinho molhado !
    E acho que para além de lindérrima , está um must!
    Devia ter sido deveras animada a sua festa . Vale sim, o calor que existe entre todos . Que maravilha !
    Beijinho grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela, lisos ou anelados, os cabelos estão sempre a provocar reclamações das mulheres rss. Os de minhas irmãs, também lisos, ficam como os seus, se molhados. Os meus, revoltam-se kkkk. Você foi muito gentil!!!! Obrigada!! Bjs.

      Excluir
  18. Meu abraço, Marilene; aguardo o próximo post, amiga! Boa semana.

    ResponderExcluir
  19. Kkkkk...
    Revi todas as cenas lendo sua crônica.
    Não nego que levei um susto ao vê-la chegar toda embrulhada. Não pela echarpe enrolada na cabeça , mas porque pensei que havia alguma coisa errada com você.
    Quase nenhum tipo de cabelo combina com chuva ou respingos de chuva.
    Você estava linda e chique, como sempre!
    O incidente do bacalhau apenas veio tornar a ocasião inesquecível.
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha ela aqui!!!!! rss. Aposto que você ficou apavorada com o bacalhau kkkkk. E com o chão engordurado!!! Só eu mesmo para esquentar o couro cabeludo com uma echarpe, naquele calor!!!!! Bjs.

      Excluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.