15 março 2014

O SMARTPHONE

(imagem internet)

                                                               
Sou mesmo sem noção para certas coisas. Mesmo sem entender o funcionamento de alguns aparelhos, xereto, xereto, pesquiso... e muitas vezes tenho que correr atrás do prejuízo. Quando dá, né????

Há algum tempo, cismei que ia comprar um smartphone. Tão lindinho e com inúmeros recursos, pensei. Após pesquisar preço fui me informar sobre o que, de fato, poderia fazer ao utilizá-lo. Nossa, quanta coisa!!!! Ia ler postagens dos amigos, fazer comentários, ler e-mails, falar no facebook... sem estar em casa. Perguntei sobre o manual e me informaram que vinha inserido no aparelho , não impresso. Argumentei que era uma exigência legal, mas insistiram no fato. Fui a outras lojas e recebi a mesma informação. Tá bem, vai ser mais difícil, concluí,  mas como não tinha outra opção, que fazer?

Adquiri um de última geração e fui embora feliz com meu novo brinquedinho. Obtive as principais orientações sobre seu funcionamento, pela internet.  Mas logo comecei a me preocupar. Não conseguia ler tudo que desejava, na tela, porque preciso de óculos para esse fim. Ao tentar fazer um comentário, teclava e saía a letra errada. Que coisa!!!! Ela é sensível e minha falta de prática me atrapalhava. Desisti de usá-lo com essa finalidade. Mas a conta ficou bem mais cara do que a do meu antigo celular (rss).

Quando vejo meus sobrinhos teclando nesses aparelhos, com uma rapidez incrível, tenho até inveja. Para eles é tudo muito fácil e não entendem minhas dificuldades. São tantos os recursos e ele só me serve mesmo para fazer/ receber ligações. Nem para localizar lugares me é útil, já que não lido bem com o mapa. Não sou "lerda", viu gente, apenas demoro um pouco mais que os outros para operar esses equipamentos (hehehehe). Vez ou outra arrisco tirar uma foto. Teria que configurá-lo, adequadamente, para esse fim, mas ainda não encontrei a forma ideal e sou muito mais chegada à máquina fotográfica.  

Ontem, levei um susto ao ver todas as imagens dos meus blogs arquivadas nele. Não entendo como isso ocorreu, eis que nada alterei desde que o adquiri, há mais de um ano. Imediatamente, comecei a apagá-las. Estava tendo um enorme trabalho e, de tanto mexer pra lá e pra cá, encontrei os álbuns (que nem sabia existirem). Pronto, pensei, ficou mais fácil. E os excluí, mesmo lendo o aviso de que essa providência seria definitiva.

Meu Deus, chamei ao entrar em um dos meus blogs. O fundo, o cabeçalho e quase todas as imagens haviam sumido. Tenho muitas guardadas e encontrar as que estavam, anteriormente, nas postagens, seria uma loucura. Fiquei com dor de cabeça de tanto tentar arrumá-lo. Decidi ver os outros e apresentavam as mesmas condições. Nem sei porque não tive um ataque histérico. Fiquei até tarde mexendo neles e só consegui consertar o fundo e as últimas publicações.  Fui dormir pregada e com imagens dançando na minha mente.

Hoje, certa de que estava tudo em ordem, abri um deles. Outro susto. As que ontem estavam lá haviam desaparecido também, permanecendo apenas as que eu regularizara. Quem entrou em algum deles deve ter achado muito esquisito, principalmente no de fotos. Não havia imagens para ver, sequer no perfil.

A partir de agora, não excluo mais nada, e meu smartphone funcionará, tão somente, com as funções normais de um telefone. Vou regularizar o blog de fotos, aos poucos,  porque seria ridículo ele ficar sem as imagens. Nos demais, colocarei visíveis as das últimas postagens e deixarei as anteriores com aquela bola cinza que entrou no lugar delas. Não dou conta de mexer em todas.

Nem tenho a quem pedir socorro (hehehehehe). Não há solução para o que, inadvertidamente, provoquei.  Eita mania de mexer!!!! Tá certo que muito aprendi com esse meu jeito xereta, mas consertar desastres estressa demais.  "Bendito" brinquedinho!!!!! Deveria ter comprado um tablet bem grande, mantendo meu celular anterior, que era fofo, e ficado quieta. Se é que iria conseguir!


