05 setembro 2011

CONVIVÊNCIA VIRTUAL


                                                         
Estou sempre a me surpreender com o comportamento de alguns amigos blogueiros. Muitas vezes eu os analiso e não consigo entender o que pretendem. Podem, eventualmente, não atentar para a forma de comunicação que vêm adotando e sobre os vários questionamentos que acabam provocando com seus comentários/presença.

Alguns entram em nossas casas, onde todos são bem vindos, mas não nos dirigem seu olhar. Limitam-se a fornecer seus endereços. Mesmo não concordando com esse procedimento, retribuo a "visita", retribuo o fato de se terem  colocado entre meus seguidores e, simplesmente, nunca mais retornam.


                                                         

Outros, só passam para cumprimentar e desejar bom fim de semana. Isso é agradável, sem dúvida, mas será que não tiveram um tempinho para ler a postagem? Não gostaram dela? Como sabê-lo? Ainda assim, faço uma visita e não me limito a retribuir os cumprimentos. Leio o post, com carinho, e deixo meu comentário. Dias depois, estão, mais uma vez, em nossas casas, com o mesmo tipo de comportamento. Presumo que não gostam mesmo do recinto e que só desejam fazer o social.

Há aqueles que conhecemos através de outros amigos, gostamos do que apresentam, visitamos, comentamos, nos tornamos frequentadores de seus blogs, mas nunca retribuem a visita.  Talvez tenham entrado em silêncio , sem apreciar o que viram. Diante desse silêncio, não resta outra alternativa senão esquecê-los.


                                                              

Há, também, os que mandam e-mail comunicando que existe postagem nova em seus espaços,  convidando-nos para lê-las. Que me perdoem, mas deleto tudo, pois se não têm interesse no que escrevo, se não entram em meus blogs, aproveito melhor o meu tempo, que não é tão grande, para ler o que meus fiéis amigos escreveram e que tanto bem me faz.

E entre tantos, ainda existem os que só se lembram de nós quando desejam alguma coisa. E mesmo quando vêm pedir, não lêem o que escrevemos. Só usam um lado da moeda e se esquecem que tudo na vida é baseado na reciprocidade, na troca, na divisão desse carinho que distribuímos e recebemos.


                                                      

As boas regras de convivência também devem ser aplicadas aqui. Não nos denominamos amigos? Não nos preocupamos uns com os outros, com ausências, com problemas dos demais? Não nos sensibilizamos com situações pelas quais estão passando?  E como sabemos desses fatos? Lendo o que escrevem. Nossa comunicação, aqui, é baseada nesse fator. Visitamos com prazer e ninguém gosta de abrir as portas de sua casa e tão somente perceber um entra e sai desprovido de atitudes sadias e respeitosas.


Imagens tiradas da internet . Se, inadvetidamente, estiver ferindo direitos, gentileza comunicar, para imediata correção.

21 comentários:

  1. Pior... mas muito pior que isso tudo, são aqueles que colocam o mesmo comentário em toda a gente. Fazem copy&paste como eu respiro...
    De vez em quando imito-os para ver se percebem... então coloco no comentário o poema que não se dignaram ler...
    Por isso, como eu te percebo, minha querida amiga... também sou uma vítima da falta de atenção (para não dizer de educação...).
    Mas há o lado bom da coisa... assim, temos uma noção mais clara de quem são as pessoas boas deste mundo blogueiro...
    Beijos, querida amiga.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marilene, e não é que postamos quase sobre o mesmo assunto? rsss
    Eu também não gosto desses comportamentos e agora dei de retribuir na mesma moeda.
    Quando vêm no meu blog só com propaganda ou pedindo pra ler e comentar seus textos eu vou lá e faço a mesma coisa rsss, convido pra voltar no meu,ler o que escrevi e comentar.
    Tenho recebido vários emails até de pessoas desconhecidas me convidando pra ler e comentar seus blogs, onde me acharam? porque não foram no meu? cada coisa que nem dá pra acreditar...
    Por isso tudo eu tenho uma aba lá em cima no meu falando "sobre comentários em blogs" pior que acho que ninguém lê kkkkk,mas aí pelo menos eu peço pra irem lá e economizo os dedos em escrever.
    Adorei o que escreveu e assino em baixo, beijos e uma linda semana pra ti!

