20 novembro 2011

ESCOLHA DE UM PROFISSIONAL


                                                                  
Uma parede cheia de diplomas e certificados não demonstra a qualidade do profissional. Pode até significar que, por não possuí-la, há que demonstrá-la através de papéis supostamente capazes de impressionar. É tão fácil conseguir muitos certificados! Há inúmeras palestras (caras), proferidas até em outros idiomas, cuja tradução tem que merecer enorme atenção, e das quais muitos participam, sem nada assimilar, tão somente para receber um novo certificado. 

Algumas pessoas ficam maravilhadas ao entrar em um consultório, gabinete, escritório, e ver a parede coberta por esses documentos. Essa não é a forma de se escolher um profissional para nos assistir, independente de sua área de atuação. Se procurássemos informações sobre seu trabalho real, através de outros de seus clientes, estaríamos em maior segurança.  

                                                             
Outra forma de auto promoção, que merece cuidados, é a realizada através da mídia. Atores são pagos para afirmar sua satisfação e nem todos se utilizam de comportamento ético, nesse sentido. Nunca usaram os produtos que propagam serem excelentes e sequer conhecem o modo de proceder  de quem estão a elogiar. É apenas um trabalho, como aquele que desempenham por ocasião de eleições. Nem sempre abraçam a causa ou os projetos, mas, tão somente, a remuneração.

(Imagens retiradas da internet. Se, inadvertidamente, estiver a ferir direitos, solicito seja informada, para imediata regularização)

10 comentários:

  1. Pois e Mari....parede cheia de diplomas nao é garantia de nada,mas tenho que assumir, que me deixa mais tranquila...rs.
    Eu por exemplo, nesse ultimo ano, tenho procurado medicos de todos os tipos...rs, trocar de país, com filhos...imagina!!!
    E pediatra, dermatologista, dentista, ginecologista...rs...vixie Maria...
    Normalmente vou por recomendação, vejo se esta no seguro, e olho o site na internet... e rezo...rs!!!!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá MANA,
    Os diplomas expostos nos consultórios ou gabinetes de profissionais não me impressionam. Tampouco
    as propagandas. Se com referência sobre os profissionais e produtos nos deparamos com equívocos irretratáveis, imagine sem ela.
    Beojokas.

    ResponderExcluir
  3. adorei as criticas que vc fez! temos que ficar atento a midia e realmente fzr aquilo que nos dá prazer!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Marilene

    Alguém bem formado e esclarecido acredita em diplomas ou publicidades. De publicidade julgo saber, por ter trabalhado em aproximação, contactado, com pessoas e meios. Diplomas e respectivas medalhas possuo bastantes ganhas, inclusivamente, do Brasil. Se está tudo organizado? Sim! Mas expostas nunca achei necessário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Há alguns truques para ter um bom currículo.
    Mas um bom gestor detecta esses artifícios com alguma facilidade.
    Querida amiga, boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oie lindona.

    Realmente Diplomas expostos nunca me dizem muita coisa e acho que de alguma maneira quem tem um nome conhecido e faz comercial, devia ter responsabilidade pelo que tá vendendo, porque sabe que ele é um formador de opinião.
    hoje mesmo tava vendo uma menina que foi em um cara que se dizia medico que para ficar com o bumbum maior o dito Dr. aplicou nela uma mistura de cimento e outras coisas, afff, as pessoas também tem muito pouco cuidado com a sua saúde e a quem estão entregando ela,Nua igreja um pastor, com aval da congregação dele, oferecia purificação da alma por quantias em dinheiro e até imovéis, e nunca posso esquecer aquela medica que atendeu durante anos crianças especiais, sem nunca ter sido medica, e que tal aquele famosíssimo que devia ter montes de diplomas em seu consultório que violentava suas pacientes? as pessoas são muito confiantes, sem pesquisar o necessário, ainda acredito que a melhor propaganda mesmo é a boca a boca, conversar com outros pacientes ou clientes, pra saber onde vc terá seu melhor serviço.

    beijos.

    ResponderExcluir
  7. MARILENE, pensando aqui com "meus botões" encontrei uma solução para que se evite esse tipo de "promoção". Temos que ter um PROCOM para disciplinar a qualidade das pessoas, não é verdade?
    Beijo com carinho.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  8. Marilene, parabéns mais uma vez pela consciente e relevante publicação que aqui você faz. Por sinal, todas as suas publicações seguem essa linha. Fico indignado como algumas pessoas famosas, usando de suas imagens, se prestam a divulgarem produtos que nunca usaram ou muito menos gostem. Um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.