                                                          Marilene



23 comentários:

  1. rsssssss...Tive que rir. Me conhecendo, nem tenho, O meu celular é dos que NADA( nem foto) fazem.Só ligo e recebo,rs... É só o que sei fazer e são tão pequenos. Pra mim precisaria uma lousa, rs...

    Que pena pelo teu trabalhão de escolha de lindas imagens, tudo perdido. Mas, fazer o que? Bola pra frente! bjs, tudo de bom!chica

    ResponderExcluir
  2. Olha, Marilene, nem chego aos seus pés, pois nem fotografias sei tirar no meu. Mexer em Internet? Não! Até para fazer e receber ligações me complico. Esse bichinho não é para mim, não. Quanto ao seu blog de fotos, já tinha entrado e achado meio esquisito. Boa sorte na arrumação.
    Beijos e bom dia,
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Marilene. Acredito que eu iria ficar mais perdida do que você, certamente.
    Hoje em dia, as crianças entendem muito mais de tecnologia do que nós adultos, virou normalíssimo para eles, por isso, não entenderam a sua dificuldade.
    O ruim, foi que você ficou com o SMARTPHONE sem utilizar suas funções.
    Da próxima vez, pense mais para a sua própria economia e paz, rs.
    Tenha um abençoado fim de semana!
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Marilene!
    Nem fique chateada pois isso acontece.
    Smartphones possuem a tela muito sensível.
    Todas as suas fotos estavam arquivadas nele, porque usando o aparelho vc se logou para entrar no blog, usando o gmail.
    Se por acaso vc estivesse no pc (lá na conta do gmail) e visse aquele álbum 'scrapbook photos' que mostra todas as imagens que usamos no blog , e se vc as excluísse, teria ocorrido a mesma coisa, seu blog ficaria com aquele círculo cinza.
    Ou seja, a culpa não foi do coitado do smartphone!rsrs
    Bjs \o/

    ResponderExcluir
  5. Ah Marilene, ter um smartphone apenas para usar como telefone?!...Mas como eu te compreendo; aparelhos sofisticados são muito complicados para que eu me sinta confortável a utilizá-los. Prefiro o meu velhinho telemóvel, e mesmo de computadores não entendo grande coisa, só o essencial.
    Mas foi uma pena, apagar todos esses albuns...nem adiantará repor as fotos em todas as mensagens, mas no blog de fotos convém exibir algumas...;-)
    É por essas e por outras que dispenso Smartphone.
    xx

    ResponderExcluir
  6. Olá querida, quanto tempo!
    A saudade me trouxe aqui até vocês, estou visitando alguns, esperando matar a saudades de todos.
    Mas estava lendo teu texto e ri em alguns momentos, porque acontece o mesmo comigo rsrsrs.
    Amei a visita , beijo querida,

    ResponderExcluir
  7. Olá Marilene! Também prefiro o celular, pois só uso para fazer e receber ligações e enviar alguns recadinhos rápidos.

    Beijos e um ótimo final de semana para ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  8. O pior de tudo é que as pessoas estão sem noção quanto ao uso destes aparelhos...
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  9. Felicitaciones por el nuevo smarthphone, es cuestión de tiempo y sabrás usarlo muy bien.

    ResponderExcluir
  10. hahaha, Ai, Marilene, ri muito aqui, hhahaa! apesar de ter a parte chata da perda das imagens.... o meu celular é muito simples, não tem nenhum tipo de funcionalidade. Minha filha acabou de comprar um novo - como disse, os jovens são muito rápidos nessas tecnologias - mas não herdei seu outro aparelho. Tenho medo de ficar dependente da net, hahaha.
    Eu gosto muito de aprender através dos manuais, mas como você, prefiro os impressos. Certa vez li que ainda fazemos parte da "cultura do papel". Um abração, ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. rsssss, eu sei de tudo isso que você passou! Fui comprar um outro celular apenas pra falar e ouvir. A mulher me empurrou um negócio desses e quase enfartei! Coisas do Gmail iam pra lá sem eu mandar. Teclar não consegui, os números saiam errados, a tecla é sensível e as letrinhas muito pequenas. Fiquei completamente histérica!
    Dei para meu marido...o homem enlouqueceu de vez. Hoje está na gaveta, descansando e sem o chip. Tive de comprar outro, básico. Marilene... sair de casa levando a Internet? Isso é pra matar. Nego-me! E tem outra: só para falar você não vai conseguir, entra nesse aparelho uma porção de aplicativos que eu não sei de onde surgiram.
    Beijos, compre um básico antes de enfartar...rss

    ResponderExcluir
  12. Ixi! Sei bem o que é isso rsrsrs Adoro o meu pois é maravilhoso e não me arrependi em adquiri por causa das viagens que me deixavam distante da net e o caderno digital infinito que ele tem que me permite escrever meus rabiscos sem carregar uma papelada atras e canetas que sempre falham no momento mais inspirado kkkkk! mas sempre me atrapalho para mexer nele . Ja aprontei cada uma também!rs Mas é tao recente que penso que vou aprendendo aos poucos. Aos poucos se a minha curiosidade deixar. rs

    Nao desista dele nao! Mantenha o jeito xereta ainda que com cautela rs

    Beijos
    .