    ResponderExcluir
  3. My Godinho!
    Deu o recado! rsrs...

    (Bem, nem vou te desejar um bom feriado, né? depois dessa... rsrs...)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Completamente de acordo, por vezes também sinto isso!

    Saudades amiga, estou de volta de férias, boa semana.
    Beijinhos
    oa.s

    ResponderExcluir
  5. Marilene muito bem colocadas suas palavras. Convivotambém com todos esses tipos e que ainda nos dizem estar com saudades...kkk... só posso dizer que cada um dá o que tem...
    u importo-me mais com a qualidade do que com a quantidade em tudo. Mais isso que colocaste é até uma forma de educar as pessoas e deve servir como carapuça para muitos.
    beijos querida e boa noite!
    Carla
    :D

    ResponderExcluir
  6. Mari, eu simplesmente adorei o texto, já aconteceu da pessoa surgir no meu blog dizer que adorou o blog, deixar o endereço, ai vc entra no blog de alguém pra comentar e lá está um comentário igualzinho ao que ela te deixou. AFF!!! Eu fico louca com isso, amiga!
    Trato as pessoas como elas me tratam, gentileza gera gentileza a falta dela gera indiferença.
    Minha querida, por aqui fiz amizades muito importantes e te digo de coração vc é uma delas que preso e levo comigo na vida lá fora tbm!

    bjokitas com master carinho no seu core :)

    ResponderExcluir
  7. OLÁ MARILENE!

    Perfeita analise!Concordo plenamente com vc!
    Eu ja recebi blogueiros que fazem a maior questao dos meus comentarios, e mandam ate email pedindo, etc...Fico ate feliz e grata por isso mas por outro lado, nem sequer me seguem ou comentam ou quem sabe nem leem o meu blog.Passam vez ou outra pra me lembrar que eu sumi...Como assim???
    Antes eu ia mesmo!Tentava ser assidua nesses lugares mas fui apredendo!A gente nem tem tanto tempo de sobra entao optei por retribuir aos amigos assiduos...
    Acho que tudo é feito por reciprocidade que existe entre todos!Seria demagogia dizer que nao é!Cada comentario que recebemos tem tudo a ver com isso.É tao elementar!Se alguem se esquece de mim sem a menor explicaçao, automaticamente tbm me esqueço!Nao porque queremos que seja assim mas pq é assim e pronto!Tudo bem que tem periodo que nao da pra comentar em todos os posts dos blogs amigos.Pricipalmente quando o comentarista gosta de analisar todos os pontos antes de opinar.É por isso que quando estou mt atarefada e nao da para comentar nos blogs que postam com mais frequencia,eu me explico mesmo!Ja fui criticada por isso por pessoas que nao sabe o que é carinho!Mas acho que é o minimo que devo fazer pelo carinho enorme que recebo lá em meu bloguito!Isso tbm é gratidao!
    E acho que a vida é assim:um dar e receber sem fim...

    A proposito, nao tem dado pra vir aqui com muita frequencia mas qdo venho, olha o tamanho do texto-comentario!Sorry!Rs

    Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Mariene

    Acontece muito o que evocas. Se escrevemos, gostamos de transmitir os nossos pensamentos. Escrever é um acto solitário, mas sempre pensamos: os amigos gostarão? Vários escrevem um texto sempre igual para todos, é o copy e paste, o facilitismo de virem a obter muitos comentários, por troca
    É preferível ter muitos leitores do que comentadores, que sabemos, nunca nos lerem.
    para mim, as muitas e diversificadas leituras é onde estruturamos os nossos próprios pensamentos. Jamais comento sem ter lido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi MARILENE!!!
    SOU NOVITO POR AQUI, AINDA GATINHO. NO ENTANTO. HÁ MUITO QUE DEU PARA PERCEBER, O QUE ME TEM ACONTECIDO, RELACIONADO COM O TEMA DE TUA POSTAGEM DE HOJE.COMO SABES, TENHO DUAS ESPÉCIES DE BLOGUES, E JÁ ME ACONTECEU, RECEBER O MESMO COMENTÁRIO NOS DOIS - COPY E PASTE. BEM, CONTINUO A DESEJAR-TE UMA ÓPTIMA SEMANA. BEIJOS

