08 abril 2011

FOTOGRAFIAS

(Salvador - foto Marilene)
                                                                                                                                               
Conheço pessoas que não gostam de fotografias.  Dizem que olhar para trás não é saudável. Não faço essa associação. Pouco importa se o passado traz lembranças de fatos desagradáveis. O importante é que foram vivenciados e,  se estamos aqui, hoje, passamos por eles e podemos nos sentir vitoriosos.

Existem também os que apreciam tornar eternos todos os momentos, através de fotos. E que guardam apenas os momentos felizes. São eles os que sabem apreciar a vida. Tristezas são, por certo, lembradas, mas não devem ser revisitadas a todo instante. Isso sim, não é saudável. E pode até levar a um processo de depressão.


(Stela Maris - foto Marilene)
                                                                                                             
Como é agradável estar ao lado de pessoas bem humoradas! Aquelas que conseguem transformar os momentos difíceis em comédia, que os mencionam com um sorriso, pois já se foram. Aliás, as "tragédias" pessoais deixam de sê-lo com o tempo. Os apertos que passamos, as situações indesejáveis em que nos colocamos são, no presente, realmente engraçados, pois perderam o nuance de perigo que à época os envolveu.

Tenho uma irmã que não perde uma oportunidade de fotografar e de ser fotografada com pessoas queridas e em lugares visitados. E as fotos sempre lhe trazem recordações felizes. Algumas nos fazem rir, ao observarmos nossas roupas, cabelos... poses . Ela sempre fotografou as crianças da família e é muito bom recordar a infância delas com as imagens guardadas, ver a transformação, os antigos hábitos.

(Stela Maris - foto Marilene)
          
Minha máquina fotográfica sempre foi reservada para férias e datas comemorativas.  Com a modernidade, porém, hoje a tenho sempre dentro da bolsa. Pequena e sem ocupar espaço, pode registrar até cenas inusitadas. Certa vez fiquei presa em um mercadinho, por causa de uma chuva torrencial. Os carros estavam ficando parados no meio da rua e os bueiros jorravam água tal como em uma fonte. Não resisti. Já que tinha que esperar, peguei minha câmera e tirei várias fotos, para mostrar em casa como a situação estava complicada naquele local.


(entardecer - foto Marilene)
                                                               
Hoje, passamos as fotos para um cd e as guardamos. Mas ainda aprecio as revelações. É sempre prazeroso olhar os antigos e novos álbuns. E ainda nos surpreendemos com algumas fotos nossas, concluindo que, apesar do tempo e da idade, podemos estar mais bonitas agora que antes. O progresso trouxe artifícios que muito contribuem para isso, além do fato de termos mais condições de escolher roupas, calçados, cuidar dos cabelos... utilizar os recursos que estão a nosso dispor.

Tenho uma queda por fotografar paisagens. Em viagens de férias, principalmente para praias, minhas preferidas, não resisto e registro o hotel, seus ambientes, as características interessantes do lugar.

(Club Med Trancoso -  foto Marilene)

                                                             
Assim, como sou blogueira em fase de aprendizagem, sou "crua" na arte de fotografar. Acredito, no entanto, que sempre podemos aprender algo novo e aumentar nossos horizontes. É o que tenho procurado desde que me aposentei na profissão de advogada. Digo isso porque não estou aposentada da vida e de outras atividades. Vou lendo o que os experientes falam sobre o assunto, assimilando as dicas e arriscando.

Quando estiver pronta, quem sabe crio um blog apenas com fotos tiradas por mim?  Posso até ajudar outros blogueiros na obtenção de imagem free para post. Enquanto isso não acontece, vou continuar treinando.



Um comentário:

  1. ESSA IRMÃ SOU EU. ADOOORO FOTOS E REGISTRAR OS
    BELOS MOMENTOS DA VIDA , BEM COMO AS PESSOAS
    QUE AMO.
    BJ.
    VERA.

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.