    ResponderExcluir
  13. Uau q bom q vc veio ao meu cantinho isto levou-me ao seu e deixou-me super feliz em encontrar um blog q fala coisas de vida misturadas ao coração, adorei o contexto geral e deixo pra vc beijinhos e beijinhosssssssssss

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga, eu te entendo rsrs
    Eu também tenho um smartphone e não sei mexer muito bem nele kk
    Beijos e boa semana!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Marilene! passando para agradecer a tua visita e amável comentário, assim como dizer que fiquei feliz por teres gostado do poema lá postado. No primeiro minuto de amanhã entrará uma baboseira escrita por mim. Espero que gostes.

    Beijos e uma ótima semana pra ti e família.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  16. Oi mana,

    Que canseira, hein? Como sou pior do que você para essas tecnologias modernas, prefiro não mexer demais e pedir socorro quando tenho dúvidas-rsrs. Espantei-me mesmo ao ver que seu perfil e suas postagens estavam ilustrados com aquele círculo cinza. Aos poucos você colecionará novas imagens e poderá regularizar as ilustrações que ficaram prejudicadas. MUITA CALMA NESSA HORA-RSRSRS.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Olá. Bom dia, Marilene
    sim,muita calma nessa hora...também, reparei no seu perfil ontem...
    é verdade, cada vez mais os aparelhos trazem uma tecnologia sofisticada, tornando-os verdadeiros aparelhos de multimídias. E se o ponto de partida é a identificação da real necessidade com os recursos de um aparelho, sempre começo errado, pois, eu sou meio exigente na hora de adquirir um aparelho, gosto daqueles que oferecem uma gama de variedades, e nesse caso, também, sou meio "sem noção" , muito "fuçador"...eu não paro, enquanto não conseguir aprender / extrair o máximo das funções, recursos mais avançados, que existem nesses aparelhinhos ...ainda, vai chegar o tempo, em que , iremos , deles tecnologias, ouvir a seguinte frase:Pronto para uso, usa aí, se quiser "armazenar fotos", aperte "armazenar fotos"...Às vezes ter opções não é a melhor opção...
    Essa situação do manual , não impresso, é meio complicado mesmo...também,não concordo muito com isso.Eu já pedi um manual, pelo Sac, e eles me enviaram , um digital e a "impressão" seria por minha conta...sei lá!
    No fim, faz parte e não adianta, por mais que tenhamos um aparelho que está atendendo todas as nossas necessidades, sempre iremos procurar um mais "moderno"...
    Obrigado pelo carinho,bela semana,beijos!

    ResponderExcluir
  18. Acho que você tem toda razão, Marilene: esses aparelhos muitos modernos às vezes complicam a nossa vida, com todos os seus recursos e essa globalização que permitem. Meu remédio para isso é simples: nem tento mexer neles! :) Boa semana, amiga.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite,
    certamente que o seu novo tlm vai servir para praticar e para se sentir mais motiva em adquirir um outro com tecnologia sofisticada, depois outro e outro.
    cumprimentos
    ag

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, Marilene!!

    Bah, minha amiga, já passei por estes apertos...quando comprei meu smatfhone...
    Aos poucos fui aprendendo...mas a maioria das coisas prefiro fazer no note mesmo...rsrsr
    Adorei a crônica!!!!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  21. Nem tento mexer com esses aparelhos que não me atraem nem um pouco.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  22. Nossa, eu te entendo bem. Não sei mexer nessas coisas tb e ganhei um celular novo, mas ainda uso o velho justamente por isso. Não gosto de ficar clicando em tela pq sempre sai letra errada, prefiro o botão mesmo. rs Bjssss

    ResponderExcluir
  23. xiiiiiiiiiiii, estava pensando em comprar um ,mas acho que ja desisti, rsrsrs.
    Muito obrigada pelas dicas, bjs no coração.

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.