19 julho 2011

IDADE NO PENSAMENTO

                                                                  

Tenho sempre a sensação de que nunca fui jovem. Já me sentia velha aos 17 anos, recusando-me a dançar como a maioria, entendendo que já havia passado da idade para isso. Gostava de me apoiar no parceiro, de preferência alguém que soubesse, realmente, dançar. Não aceitava uma dança com quem não preenchesse esse requisito e, muitas vezes, despertei antipatia. Não era usual a recusa, não ficava bem. Mas não me importava em dizer não", salvo se houvesse algum outro interesse ocupando um lugar em minha mente.

Quando entrei para a faculdade pensava que já havia, também, passado da idade para isso. Estava com 27 anos e só pude prestar vestibular depois de terminar um fatídico casamento. Havia muitas pessoas com mais idade em minha turma, alguns na segunda faculdade, outros que resolveram se aperfeiçoar por necessidade profissionais, mas eu tinha como certo que, nessa idade, já deveria ter concluído meu curso.

Com uma educação arcaica, não facilitava qualquer aproximação masculina. Tinha certo que, por já ter vivido com alguém, os homens só se aproximariam de mim com interesses "escusos", criados pelos valores que me foram fornecidos desde a infância.


                                                             

Pois bem, nasci velha e acumulei muitos tabus. Pedras que demorei demais para tirar do meu caminho. E a ironia está em que, ao invés de envelhecer com o passar dos anos, comecei a me descobrir jovem. Jovem, porque tudo era novidade quando despertei para a vida.  Cada nova experiência mostrava que minha mente me havia impedido de saborear momentos preciosos em minha real juventude. E passei a vivê-la fora de sua época. Aos  31, quando terminei a faculdade (cinco anos), eu me sentia menina, diante de tantos caminhos inexplorados.

A partir daí é que comecei a amadurecer, de fato. Eu me sentia ridícula diante de brincadeiras juvenis, de comportamentos inadequados, de falsos conceitos. Já havia criado meu mundo especial, onde poderia ser a criança que nunca tinha sido, ou a jovem sonhadora que nunca ousara demonstrar. Houve uma verdadeira inversão de valores em minha vida. A aprendizagem foi constante. Passei a observar as pessoas com outros olhos, sem críticas, sem medo.


                                                     

Quanto tempo perdemos por culpa de uma educação inadequada! Os pais passam aos filhos o que sentem e o que aprenderam. Tudo dentro de seus limites e de seu objetivo, muito louvável. Mas a vida se abre diante de nós com estradas diferentes, com outros conceitos, e  ficamos dentro do casulo ou nos transformamos em borboletas.

Passado tanto tempo e depois de vários tombos desnecessários, de fortes muros levantados, comecei a romper as barreiras. E percebi que a idade retrocedeu. Posso participar de qualquer atividade sem me sentir velha, posso dançar, rodar, cantar, nadar, passear... e conhecer pessoas interessantes, sem pensar que desejam algum benefício. Se o querem e não há reciprocidade, tenho maturidade para dizer "não", com um sorriso juvenil. Hoje, sou mais jovem do que um dia já fui sem o reconhecer. Não tenho mais a pele encantadora, porém mantenho o andar elegante e firme, que não possuía. As compensações são um fato. Hoje, se quiser dançar sozinha ou separada do parceiro, nem me lembrarei do fator idade. Estarei, tão somente, diante de uma atividade que me dá prazer.


                                                            

Por isso, sei que nasci velha.  Mas sei, também, que hoje sou jovem. E o mundo tem portas abertas para quem se conhece, tem objetivos definidos e sabe escolher seus caminhos. Não mais digo que alguma coisa não é para a minha idade. Posso fazer o que desejar, dentro dos  limites e padrões comportamentais que adotei, como o respeito, que abracei e do qual fiz bandeira, para nunca julgar e sempre aceitar quaisquer diferenças.  Também, a cada ano fico mais jovem !! (rss) Tenho mesmo é que aproveitar!

                                         (Marilene)

13 comentários:

  1. Sorte sua que se abriu para a vida, mesmo diante de uma criação arcaica. quantas pessoas não tem esta mesma sorte. Minha idade mental deve ser de uns 18 anos, sou totalmente louca e irreverente, quando posso é claro!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!
    O importante é ser feliz!
    Não importa a idade!!

