20 abril 2011

PÁSCOA



                                                                

Hoje estive nas Lojas Americanas, aqui no Gutierrez, para devolver um filme e fiquei pasma com tamanha confusão. Não se consegue andar dentro da loja. Não há espaço, face ao grande número de prateleiras que colocaram para incentivar o consumo dos ovos de páscoa. Em outros tempos, era tranquilo locar filmes ali, havia muitas opções e um atendimento agradável. Atualmente, os filmes ficaram para quinto plano, nem diria segundo, porque a loja, que já é pequena, vive superlotada de produtos. Até para comprar algumas guloseimas, temos dificuldade. Sem contar que fizeram de seu estacionamento um local para deixar carros por longo período e nem sempre conseguimos encontrar uma vaga. Já reclamei e me disseram que outros clientes também mostraram inconformismo com a situação. Mas nada foi feito.

Hoje, então, nem se conseguia entrar no estacionamento. Deixei meu carro na Drogaria Araújo, que fica ao lado, já que precisava comprar remédios para minha mãe e não poderiam reclamar de o veículo permanecer lá por mais alguns minutos.


                                                                             
Que loucura entrar na loja! As pessoas se atropelavam para pegar os ovos de páscoa. Também peguei uns, bem pequeninos, para dar a um sobrinho de dois anos. Não que desse importância ao fato, mas disseram a ele que ganharia os ovos e não permitiria que ficasse decepcionado. Muito chocolate não faz bem à saúde e crianças querem comer tudo de uma vez. Assim, escolhi embalagens bonitas, tipo uma casinha com um coelho na porta, mas o ovo é bem pequeno.

Tenho um significado real para a Páscoa, que nada tem a ver com ovos de chocolate. Infelizmente, as crianças nem entendem o que é a Páscoa, fazem, tão somente, sua associação com aqueles ovos. Aliás, muitos pais, que nem professam a religião católica, ou qualquer outra, comemoram a Páscoa. Gostaria de saber o que ela significa para eles.

A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. O coelho e o ovo, símbolos de fertilidade e da chegada de um nova vida. Entretanto, poucos se lembram disso e a data virou uma época de grande consumo de chocolate, apenas. Excluindo as comemorações da Semana Santa, a maioria das pessoas sequer comenta a ressurreição, ou faz votos para que todos renasçam nesse dia para uma nova época de suas vidas. O sentimento religioso ficou apagado nessa comemoração. E as crianças, que muitas vezes sequer sabem pronunciar a palavra Páscoa, ficam ansiosas pensando em coelhos e ovos.


                                                               
Foi o que percebi nas Lojas Americanas hoje. Todos saíam com sacolas cheias de ovos, contando-os para ver se se esqueceram de alguém. Provavelmente, no domingo, vão distribuí-los, comer bastante chocolate e nem pensar no real significado da data.

Enfim... Não me refiro ao sentido religioso em si, pois somos livres para professar qualquer um, ou nenhum. Acredito, tão somente, que as crianças deveriam saber o significado da data, independente ou não de pertencerem a uma família cristã. Conhecimento nunca é demais. Faz parte da história, que sempre estará em nossas vidas, como credo ou como fato histórico mesmo, só a título de informação . Faz parte da cultura.


Um comentário:

  1. COM RAZÃO. OS CHOCOLATES NÃO DEVERIAM NOS DISTRAIR DO VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA E AS
    CRIANÇAS DEVERIAM SER INSTRUÍDAS, DESDE LOGO, ACERCA DA HISTÓRIA DA PÁSCOA. BJ.

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.