04 novembro 2011

TRISTE REALIDADE !

                                                             
Algumas situações que geram polêmica e atitudes condenáveis não são claramente expostas ao povo, gerando conflitos.  E eu me canso de vê-las nos noticiários, em detrimento de tantas outras, mais relevantes. A exposição na mídia agrada aos que se envolvem nesses atos, como alimento substancial.

Estou me referindo à invasão do prédio da USP. E faço alguns questionamentos. Já que os estudantes estão certos da legalidade de seus procedimentos e aspirações, porque escondem o rosto? Porque impedem jornalistas de registrar os fatos? É assim que exercerão suas profissões? É fácil provocar confusões, no anonimato. Eu gostaria de vê-los, um a um, para que a sociedade saiba o que pensam e como se comportam.

                                                         
Quando começaram a ocorrer crimes no campus, as famílias se desesperaram e o medo se instalou. O espaço é grande e, em meu entender, caberia, realmente, à polícia, exercer, ali, sua atividade, de modo a prevenir novos incidentes. E foi esse o pleito de quem deseja, realmente, estudar e se sentir mais seguro. Foi o pleito das famílias, que não queriam ver seus filhos expostos à violência, dentro da própria universidade. E foi o pleito da USP, na salvaguarda da vida de seus alunos.

E o que aconteceu? A polícia encontra três estudantes em uma atividade "gloriosa", digna de elogios, legalmente permitida, e tenta detê-los. Coitados, não estavam sequer estudando, mas "fumando maconha", muito mais importante que a aquisição de saber. Sendo tão nobre a conduta por eles adotada, mereceu repúdio a atitude policial e outros estudantes se insurgiram contra ela, de forma sensata, jogando pedras e opondo resistência. Como estavam lutando por um Brasil melhor, dentro do campus de uma das grandes universidades brasileiras, rebelaram-se e invadiram o prédio. Enquanto tantos buscam a proteção policial, eles a rejeitam. E usam para isso comportamento elogiável. Impedir o funcionamento normal de uma instituição de ensino. Querem objetivo mais salutar? São esses os caras pintadas que vão às ruas lutar pela adoção de políticas adequadas por parte do governo? São os que defendem os interesses de quem deseja estudar dignamente?

                                                         
Os grandes líderes estudantis nunca esconderam seus rostos. Queriam ser vistos e ouvidos. Tinham sabedoria para lutar pelos seus e pelos direitos de outrem, expondo-se.  O que pensam os pais desses "desordeiros"?

O Brasil não tem problemas, não enfrenta dificuldades sérias. Os estudantes podem se dar ao luxo de, "às escondidas, cobrindo os rostos", trocarem as aulas pela maconha, sem interferência da polícia. Querem cancelamento de processos administrativos instaurados por outras condutas da natureza. E misturam tudo, demonstrando imaturidade e provocando desgastes desnecessários e interferência do judiciário.

Há muitos defensores dessa invasão, filosofando a propósito de interesses outros, aos quais dão a característica de direito, vestindo-a de procedimento essencial para se vencer algumas batalhas que extrapolam os limites da USP.  Mas não me convenceram.

                                                           
Continuo vendo tudo isso como uma triste realidade!!!!!!


(Imagens retiradas da internet. Se, inadvertidamente, estiver a ferir direitos, gentileza passar a informação, para imediata regularização)

10 comentários:

  1. eu sou mega a favor da ação estudantil, mas nao qnd gera violencia... acho desnecessario...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. É desalentador, pois nossa maior esperança de um Brasil melhor reside na atuação de nossos jovens cidadãos.
    Ainda bem que se trata apenas de uma pequena parcela deles, mas o exemplo é aterrador.
    Uma triste realidade, sem dúvida!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo amada.
    É vergonhoso querer pregar algo sem possuir.
    Não precisamos de lideres sem qualquer noção de decência.Para se reivindicar algo, se precisa de compostura, cara limpa, saber falar e não sair quebrando tudo.
    Agressão realmente para mim não tem valor algum.E se a causa era nobre, passa a ser desvalorizada pelo o ato.
    Ao assistir aquilo, me senti assustada, imagina as pessoas presentes?
    O que eles nos passaram?
    Uma conduta duvidosa, cheia de motivos para não se ter razão.


    Beijinho e bom dia minha querida.
    Amei teu texto.

    ResponderExcluir
  5. Mas que grande confusão...
    Não sabia de nada, a notícia não passou aqui, na TV ou nos jornais (talvez em letra miudinha...).
    Para bem de todos, espero que a normalidade seja restabelecida o mais depressa possível.
    Querida amiga Marilene, tem um bom fim de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Marilene

    Muito muito bom seu texto concordo com tudo.
    Um beijinho

    Lucia

    ResponderExcluir
  7. Oie lindona

    Concordo em gênero, numero e grau com vc.
    Texto perfeito.

    Beijos, meu carinho
    Ótimo domingo

    ResponderExcluir
  8. Marilene, como eu queria ver a juventude brasileira movida em causas relevantes e de grande importância para o país. Sincera e honestamente. Esse assunto na USP é de se lamentar. Buscando as motivações do que levaram esses jovens a esse protesto é o que me espanta, viu. Principalmente se levarmos em conta, que partiu da classe estudantil desse país, grandes manifestações no passado, que deixaram paginas bem escritas na história desse país. Um beijo no seu coração. Parabéns por sua entrevista no blog da Emília. Recomendo a todos que vejam lá a entrevista da nossa amiga Marilene.
    http://historiasdeemilia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Marilene

    ´É muito natural que os universitários se unam, para lutar por direitos que acham lhes são devidos. Que o façam lealmente, já que devem esquecer, que o furo de um país, depende da sua conduta futura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Marilene gracia por seguir Abstracción textos y Reflexión interesante su información
    Saludos

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.