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga! O mundo virtual não é diferente do real. Tenho seguidores que só apareceram uma vez, comentaram e nunca mais, tenho outros que não se deram ao trabalho nem de comentar, seguiram apenas para angariar também mais uma seguidora. Sigo os blogs que gosto, comento quando tenho algo para dizer, contudo se não comento não significa que não passei por lá e não li os posts. Mas procuro sempre retribuir.
    Tem um blog que passei a seguir porque gostei dos textos, volta e meia deixava comentários, contudo, me senti excluída, tenho até deixado de fazer comentários porque parece que minha presença não agradou, não retribuiu a visita, não comentou no meu blog, e me deu uma gelada no seu. Ofereci até um selinho ao blog, porque achei que realmente merecia e foi totalmente ignorado.Sei lá... tem gente esquisita em todo lugar.
    Um bj e
    Bom feriado pra você

    ResponderExcluir
  11. Mari, acho que você acabou sendo a porta-voz de muitos de nós. As pessoas preocupam-se mais em ver aumentar seu número de seguidores do que de fieis leitores. Aqueles que tentam nos enchergar atravez das linhas que escrevemos. Que tentam até se encontrar la também.

    Achei pertinente cada colocação sua. Isso ocorre também comigo. E confesso que rejeito tambem os emails avisando que ha nova postagem.

    Quando a gente se interessa pela leitura do outro, a gente corre a barra de rolagem os blogs que seguimos e lemos, um a um e ali registramos nosso sentimento. Mesmo que nao seja um comentário de 10 linhas, mas o sentimento ali depositado é o que conta.

    Se permitir, gostaria de divulgar este teu texto. Fabuloso.

    Eu voto em você... kkkkkk
    Bjao
    Luiza
    www.barracodevidro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Pois é amiga Marilene, parece que muita gente anda meio desesperada, querendo apenas mostrar o que escreve, mas sem querer saber nada sobre o que os outros escrevem. Pessoas com esse comportamento esquecem que a amizade é uma via de duas mãos: a mão que vai e a mão que vem. Às vezes, a gente não consegue visitar e ler assiduamente os blogueiros da nossa interação, entretanto, quando isso ocorre, ficamos aborrecidos, pois queremos interagir com os nossos relacionamentos.
    Um grande abraço. Tenhas uma linda tarde.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Marilene. Passando por aqui. Gostei do diario feminino. Peço desculpa, não sabia desse outro blog! Vc é muito correta e franca, concordo com vc em relação ao comportamento de alguns blogueiros. Não tenho muito tempo, más procuro sempre visitar todos os meus seguidores e ler e comentar as postagens. Pois respeito e admiro o trabalho de cada um. Quero agradecer o carinho da sua visita. Obrigada sempre! Bjos.

    ResponderExcluir
  14. Olá, mana,
    Gostei muito de você se posicionar a respeito
    desse assunto.
    Penso como você. Muitos blogueiros se mostram preocupados em aumentar o número de seguidores, mas, obviamente, não têm como manter uma convivência virtual com todos. Acabam entrando e saindo dos blogs numa pressa visível, pois percebe-se que não leram o texto pelo tipo de comentário que deixam. Isso quando não soltam uma palavrinha e se mandam. Acredito que o fazem com a única finalidade de receberem visitas.
    Optei pela qualidade e fidelização. Visito com frequência aqueles que me prestigiam e que estão sempre comigo. E faço questão de ler com carinho as postagens. Às vezes fico até estressada quando não consigo falar com todos de imediato, mas nunca deixo de retribuir uma visita.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. O q vc disse procede, Marilene. Tem gente q não sabe o significado de palavras como cortesia e reciprocidade.

