27 julho 2011

NOSSO MUNDO ESPECIAL


                                                                   
Quase que, diariamente, passeamos pelos blogs. Não conseguimos visitar todos os que conhecemos, apesar de ser grande a vontade. Ler postagens não é simplesmente estar atento ao título de uma notícia em revistas e jornais. É preciso que estejamos com o coração e a mente abertos. É preciso ler o coração de quem escreve e entender as mensagens, únicas em seu propósito ou ausência dele.

O blog é um mundo pessoal e tanto apresenta diários íntimos quanto preciosas informações, além da exposição da criatividade. Aliás, em todos eles há essa exposição, despretensiosa, mais voltada à necessidade de expressão. Penetramos em espaços com pensamentos divergentes dos nossos e temos que respeitá-los. Conhecemos o lado artístico de outros e a novidade é sempre oportunidade de crescimento.


                                                         

Há os jovens, começando suas caminhadas e narrando seus tropeços. Há os que aproveitam esse espaço para dividir suas angústias com pessoas de mundos diferentes, de educação diferente, de posicionamentos diferentes. Há o aprendizado, o aconselhamento que não espera qualquer recompensa, gratuíto e desisteressado, levado, tão somente, pela solidariedade.

Há os que iniciam sua vida amorosa e enfrentam conflitos pelos quais muitos de nós já passaram. Um comentário bem feito , sensível e sem intuito de direcionar comportamentos pode até constituir o alento que o blogueiro tanto busca.

Há os criadores de obras de arte que nos encantam. E que as expõem para nosso prazer. Trabalhos que são sua motivação, seu caminho na vida, sua realização. E os aplaudimos com o coração, pois não existe a necessidade de agradar por agradar. Há troca de idéias entre esses artistas, e as compartilhamos ao ler os comentários. Uma integração benéfica e estimulante.


                                                    

Há os que fazem da escrita seu ponto de partida e de chegada, pois não sabem viver sem colocar em palavras seus pensamentos e sentimentos. Em um país onde a leitura não atingiu um ponto de destaque, não merece o estímulo e o interesse, esse espaço se torna ainda mais especial.  Aqui, conhecemos os escritores e poetas que não têm essa atividade por profissão, mas a desenvolvem por amor. Há desabafos, diante da dificuldade de projeção, já que os ônus são altos para uma publicação que nem recebe aplausos das editoras. Há os sonhos, saltando aos olhos e iluminando os que amam as letras.

Esse nosso mundo é o mais sincero meio de comunicação que existe.  Não sofre pressões, não se subordina a regras (senão as da convivência pacífica e do respeito), não tem limites pré-estabelecidos, nem a abominável censura. Nele nos apresentamos inteiros e exibimos nossas cicatrizes sem qualquer pudor. Aqui há comédia no cotidiano, auto-ajuda e mensagens de cunho religioso. Aqui há informação e, até diria, esperança. Aqui há um círculo de amigos que se dão as mãos sem preocupação com diferenças. Aqui há prazer e carinho. A final, aqui estamos nós !




22 comentários:

  1. Li e concordo na íntegra com suas palavras. Fica o meu carinho e o prazer de estar aqui, onde as palavras e os sentimentos se fazem linguagem universal.

    Um grande abraço
    oa.s

    ResponderExcluir
  2. Os blogs são isso mesmo.
    O teu ponto de vista é certeiro...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. "Aqui há prazer e carinho. A final, aqui estamos nós !"
    É verdade amiga!

    Eu amo estar partilhando meus pensamentos com os amigos que tao carinhosamente fiz por essas vias!E é um grande prazer estar aqui com voce lendo seus textos sempre tao bem elaborados!Pena nao poder vir sempre mas sempre que posso venho fazer incriveis viagens em suas amplas asas!

    Obrigada por nos proporcionar tao belas leituras em teus espaços!

    Beijos desta amiga que lhe admira!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo que disseste, esse mundo é o mais sincero, eu estou aqui há pouco tempo e me surpreendo com o carinho das pessoas que me seguem. Beijos da Mery, quero te pedir, se puder, pra me visitar, hoje postei sobre um assunto polêmico, e adoraria saber a tua opinião.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez acertou na mosca neste post!
    Concordo plenamente com você.Meu blog é isso mesmo, meu mundo especial, particular, onde escrevo de tudo um pouco, alegrias, tristezas, desabafos, me expresso sem medo, sem vergonha, sem pudor, sem me preocupar com opiniões divergentes, simplesmente escrevo tudo o que me vem a mente e ao coração. Lá é meu cantinho, meu refúgio, onde fiz caríssimos amigos como você.
    Bj.

