18 abril 2011

BURACOS

                                                              

O trânsito está terrível. Quando feriados se aproximam parece que todos descobrem atividades urgentes a serem realizadas e vão para a rua. Nada é planejado com a devida antecedência e ficamos vivenciando e sofrendo com o caos que se instala. Que coisa!

Hoje, logo ao sair de minha rua,  percebi que demoraria um tempão para chegar ao meu destino. O excesso de veículos e a imprudência dos impacientes estava para todos os lados. Já estava próximo o local para onde me dirigia quando notei  tudo parado. E não encontrava o motivo. De repente avistei, mais à frente, um homem de blusa vermelha que caminhava de um lado para outro no meio da rua. Comecei a pensar no que poderia estar fazendo. Não tinha como ver. Mas notei que os carros tentavam se desviar dele. O que estaria acontecendo? Será que era um assaltante oportunista? Nossa imaginação é fértil. Quando o semáforo ficava verde, apenas uns dois ou três veículos atravessavam. E o homem continuava com seus movimentos. Comecei a ficar receosa e não tinha como voltar. Lembrei dos cariocas assustados com os arrastões. Mas aqui é Belo Horizonte, não costumamos vivenciar esse tipo de situação, mas nunca  sabemos o que nos espera.

Fiquei um tempo enorme até descer um pouco mais a rua. Aí vi que o homem de vermelho tinha saído para a calçada. Eu me senti  aliviada. Mais à frente , com carros saindo para a direita e para a esquerda, percebi o que estava causando todo aquele transtorno. O homem de camisa vermelha estava cobrindo um buraco. Não havia sequer cones ou aviso de obras . Como podem fazer isso em horário de trânsito intenso, perto de feriados? Aquele material colocado no buraco parecia quente e por isso os motoristas evitavam passar sobre ele, sem contar que o pó preto espirrava e batia na pintura dos carros.
                                                               
Quando consegui atravessar, o caminhão da prefeitura encontrava-se estacionado em local proibido, fazendo com que só pudesse passar, a seu lado, um carro de cada vez. Outro motivo para tamanha confusão. E mais, naquela rua também estavam cobrindo buracos, no meio dos carros.  Quanta inteligência! Os que determinaram essa providência mereciam um condecoração. Um certificado de honra ao mérito por contribuirem com a criação e a manutenção do caos no trânsito local. Óbvio que, nessa época de chuvas fortes, o "serviço" que fizeram causará mais danos que benefícios. Será que só nós, motoristas que passamos por essas ruas, percebemos a inutilidade do que foi feito?


                                                              
Muitos agem assim em suas próprias vidas. Adotam medidas apenas paleativas em seus desafios. Sabem que a caminhada trará logo um retrocesso, mas simulam uma vitória. A quem enganam?  No caso da prefeitura, tentam enganar o povo para noticiar melhorias. Em nossas vidas, porém, cometemos o pior dos erros, que é o de enganarmos a nós mesmos.  Vazios não podem ser preenchidos de qualquer maneira. Melhor que deixemos os buracos abertos,  até que tenhamos, realmente, material de qualidade para colocar em seu lugar.




5 comentários:

  1. Mari, você está certíssima quando diz que temos que ter algo melhor para colocar no buraco... sabe que temos que preencher as lacunas que abrem todos os dias em nossos corações, seja no transito, no aborrecimento das filas em geral que enfrentamos, no auge de uma tpm que passamos,etc, e nada melhor do que um sentimento chamado solidariedade para nos ajudar né!!! Amei seu post de hoje!!! Bj.

    ResponderExcluir
  2. UAU! VOCÊ FOI FUNDO NA SUA CONCUSÃO.
    BJ.

    ResponderExcluir
  3. Fundo mesmo.Mas como vc foi do buraco da rua para o buraco d'alma, acabei indo mais longe e lembrei daquela massinha, que a gente colocava no dente para diminuir a dor até a consulta marcada no destista. Acho que isso nem existe mais. Resolver não resolvia,mas era um afago,um conforto até a solução definitiva.

    ResponderExcluir
  4. Só você, CLEO!!!! Faz tempo que não ouço falar naquela massinha heheheheh!!!!
    bjs.

    ResponderExcluir
  5. Vim conhecer seu outro cantinho e gostei muito dos seus textos, já te sigo aqui também.Obrigado pelo carinho amigo e pelos comentários, beijos.

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.