12 julho 2013

OPÇÃO PROFISSIONAL






(by Glenn Robinson)

                                               
A faxineira passava roupas, na área de serviço, o que costuma fazer ouvindo música. Quando fui à cozinha percebi que ela estava atenta a um outro programa. Pareceu-me algo de cunho religioso porque um homem falava sobre sua vida. Discorria sobre sua luta para manter a família e educar o filho. Afirmou ter aberto mão de muitas coisas em favor deles e que o garoto não lhe trouxera problemas, sendo estudioso e aplicado, o que o tornava feliz.

Entretanto, agora, aos dezoito anos, optara por cursar publicidade, o que o enfurecera. Em seu entendimento, essa não era uma profissão. Já o tinha imaginado cursando odontologia ou medicina, enquanto ele, o pai, montava, aos poucos e com carinho, seu consultório. Estava tão bravo que, quando o filho se insurgiu contra seus interesses, gritara com ele, afirmando que o sustentava e que, enquanto morasse naquela casa, haveria que fazer o que lhe fosse determinado. A mãe defendeu o filho e ambos não estavam, sequer, conversando com ele.  A situação no lar, antes prazerosa, tinha ficado insustentável. Entendia, porém, estar correto seu modo de agir.

Eu me aproximei da faxineira e demonstrei minha irresignação com a atitude dele. Esse pai está transferindo para o filho os seus frustrados desejos. Provavelmente, os cursos que impõe a ele já constituíram seus próprios sonhos.

Ela me contou, então, que seu filho mais novo queria estudar educação física, o que, em princípio, não lhe pareceu ser boa ideia. Mas que a realização dele estava em primeiro lugar e nada questionou. Tempos depois, mais próximo do vestibular, o garoto mudou seus planos e optou por um outro curso.

Todas as profissões são dignas, independente de, em certas épocas, o mercado estar mais favorável a uma que a outras. A maioria dos adolescentes, nessa fase da vida, oscilam entre várias, sem definição clara do que desejam. Chegam a começar uma faculdade e depois desistirem por não se sentirem realizados, mudando de área.Temos encontrado muitos profissionais insatisfeitos e incompetentes, por abraçarem atividades que nada têm a ver com suas habilidades . Educar e preparar para a vida não se coaduna com a imposição de caminhos. A orientação deve levar em conta as naturais aptidões dos filhos.

Não ouvi a resposta que foi dada àquele homem.  Pareceu-me, por sua postura, que estava procurando apoio e não um posicionamento contrário ao seu. Não estava aberto a qualquer fundamentação divergente da sua. Lamentei por seu filho estar sendo punido e até humilhado por não acatar a determinação paterna. Mas admirei sua postura. Com o apoio da mãe e sua determinação, provavelmente lutará por seus interesses, eis que já começou a fazê-lo ao manifestar sua escolha, sem se importar com a que o pai fizera por ele. Um jovem que não diz amém ao que não lhe convém já tem personalidade formada e não se queda facilmente.

                                                                      Marilene


16 comentários:

  1. Bom dia, Marilene!!!

    É muito triste quando os pais querem impor sua vontade ao filho...temos que educa-los para serem independentes! Querer viver através dos filhos só causa frustração e afastamento...
    Belo texto e quantas reflexões nos instiga!!!
    Beijos, amiga querida!!!
    *Espero que tudo tenha corrido muito bem!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Marilene :)
    Só pais frustrados agem dessa maneira.
    Pessoas bem resolvidas sempre vão apoiar as decisões profissionais dos filhos.
    (Ainda bem que meus pais sempre estiveram em concordância,
    com o que eu quis estudar).
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. É difícil. Pais frustrados querem a realização por intermédio de seus filhos. Há muitos anos, o máximo do desejo dos pais era ter um filho padre ou médico. Lembro muitas mães que ficavam muito alegres quando o filho fazia concurso para o Banco do Brasil! 'Era um moço bom e trabalhador...'
    Deixem as criaturas serem o que querem, que coisa! É a tal de interferência que só prejudica. Essa atitude dos jovens trocarem de faculdade, é compreensível: são ainda jovens para a escolha. Quem, com 18, 19 anos está maduro para escolher sua profissão? Só pode dar no equívoco...

