22 janeiro 2014

AS CASAS

















(Vincent Giarrano 1960 - American Figurative painter )
                                                                  
                                                                                              
As casas falam e sua linguagem é bastante clara. Hoje a cemig cortou a luz durante umas horas, para reparos na região. Assim, fiquei impedida de usar  o computador, de colocar roupas na máquina... de exercer qualquer atividade que dependesse de energia elétrica. Morando no 12º andar, não iria descer pelas escadas ( o que seria fácil) porque subir me deixaria no meio do caminho (hehehehe). Comecei, então, a fazer uma faxina nos armários, retirando peças que já perderam sua oportunidade de uso. Como diziam em um programa humorístico, "não me pertenciam mais".

Depois de algum tempo, encostei-me no sofá da sala e passei a observar meu apartamento. É claro, espaçoso, iluminado e, para meu gosto, muito belo. Cada objeto foi cuidadosamente escolhido para o lugar onde o coloquei. Meus móveis combinam preto e branco, o que me permitiu decorar o ambiente com peças vermelhas e de outras cores alegres. Há uns vinte anos, jamais pensaria na possibilidade de ter um espaço assim. Obviamente, minhas prioridades eram outras. Mas o interior das casas que visitava sempre chamava minha atenção. Era a personificação de quem nelas morava, concluía.

Algumas me deixavam contente, à vontade. Em outras, ficava deprimida e ansiosa para ir embora. E nada tinha relação com poder e riqueza. Essas sensações surgiam em qualquer ambiente, mesmo nos mais simples.

As casas conversam conosco, se estamos atentos à sua linguagem, aos detalhes que nos são bem  visíveis , logo que entramos no local. Mostram o jeito de ser de quem as habita. E não só isso, o peso ou a leveza do espírito das pessoas.

Um colega de profissão residia em um enorme apartamento e eu não gostava quando convidava para reuniões lá. Móveis muito escuros, pesados, condizentes com seu jeito de ser. Faltava luz e alegria. Um homem fechado, intransponível, mas um brilhante profissional. Possuía uma biblioteca invejável, mas tudo ali era frio, ainda que o som ambiente fosse música clássica da melhor qualidade.

Uma outra amiga residia, à época,  em um quarto-sala, com marido e filho. Dividiu a sala com um biombo, para que o filho tivesse seu próprio espaço. Adorávamos estar lá, mesmo espalhados pelo chão. Ela preparava um jantar de primeira e nos deliciávamos. Ali, predominava o bom humor. Impossível não dar risadas e aproveitar um clima de amor e de vida. Aliás, eles ainda são assim, hoje, morando em uma belo condomínio. Companhias adoráveis.

É, as casas falam. E muito. Agora vou cuidar da vida, porque a luz voltou.

                                                                        Marilene


22 comentários:

  1. [ e eu quero o redondo
    quero o giro absurdo
    quero e preciso
    do que é iluminado]


    beij0

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marilene.
    casas tem a energia das pessoas que as habitam!
    Ótimo texto.
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  3. O facto da energia ter faltado foi pretexto para uma excelente texto!...:-)
    É bem verdade, as casas falam mesmo. Cada casa tem uma atmosfera muito particular. O ambiente pode ser leve ou pesado, descontraído ou austero, de acordo com a maneira de ser de quem nela mora, já que isso influenciará o tipo de decoração escolhida.
    A minha casa tem muita claridade, a decoração é muito simples, de móveis leves e muitos objectos reciclados. É digamos assim, uma casa descontraída e confortável.
    xx

    ResponderExcluir
  4. Oi Marilene, boa tarde!
    A casa é o espelho do dono, é o reflexo da alma de quem nela habita.
    Algumas, mesmo sendo bem simples tem uma energia ótima, enquanto outras,
    ostentam tanta riqueza, mas o ambiente é carregado.
    Achei a crônica brilhante!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Acho que fizeste muito bem em arrumar o teu armário!! Ui ui moras num décimo segundo andar?????? Nossa,eu não sei se conseguiria essa proeza,morro de medo das alturas e cá em portugal os prédios não têm mais que sete ou oito andares. Apenas o hospital tem 13 mas eu nunca estive lá no alto. Quanto à falta de luz,oh pah,quando isso aqui acontece,eu fico praticamente sem nada para fazer,minha casa é muito escura e a falta de luz não é nada bem-vinda,nem sequer nos dias de verão. O unico sitio onde de vez em quando bate o sol é a minha sala. Beijinhos fofinhos e até breve!!

    ResponderExcluir
  6. Marilene, as casas falam mesmo muito da mentalidade da pessoas. A casas com ambientes mais soturnos, com um casal, podem ter muito a ver como o amor ou o desamor que vai lá dentro. E quantas vezes a apatia?
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi mana,

    Ficar sem energia no 12o andar, sem elevador e computador, não é nada agradável. Pior é ficar sem um cafezinho fresco enquanto se espera a energia voltar-rsrs.
    As casas refletem a personalidade dos donos quanto à decoração e falam, sim, quanto à energia que circula no lugar e que costuma ficar impregnada nas paredes. Também acontece comigo de ter prazer em me demorar em algumas casas e vontade nenhuma de ir a outras. Sempre gostamos de ficar onde nos sentimos bem, leves e à vontade, não importando se há luxo ou simplicidade no ambiente.