    Beijos amiga!!

    ResponderExcluir
  3. E assim a gente vai te conhecendo melhor! Não é a toa q teu nome começa com M de Maravilhosa!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Mari,que legal o texto...
    As vezes me acho bem estranha pra minha idade,madura demais,acho que sao as responsabilidades que me sao atribuidas e como vc mesma disse,criacao...meus pais sao na verdade meus avos e eu com 15 anos pareco ter mais pelo modo como penso e ajo...mas enfim,adorei o texto!!!
    Beijos e boa noite

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, Marilene.
    Ser jovem é ter espírito jovem.
    Rejuvenescer com o tempo é uma excelente maneira de se conduzir na vida.
    Beijokitas.

    ResponderExcluir
  6. Você abriu as comportas da sua verdadeira personalidade. Por isso sempre afirmo que a idade está dentro da pessoa, e como disse no meu post "O inusitado", triste de quem vive de convencoes e paradigmas...
    Eu gostaria que todas as pessoas revezassem assim suas vidas, inclusive eu mesma.
    Um ótimo texto!

    ResponderExcluir
  7. OI MARILENE!!!
    NÃO TENS IDADE, TENS VIDA...FELIZ DIA DO AMIGO. UM MIMINHO DE LUZ, DESTE LADO DO MAR...

    ResponderExcluir
  8. MARILENE
    Hoje é um dia muito especial.
    Ocasião em que posso bater palmas prá você,
    que está juntinho de mim quase que diariamente.
    Obrigado por ter me presenteado com a riqueza
    da sua amizade, ter me abraçado com a ternura de suas
    mensagens, ter me feito mais gente através da confiança
    depositada. Que Deus ilumine seus passos na estrada desta
    vida e quando encontrares cruzamentos tortuosos, que a luz
    se faça presente. É verdade sim que "As pessoas entram em
    nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas
    permanecem..." e, você é uma dessas pessoas especiais,
    que adentrou no meu coração e ali se instalou para todo
    sempre ficar! Obrigada por você existir!
    BJ COM CARINHO

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga você é linda e acho que também compartilho de muitas de suas palavras vividas por mim. Nasci mais ou menos assim e fui educadas mais ou menos assim e vou seguindo mais ou menos assim...lndamente vivendo!!
    ♥ •˚。
    °° 。♥。

    FELIZ DIA DO AMIGO!!!

    ♥ •˚。
    °° 。♥。
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  10. Passei pra deixar um lindo dia do amigo!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. mar...passando pra deixar meu carinho amiga, muita alegrias, paz, amor pra ti querida...

    Amigos um belo dia do amigo pra vcs... na musica do milton nascimento e fernando brant a belíssima _Canção da América_, nada pode representar melhor um amigo e a sua importância...

    Canção da América

    Amigo é coisa pra se guardar
    Debaixo de sete chaves,
    Dentro do coração,
    assim falava a canção que na América ouvi,
    mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir,
    mas quem ficou, no pensamento voou,
    com seu canto que o outro lembrou
    E quem voou no pensamento ficou,
    com a lembrança que o outro cantou.
    Amigo é coisa para se guardar
    No lado esquerdo do peito,
    mesmo que o tempo e a distância, digam não,
    mesmo esquecendo a canção.
    O que importa é ouvir a voz que vem do coração.
    Pois, seja o que vier,
    venha o que vier
    Qualquer dia amigo eu volto a te encontrar
    Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar.

    depois disso é esperar que nossos corações emocionem-se com nossas amizades como emocionamo-nos qdo ouvimos esta declaração de amor, tão maravilhosamente interpretada na voz do meu querido milton nascimento.

    e esperar que cada um de nós escute o que fala o nosso coração...ate pq tudo que eu queria dizer eles já falaram, faço minha a voz deste gigante da nossa musica.

    beijinhos queridos um belo dia do amigo todos...

    ResponderExcluir
  12. Amiga a idade está em nosso espírito e com ele podemos regredir ou proseguir.
    Ser jovem é lutar por todos os ideais e viver cada momento como sefosse nosso ultimo.

    Beijos querida que bom conhecermais uma amiga e desenhar e refletir tuas letras.

    Beijos de cristal

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.