20 julho 2015

PASSOS E JULGAMENTOS

(Kevin Corrado)

                   
                           
Cada um de nós tem sua forma própria de caminhar. E ela costuma incomodar os donos da verdade, aqueles que impõem ritmo ao que não lhes diz respeito.  Se alguns decidem sempre correr, não podem levar junto quem olha a vida de maneira calma, fazendo pausas para refletir, sem pressa de chegar. Por outro lado, não devem estes tentar amarrar os que passam apressadamente, pois a natureza deles os compele a fazer opções diversas.

Os passos de João são cautelosos. Teme perigos e incertezas. Optou por manter os pés no chão. Até para sonhar é capaz de prévia reflexão. Não corre muitos riscos porque os mede, pesa, analisa, antes de se jogar. E nem sempre o faz.
                                                           
Os passos de Maria são firmes. Não tem medo do perigo. O desconhecido a atrai e se lança em seus braços. Se sofrer, curar-se-á depois. Para ela vale o momento, o prazer inesperado, a conquista. Lágrimas secarão sem deixar vestígios, aprendeu desde criança. Os caminhos, escolhe na hora da saída. Não se preocupa com erros e sabe que, se se perder, logo encontrará uma nova trilha para animar seu coração.
                                                          
Os passos de Joaquim são lentos. Prefere ter alguém a seguir, para não errar. Gosta quando os mais experientes lhe dizem por onde deve caminhar. Alguém tem que lhe mostrar as janelas, para que possa ver a luz. A insegurança o domina.

Os passos de Carmem são apressados. Parece sempre atrasada. Não dá atenção à experiência alheia, mesmo intuindo que pode errar. Segue aos tropeços. Compra sem olhar o preço e sem raciocinar se vai usar. Corre tanto que se a felicidade a abordar,  dela se desencontrará.

Com quem mora a razão? Não há reposta certa . No fundo, todos têm algo em comum: estão a caminhar. Ninguém tem o direito de fazer julgamentos. Cada um deve obedecer seu tempo, vivendo como lhe apraz. E nesse quesito mora a sabedoria.

Divergem as experiências individuais, aquelas que nos impulsionam a agir dessa ou daquela forma. E serão essas mesmas experiências que nos possibilitarão mudar os nossos passos, quando entendermos conveniente. Isso não interessa a ninguém, além de a nós mesmos. Mais importante é chegar ao destino, seguindo o próprio ritmo.


                                                              Marilene




23 comentários:

  1. Marilene, achei ótima a ponderação, direi forma de metáfora. No fundo tudo se resume ao temperamento de cada um. De qualquer modo sobressai um espírito de tolerância, em relação às liberdades individuais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que bela reflexão,cada um de nós tem um ritmo próprio,muitas vezes nos esquecemos disso e queremos fazer o outro caminhar conforme nossos passos.

    ResponderExcluir
  3. Hoje numa visita rápida inesperada estou aqui
    nesse dia consagrado aos amigos.
    Venho te deixar um abraço muito especial
    mesmo um pouco em falta nos últimos tempos.
    Mas logo espero estar retornando .
    Hoje é especial.
    Um feliz dia do Amigo.
    Amizade é tudo mas a palavra amigo tem peso pesado.
    Um beijo e uma semana abençoada.
    Fica com Deus.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marilene! Passando para agradecer a tua visita e gentil comentário deixado no nosso Arte & Emoções, assim como apreciar este teu belo e muito pertinente (no momento) texto. Acredito que as pessoas devem agir da melhor maneira que lhes convier, desde que, obedecendo as normas e preceitos impostos pela Constituição, afinal, para isso foi-nos concedido o livre arbítrio. Após a leitura, lembrei-me de uma baboseira que escrevi e diz o seguinte: É muito fácil cobrar retidão nos procedimentos dos outros, o mais difícil é fazer por onde não ser cobrado.”É muito fácil cobrar retidão nos procedimentos dos outros, o mais difícil é fazer por onde não ser cobrado”.

    Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  5. Belo texto, Marilene! Concordo inteiramente com você: cada pessoa tem uma forma própria de caminhar; o importante é que continuemos a dar os nossos passos, na jornada da Vida. Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Amiga Marilene, os seus textos revelam sempre uma filosofia de vida onde predomina o respeito pela individualidade.
    Se todos tivessem esta lucidez o mundo caminharia sem atropelos.
    Concordo em absoluto com tudo que escreveu e tento seguir o caminho ao meu ritmo.

    Um beijinho e boa semana

    ResponderExcluir
  7. "o estilo faz o homem ... (e a mulher, claro)
    bem como seus passos.

    beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Marilene,
    As pessoas possuem passos diferentes...
    mas nada impede de mudarmos nosso ritmo
    de caminhar, desde que seja para o nosso bem,
    nunca para agradar quem quer que seja.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Linda reflexão querida Marilene.
    Eu caminho de acordo com o meu coração e até agora cheguei sempre onde minha razão desejava, um paradoxo, pois não?
    Um abraço querida amiga e lindos dias.

    ResponderExcluir
  10. Hermosa reflexión, yo camino con paciencia, esperando una oportunidad, saludos.

    ResponderExcluir
  11. Excelente, mana!
    Subscrevo na íntegra este seu entendimento, pois é também o meu.
    Todos nós chegaremos onde devemos chegar, seja em que ritmo for. O importante é chegar ao destino buscado e desejado. As pessoas não são iguais, portanto, não é sábio exigir de outrem que caminhe no nosso tempo ou da nossa maneira de caminhar. Além do mais, as pessoas também mudam conforme as situações, seja a favor delas ou não. Respeitar o tempo e o ritmo do próximo é ato de tolerância e até de caridade. Afinal, também gostamos de ser respeitados e compreendidos quanto à nossa forma de ser.

    A imagem é fantástica.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Excelente Texto para refletir ! Cada um tem o seu próprio ritmo que devemos respeitar !

    ResponderExcluir
  13. Que belo texto Marilene ! Respeitar o limite do outro . Respeitar sua maneira de ver a vida . Respeitar seu jeito de caminhar . Mas , infelizmente nem sempre assim acontece . pessoas há que se julgam superiores e subestimam quem prefer caminhar mais lenta e pensativamente . Abcs . Aguarde-me a qualquer momento . Tenho tido dificuldades em me mostrar mais assídua nas visitas e até em minhas postagens . Boa noite !

    ResponderExcluir
  14. A liberdade é algo pra lá de necessário na vida de qualquer um de nós. E que esta publicação nos sirva de alerta.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  15. Adoro suas reflexões.
    Assim, do mesmo jeito que cada um caminha, ele opta pelo seu próprio caminhar.
    Um grande beijo!
    Identidade Aleatória

    O Identidade Aleatória está no facebook!

    ResponderExcluir
  16. Tem toda a razão minha amiga o mais importante é chegar ao destino cada um ao seu ritmo.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  17. Olá Marilene! Passando para te cumprimentar e desejar uma ótima semana para ti e para os teus.

    Obrigado pela presença e o recadinho deixado no nosso Arte & Emoções.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  18. Boa semana, Marilene! Aguardo o próximo post.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Marilene, já vi gente se destrambelhar, sair de seu ritmo, de seu compasso e se dar mal. Já vi também gente seguindo conselhos não pedidos e se estuporar mais na frente. Certas coisas a gente não pede conselho, afinal, quem garante o certinho? Geralmente acontece isso nas famílias onde um acha que tem domínio e visa o "bem" do outro. É na intimidade dos relacionamentos onde a coisa pode desandar pela falta de critério das partes, por não haver tanto respeito. Cada um no seu passo e no seu tempo tudo fica mais fácil.

    Beijo grande! Sempre ótimos temas.

    ResponderExcluir
  20. Marilene
    Descula a demora na resposta, mas por razões profissionais, tive que fazer uma pausa no blogue. Mais para o fim de Agosto voltarei em força.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  21. Bela reflexão, Marilene. Aliás, respeitar o outro, a opinião do outro, enfim... não é tão difícil quanto parece. Mas parece que estamos regredindo cada vez mais... bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá Marilene...desculpe meu anjo pelo atraso na resposta.... vc visitou o blog Luz em Movimento..e eu fico grato..volte sempre para outras visitas ...ok
    obs.: sua página é fantástica...abraços..

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.