    ResponderExcluir
  6. Marilene,
    Assino em baixo.
    Há muita beleza e muita informação nos blogs.
    Tudo nos acrescenta. Sem contar as amizades que
    se formam, algumas tão especiais.
    É um mundo à parte, do qual participamos com imenso prazer.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Eta Mari...que beleza de texto,pois é, graças a esse mundo virtual temos a oportunidade de conhecer pessoas como você, sem sair de casa!!!! Sento aqui na minha cadeirinha de pijama, pronta pra dormir e me delicio com um texto desses. Que mais posso pedir dessa blogosfera?
    Realmente só tenho a agradecer!!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  8. OLÁ MARILENE!!!
    AFINAL, AQUI ESTOU EU!!!
    O MEU LÁPIS AZUL, COSTUMA SER IMPLACÁVEL. BEM, DESTA VEZ, TEU ARTIGO PASSA. RSRSRS, ESTOU BRINCANDO, NÃO SOU DA CENSURA. CONCORDO NA ÍNTEGRA COM O QUE ESCREVES.TEM UM ÓPTIMO DIA E RECEBE BEIJOS DESTE LADO DO OCEANO.

    ResponderExcluir
  9. Verdades... e a gente quer visitar todo mundo e não consegue! rsrs... Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oii minha querida! Hoje resolvi conhecer essa outra casa linda que também é sua!Sabia que vinha pra ficar e aqui estou.Seguindo!
    Concordo com tudo o que vc falou!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá,Marilene!

    Nossa!!Um texto profundo e muito verdadeiro!!Traduziu muito bem a blogosfera!!
    É exatamente como disseste, passeando pelos blogs encontramos pessoas de todas as idades, crenças e países!O que nos enriquece culturalmente e como pessoas! Me sinto uma pessoa de muita sorte, pois nos blogs que visito encontro boas pessoas, cultura,posts de muita qualidade!Tudo o que, infelizmente, não encontramos na programação da tv...
    Beijos!!!Amei o texto!!

    ResponderExcluir
  12. AMIGA MARLENE

    O que me importa é o hoje, o amanhã...Deixe por conta do tempo... A vida está te dando um presente hoje O presente de estar feliz!!! A vida é o agora...

    Planos? Deixe nas mãos de Deus... E desfrute desse valioso Presente!!!
    FELIZ FIM DE SEMANA
    BJ
    BRISA

    ResponderExcluir
  13. Palavras de profunda inspiração e constatação! Concordo em todos os aspectos!
    Venho agradecer todo o apoio que você tem dado à comemoração de 1 ano do blog! bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  14. Sem duvida alguma está aqui uma alma sensivel que entende a todos os rumos desses blogueiros ,,, Valeu Mari....

    Sua alma é de ouro!

    bjs meus

    Cat

    ResponderExcluir
  15. Mari...que lindo esse texto,eu ameeeeei ameiiii ameeeeeiiiiiii....hehehehe
    Viu como eu amei neah?!
    Bom demais,so!
    Ta tao legal,verdadeiro,real,sem igual...
    Perfeito!
    Adorei mesmo,ta certo,eu ja falei isso 10 vezes,mas falo 11...amei mesmo!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  16. Perfeito, Marilene!!!!
    É... Há blogs que se expoem com sentimentos, emocao, experiencia, sao diários intímos, femininos, livros abertos!! E acredito que na pretensao de participarmos deles, devemos realmente estar dispostos a nos entregar, tal qual eles (em sua grande maioria) o fazem, dividir e ser dividido, um atalho para formar vinculos e fazer amizades!! É um mundo à parte... especial demais!!!

    Bom final de semana,
    Beijoka!!!

    ResponderExcluir
  17. Lindo post!Vc escreve magnificamente bem.É tanto blog pra seguir que fica dificil te visitar sempre.O que eu lamento muito.Quero te fazer um convite,me manda teu e-mail se topar o 4 por 4 da semana que vem,mas tem que ser ate amanha no maximo ok:?
    Bom fds,bjka

    ResponderExcluir
  18. Como você foi feliz nesse post! Traduziu muito bem esse sentimento que somos envolvidos através do contato direto que mantemos pelo universo blog. Um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  19. Com os nossos pensamentos e palavras,
    construímos o verdadeiro mundo em que vivemos.
    Por isso, nossa vida e nossa felicidade dependem
    exclusivamente de nossos pensamentos e de nossas palavras.
    Vigie o momento presente, para que seu futuro seja feliz.
    Plante sementes de otimismo e de amor,
    para colher amanhã os frutos da alegria e da felicidade.
    Sua amizade foi
    um lindo presente
    que ganhei neste mundo virtual.
    Lindo final de semana pleno de paz,
    alegria, felicidade,
    e muita harmonia e amor pra Você.
    Um carinhoso beijo no seu coração
    sua amiga pra sempre,Evanir,
    Amada agora leio e deixo cola infelizmente.
    mais concordo o blog nada mais é nosso eu em mensagens.

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto muito da interação do blogueiros, dos encontros, das trocas de ideia, gosto de fazer parte dessa massa de gente boa inteligente.

    É como se fosse um tipo de familia distante-presente.

    Um belo texto gostei demais!!

    Some nao. venha ler a mim no Alma!

    Um ótimo fds!

    ResponderExcluir
  21. Este post traduziu muito bem a blogosfera!!plenamente de caordo.
    Um beijinho

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.