    Já visitei um tanto de blogs, fazendo comentários, modéstia à parte, simpáticos, e os blogueiros não me responderam. E me irrita muito quando faço uma pergunta e não obtenho resposta. Por isso, deixei de comentar e/ou seguir alguns blogs. Como bom stalinista, tenho feito um cado de expurgos(rs).

    Não sei se assusto as pessoas, devido meu perfil, ou se mesmo me acham uma figura histriônica. Mesmo com toda boa educação q tenho, parece q não sou simpático a muitos.

    Outro fato desagradável, é q alguns blogueiros comentavam com assiduidade no meu blog, até demonstrando ter apreço com minha pessoa, elogiando meus humildes textos, de repente somem, mas continuam a comentar em outros blogs. Será q se decepcionaram comigo? Será q meus textos se tornaram repetitivos? Será q perceberam q sou um chato?rs
    Vai ver q é tudo isso, não?rs

    Bom feriado, Marlene!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia,Marilene!!

    Tocaste num ponto importantíssimo!!!Se me permite faço minhas tuas palavras, traduzem com perfeição o que penso da blogosfera!!Não deixaste nada de fora.E como tem gente assim, penso que não percebem que, o blog, como tudo na vida é uma troca, se não divide nada de si para os outros, como fazer amigos?Como conhecer novas idéias, se só preocupam-se com seus próprios posts?? Não entendo...
    É bem como disseste, ler os posts dos amigos dá tanto prazer quando receber comentários!! Aprendi tantas coisas!!E quando estou triste sempre encontro um blog que me dá um alento!!E quantas mensagens lindas que podemos usar como lição de vida, sem falar nas poesias!!Ah!!Estas me fazem sonhar e meu dia se enche de cores!!!
    Posso dizer que quem tem este comportamento, não sabe o que está perdendo!!!
    Beijos pra ti!!!!
    Que seu dia seja bem feliz!!

    ResponderExcluir
  17. OLÁ
    MARILENE
    CONCORDO COM SUAS PALAVRAS EU COMO SOU NOVA AQUI. AS FICO BEM TRISTE PORQUE VISITO AS PESSOAS E NINGUÉM SE QUER RETORNA A SUA VISITA.BJ FICA COM DEUS.
    BRISA

    ResponderExcluir
  18. Oi querida Marilene!
    Adorei a sua forma de dar uma lição aos que defacto aparecem mas nem lem o que escrevemos. Concordo plenamente com o que escreveu e digo "Mais vale poucos e bons, do que muitos e maus!". Pois essa coisa de vir e não ler é melhor nem aparecer!

    Beijo grande querida.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Marilene, a maioria reproduz na blogsfera o que são na vida real. Alguns até pior, achando-se anônimos. Esta semana eu ri muito com uma amiga do recanto das letras sobre um "poeta" que comenta nos textos de todo mundo que ele vê pela frente e com o mesmíssimo comentário, entra dia , saí dia, entra texto, sai texto. Ele não lê nenhum. É Ctrl C e Ctrl V. Abração. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  20. Seu texto retrata uma realidade que o mundo virtual espelha o que fora dele acontece. Eu tenho uma atitude, que por muitos é mal compreendida. Mas percebendo um pouco mais sobre esse universo blog, eu tenho por base, seguir um blog, se realmente ele me agradar, mesmo que a pessoa me siga. Entendo que dessa maneira, fica mais verdadeiro, mais honesto. Eu acho de um imenso vazio aquele papo, te seguindo, me segue também, como se fosse uma imposição. Agora você tem razão em tudo que descreve, realmente é fato. Eu gostaria muito de visitar os blogs que sigo com uma frequência maior, o que infelizmente o tempo não me permite, mas sempre que posso, lá estou, mesmo que não seja retribuído Parabéns pelo texto, que sem dúvida, retrata uma realidade do universo blog. Um beijo grande no seu coração.

    ResponderExcluir
  21. Es cierto todo lo que afirmas en el Post. todos como que tuvieran un propósito distinto al comentar, el mio siempre es aprender algo del post que leo. Saludos.

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.