    Beijo.

    PS: Removi o comentário anterior para retificá-lo. Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Que belo texto, Marilene!
    Penso igual a ti, e faço essas observações de cenário, casas, etc... desde muito pequena.
    Consegui realizar um dos grande sonhos da minha vida: construir minha própria casa,uma casa em que eu mesma projetasse e isso foi realizado em 2004. Hoje moro com minha família. Optei por uma casa estilo loft: com pé direito muito alto, pouquíssimas paredes internas, sacadas, enfim, uma casa aberta. Disse-me certa vez uma amiga que é psicóloga que a minha casa é a minha cara :) pois me sente uma pessoa aberta, clássica (pois optei por uma decoração e estilo rústico, - que sempre será atual. Enfim, este texto me serviu como um chapéu! hehe

    Grande beijo com admiração por ti, pela pessoa sensível e inteligente!
    Espero um dia conhecê-la pessoalmente. A minha casa estará e portas abertas te esperando, Marilene!

    ResponderExcluir
  10. Que delícia de texto, Marlene. É verdade, as casas dizem o que somos: alegres, pesados, deprimidos, esportivos, requintados... falam tudo! Também curto muito casa e decoração. Sou curiosa com elas, ali sempre revelam-se almas distintas. E ótimas histórias de vida.
    Adorei.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida Marilene
    Ainda hoje vinha pensando na volta da doutora: vou morar num kitinet.. pois moro já num quarto e e sala... por motivo de saúde... e pensava que precisava permanecer alegre sempre... Haja o que houver daqui pra frente...
    O seu post me veio a calhar...
    O espaço é secundário... o coração é primordial ser acalentado sempre... Acolhedor...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  12. OI QUERIDA Marlene
    Realmente as casa fala ou melhor a decoração que fazemos nos diz tudo que estamos sentindo. Um belo texto. Amo vermelho. Um feliz fim de semana.
    Com carinho.
    Ana

    ResponderExcluir
  13. Belleza de escrito, la casa es el reflejo de lo que somos.

    ResponderExcluir
  14. Adorei o texto, Marilene. E as casas falam mesmo e sempre a linguagem do dono! Com o tempo elas vão ficando a cada dia mais detalhadas, graças às modificações feitas, por mais simples que sejam. E quando falta luz acabamos percebendo essas coisas porque vivemos uma espécie de nulidade momentânea. Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  15. Marilene, que texto fantástico!!! Eu concordo que a casa reflete o que somos e o nosso momento. Há quase um ano mudei tudo para o branco e preto, uma decoração bem básica, poucos quadro e adereços, como uma alma se reconstruindo. Agora estou colocando personalidade nas paredes, um pouco de alegria e humor.
    Não me sentia muito bem com a decoração da casa dos meus pais, de bom gosto mas austera, pesada... e adoava o apartamento de uma tia querida, sempre leve, básica, aconchegante...
    Essa identificação independe de tamanho. As pessoas que vem aqui em geral gostam bastante, isso é bom. :)
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Também sinto assim, Mari.Os ambientes pessoais refletem seus habitantes e dizem muito sobre a energia circulante no lugar.Desde que me mudei pra cá, há sete anos que transpiro luminosidade, pois isso foi uma coisa pela qual me esmerei, só não consegui fazer o mesmo com meu quarto, mas não desisti, não, eu chego nele:)
    Belo fim de semana.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  17. É verdade Mari! Passamos nossa personalidade para o ambiente onde vivemos e por isso que quem chega logo percebe-nos em cada canto da casa.
    Há ainda quem diga: "aquilo é a tua cara!" ai agente logo entende o que a pessoa quis dizer.
    Colocamos a nossa energia em nossas casas nos mais simples detalhe e assim ela sempre nos revela.

    Que bela reflexão saiu essa falta de luz, hãn!
    Amei!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Pura verdade: as casas falam. E dizem muito de nós! Belo post, boa semana.

    ResponderExcluir
  19. Que bela crônica, Marilene! Adorei a reflexão sobre a semelhança das casas com os seus donos combinada à questão do corte de energia. Eu acho que a casa acaba mesmo por refletir a personalidade de quem nela habita e mesmo que falemos pouco nossas casas falarão por/de nós!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Oi querida.
    É sempre um prazer enorme receber alguém aqui e estar aqui com vc foi incrível.
    Amei seu post econhecer um pouquinho de vc. Voltarei em breve e queria muito firma nossa amizade..
    Amo sorrisos assim... verdadeiros hehe. Beijo no seu coração e até breve.
    MELISSA E ALECRIM

    ResponderExcluir
  21. Linda crônica querida Marilene.
    Você escreve com leveza, eu gosto muito.
    É verdade a casa onde moramos revela quem somos de verdade.
    Um grande beijo em seu coração amiga querida.

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.