    Beijos, Marilene!

    ResponderExcluir


  4. Hoje agradeço sua amizade elogio seu post
    e desejo um bom final de semana
    Bjuss com uma bela frase
    Rita!!!!

    . . . ✿•*¨`*•.¸(¯`v´¯)¸.•´*¨`*•✿ . . .
    "Não importa se teu mundo tá caindo aos pedaços. Quando você começa a ter mais fé, de alguma maneira linda a vida dá um jeito de ficar melhor."

    - Caio Fernando Abreu.

    ResponderExcluir
  5. É uma pena que tantos pais queiram impor suas vontades para os filhos, Marilene. Isso é comum e, infelizmente, dificilmente se extinguirá. Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marilene! escolher uma profissão é bem difícil... quando a pessoa tem uma vocação natural, na qual a profissão a escolhe, é bem melhor. na verdade, acredito que todo mundo tem. Mas descobrir essa vocação é complicado.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Marilene

    A interferência dos pais ou alguém na carreiras pretendias é erro. Ao aluno deve ser dada a liberdade de escolha do que quer seguir,
    O TOTSCRET OLAVO, tem novo capítulo´.
    Beijos

    ResponderExcluir

  8. Olá mana,

    No geral, os pais que escolhem profissão para os filhos procuram se realizar através deles ou entendem que a profissão por eles escolhidas não os levarão a um razoável status de vida, com ganhos financeiros satisfatórios. Considero egoísmo, pois cabe aos jovens escolherem os caminhos que lhes trarão realização profissional. Ainda que no princípio eles se submetam à imposição dos pais, logo mudarão de rumo, demorando mais tempo para se encontrarem ou se estabelecerem. Ou então, serão eternos frustrados, jogando nas costas dos pais a culpa por uma vida sem entusiasmo.
    Fez bem o filho de sua faxineira em rebelar-se e buscar a realização do seu sonho.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Marilene!Isso de um pai achar que tem o direito de determinar o que o filho vai ser na vida é inaceitável,o filho é outra pessoa e tem direito de fazer suas próprias escolhas.Ainda acontece hoje em dia,mas acho que é mais coisa do século passado,né?Obrigada pela dica dos carros da GM,realmente são muito bons e de boa qualidade.Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Marlene, estou passando para matar minhas saudades
    também desejar uma semana abençoada paz e luz.
    Beijos no coração,Evanir.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o texto,Marilene.

    Os filhos não são nossa cópia e têm o direito de optar por qual profissão têm mais inclinação.

    Se não for assim,serão péssimos profissionais.

    Beijos e lindo finalzinho de domingo

    Donetzka

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente muito pais ainda educam egoisticamente um filho...
    Temos que nos conscientizar de que os filhos são seres humanos independentes e devem seguir como tal...Cabe a nós somente orientá-los!

    Bjussssss

    ResponderExcluir
  13. Marilene, esse texto tem haver com a realidade de muitas famílias.
    Muitos pais por não ter conseguido se realizar profissionalmente, tenta passar essa responsabilidade para os filhos, para se próprio realizar. Acho que é um egoísmo sem tamanho. Todos têm o direito de escolher o que querem ser, o querem fazer. Na minha família tem um caso assim, a pessoa já fez duas faculdades mais ainda não é a a profissão que pretende exercer. A interferência do pai está sendo ruim na escolha que ela quer ser. Ela quer ser Bióloga mais o pai não apoia. Acho que muitos não leva a profissão a sério devido a escolhas errada.
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  14. Em cada um de nós existe o que chamamos de dom que deve ser respeitado e muito bem apurado antes por nós mesmos.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  15. Querida amiga vim agradecer
    A sua presença carinhosa no meu cantinho
    Me dando força para seguir meu caminho
    Com serenidade paz e alegria.
    Tenha uma linda semana, coberta de muita paz e amor!
    Com carinho
    Abraço amigo!
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  16. Deus nos dá talentos e dons e diante disso devemos seguir aquela profissão que nos completa como seres humanos.
    Gostei do texto, Marilene.
    Parabéns!
    Grande abraço querida.

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.