03 fevereiro 2012

RESPONSABILIDADE HUMANA

                                                                                                                                       
Todos nós manifestamos o desejo de viver em um mundo melhor, onde haja harmonia e respeito. Mas basta olhar ao redor para percebermos que são pretensões ilusórias, já que o ser humano não adota os procedimentos que poderiam levar a essa união, em seu pequeno mundo social. 

Pode-se viver bem em um condomínio, mas são criadas desavenças por tolices. Pode-se viver bem na família, mas o respeito às individualidades não é mantido. Pode-se viver bem no trabalho, mas a convivência é contaminada por fofocas, inveja, desejo de poder. Se no pequeno mundo social não conseguimos a tão mencionada harmonia, como esperar que o mundo a alcance? Não é éle conduzido por pessoas como nós? Não existem deuses em nosso universo, travestidos de seres humanos, super heróis que não se abatem, em quem possamos depositar nossas esperanças. Nosso verdadeiro Deus ouve inúmeras preces, mas sabemos que, de seus ensinamentos, é de suma importância o "faça a sua parte que eu te ajudarei". 

Vivemos a apontar os dedos, a procurar culpados por todos os nossos desassossegos. Mas quem os causa?  Se refletirmos, um pouquinho que seja, vamos descobrir o óbvio: nós somos o mundo, os responsáveis pelas tragédias (até as naturais, em certos casos), pela inconsequência que destrói vidas, que provoca amargura e infelicidade. E não há como fugir dessa responsabilidade.

                                                                               
                                                                        

14 comentários:

  1. OI MANA,

    Qualquer mudança tem que ter início em nós. Para ajudarmos a mudar o mundo devemos começar a mudar nossas atitudes. Se cada habitante do planeta pensasse e agisse desta forma teríamos, sem dúvida, uma mundo melhor, conforme sempre sonhamos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Marilene,
    Se nos ocupássemos somente com nossa vida, não teríamos tempo para olhar a vida alheia. Se for para ver se preocupar com a vida dos outros, que seja por amor, solidariedade, amizade. O mundo está carente de atitudes de amor ao próximo. Gosto da maneira que escreve,nos faz refletir, sem apontar ou julgar. Uma ótima noite pra você, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene

      Reflectindo bem, todos seremos culpados dos males que, socialmente e não só a nossa, já muito fragilizada sociedade. Há uma grande tendência para o endeusamento pessoal e para o egocentrismo.
      Beijos

      Excluir
    2. Ivana, obrigada! Precisamos conviver bem com quem está perto, se desejamos viver em um mundo mais humano. bjs.

      Excluir
    3. Daniel, o egocentrismo que mencionou está abalando as estruturas da sociedade. Bjs.

      Excluir
  3. Olá, querida
    Viver em dupla que seja já implica em renúncia...
    Bom fim de semana!!!
    Bjs de paz e esperança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de ver que está reabrindo os blogs. É muito triste perder algo que criamos e alimentamos com carinho. Bjs.

      Excluir
  4. Bom dia, pensadora. É verdade, Marilene. Cobramos demais do mundo, do nosso próximo, mas esquecemos que a mudança, seja ela qual for, tem de partir do nosso interior.
    Quando possuímos uma mente renovada, passamos a olhar as coisas de um modo diferente, com mais maturidade e compreensão, e quando digo maturidade, significa independente da idade, pois existem crianças mais sábias do que muitos adultos, pois conseguem ver na essência o que a nossa falta de fé deixou de lado com o nosso individualismo.
    A reforma tem de partir de nós, sempre!
    Um beijo na alma, e fique na paz de um domingo abençoado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se conseguimos alcançar a harmonia em nossos pequenos grupos sociais, ficará mais fácil estendê-la ao todo da sociedade. Obrigada, querida, pela presença. Bjs.

      Excluir
  5. Excelente seu texto Marilene, concordo com você. Justamente por vivermos num mundo onde tudo e todos estão na verdade interligados, apesar de aparentarem individualidade, somos todos co responsáveis por tudo o que nos cerca.
    Literalmente temos que trabalhar mudanças primeiramente em nós, fazermos nossa parte, para que aos poucos, tudo isso reflita numa a sociedade melhor.
    beijos e ótima semana amiga,
    Valéria

    ResponderExcluir
  6. Gostei do teu texto e concordo com o que dizes.
    Nós complicamos muito a vida uns aos outros...
    Marilene, querida amiga, tem uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. MARILENE, basicamente é isso: O mundo existe para o homem e não o homem para o mundo. Se não cuidamos da gente, por que cuidar da vida dos outros?! É pena que somos "afiados" para as teorias, mas na prática deveríamos ter "freios" como os cavalos. Seriam freios de "alta tecnologia". Pensou em fazer bobagem, leva um "choquinho". Se continuar a intensidade eletro/eletrônica vai aumentando, rs...rs.
    Paro por aqui senão o "besteirol" começa a ir longe, não é?!
    Muito legal a postagem.
    Bjos.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  8. Mon petit bonjour!
    Sous un froid polaire qui se trouve sur le France en ce moment-18° durant la nuit, et -7° la journée, je viens faire un petit passage sur ton blog.
    Je me sens un peu fautif, de ne pas venir plus souvent, et de ne pas faire de longs messages, j'espère, que dans les prochains jours, j'aurais un peu plus de temps, et je te remercie pour ta fidélité.
    Je te souhaite une excellente journée
    Bisous
    Chris

    mon petit cadeau du jour
    http://nsm01.casimages.com/img/2009/03/27/090327025532505743381410.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Je vous remercie de votre présence dans mon blog. Toujours un plaisir de vous recevoir. bjs.

      Excluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.