09 dezembro 2020

SOU SÓ EU?


 

                                                       

Fui ao supermercado, separei o que desejava e, ao passar pelo caixa, pedi informações sobre um produto. A menina não compreendeu e tive que repetir a pergunta. Ela me prestou vários esclarecimentos, mas não entendi patavina. De uma ou outra palavra, tirei conclusões que nem sei se foram acertadas.

O fato de me fez lembrar do ocorrido em um período que passei na praia com minha irmã. Tudo que ela me perguntava gerava outra pergunta: o que???? Um dia, questionou o motivo de eu estar sussurrando e caí na risada. Sussurrando??? Claro, disse ela, não escuto nada do que diz. E aí fomos nós duas a rir, sem parar. Eu não havia percebido que estava falando muito baixo. É que estava ouvindo pouco kkkk. Dizem que as pessoas com dificuldades de audição tendem a falar muito alto. Então, optei por falar baixinho, com receio de exagerar no tom de voz. Quando retornamos a BH, fui ao otorrino e ele me disse que nada havia de sério. Fez uma lavagem e tudo voltou ao normal. Explicou-me que possuo um orifício pequeno nos ouvidos e que qualquer cera serve para prejudicar minha audição. E que isso sempre aconteceria quando fosse para a praia, o que já constatei depois disso.

Voltando ao ocorrido no supermercado, confesso que fiquei um pouco preocupada. Não estava com água nos ouvidos e não conseguira entender as explicações da menina do caixa. Foi então que me ocorreu o óbvio. O problema estava nas máscaras. Sem elas, podemos observar o movimento dos lábios e o som da voz é mais límpido e audível. Comentei o fato com  minhas irmãs e elas me confirmaram que enfrentam igual dificuldade. Vixe!!! Mais um agravante para nosso novo mundo. Não entendemos corretamente o que as pessoas falam e nem podemos nos aproximar mais para facilitar o diálogo (se é que podemos chamar de diálogo nossas atuais comunicações verbais).

Se tudo isso não passar logo, creio que muitos de nós  terão que aprender a leitura de sinais, principalmente eu, pelo que já comprovei. Mas há uma vantagem nisso, ficaremos mais protegidos , eis que ninguém expelirá partículas pela boca. 

Já que é para inovar...


                                                                      Marilene



59 comentários:

  1. A maldita pandemia que não para de afetar a nossa rotina...
    Obrigado pela experiência partilhada

    ResponderExcluir
  2. Também já constatei isso tudo.
    E mais, se uso óculos de sol com a máscara, esqueço que os tenho postos e procuro-os. :)
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Tive que rir,Marilene... A pandemia aumentou minha sensibilidade nos ouvidos., Qualqu3er coisinha um pouco mais alta, chega a doer...Acho o afastamento da vida faz isso. E acho podes ter razão. Será mias um aprendizado a fazer? Até não faria mal,né?rs beijos, boa noite,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão é assim, Chica. Ouve de longe kkkkk. Um perigo !!! Grande beijo!

      Excluir
  4. Meu Deus, vc descreveu minha situação, estou com problemas de audição, penso que preciso ir para realizar a lavagem no ouvido, realmente a cera fecha os canais.
    Eu também dei boas risadas.
    Bjs amiga,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me acontece com a água do mar, por causa do sal e da areia. Grande abraço!

      Excluir
  5. Uma dificuldade gera outra.
    Tenho dificuldade de movimentos,sempre quis aprender libras,mas terão sinais que vou ficar sem poder executar.
    Bem interessante sua experiência,as máscaras trouxeram outras dificuldades para o dia a dia.
    Xeru

    ResponderExcluir
  6. Querida Marilene, revi-me completamente neste seu testemunho.
    Desde muito nova que tenho dificuldades auditivas, uso de aparelho auditivo e ler os lábios para mim é/era normal .
    Agora vivo fazendo figura de surda mesmo (; mas como também cheguei à conclusão que é quase geral, vou levando com alguma leveza. (:

    Beijinho e continuação de bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil ouvir mesmo, minha amiga querida. Não estamos acostumados rss. Grande beijo!

      Excluir
  7. Eu já tinha reparado que tinha que falar mais alto e não gosto nada de falar alto, pelo que, é um esforço. Porém, pior, é fazer manter a distância... As pessoas a aproximarem-se e eu a fugir...
    Alguém declarou pela EuroNews que vacinas (seguras) só para o fim de 2 021...
    Apetece-me dizer, Jesuuuus! Não digo porque Ele anda muito ocupado...
    Boa semana, Marilene. Beijos
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Majo, é triste pensar que vamos ficar muito tempo nesse caminho do medo. Essas vacinas vão mesmo demorar. Aqui, temos certeza disso. Jesus está ocupado, mas temos que pedir a Ele que nos ajude. Grande beijo, querida!

      Excluir
  8. Ri com tua crônica, lembrei dos meus pais, meu pai havia perdido um pouco da audição mas dizia que nós é que tínhamos a voz toda misturada, que nossa articulação não dava de escutar direito. E nós, minha mãe e eu caíamos na gargalhada, porque ele repetia tudo errado e eu dizia: mas eu não falei isso!!! O bom é que ele sabia quem não estava escutando bem, mas tinha um humor altíssimo. O que eu não aguento, Marilene, é ver aquelas jornalistas da Globo ficarem de máscara sozinhas na suas casas, na sala do computador, no vídeo!!! Aí, amiga, fica difícil!! Pra que aquilo?? O que penso, e imagino, é pensar quanto tempo nós vamos ter de usar máscaras? Escutei um médico dizer que vai todo o 2021! É difícil ouvir, sim.
    Identifiquei-me com tua bela crônica.
    Beijinho, uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me fez rir com o bom humor de seu pai. Sabe que, ao perceber que não ouvia direito, lá na praia, fiquei muito preocupada??? O médico deu risada quando comentei. Tais, também estranho máscara em casa. Para dar exemplo??? Sabemos que estão sozinhas, já que a comunicação é feita por vídeo! Os médicos dizem que usar máscaras será um hábito por muito tempo, não só em 2021. Vamos ter que nos acostumar. Linda semana para você!! Bjs.

      Excluir
  9. Não; não é só você. Eu, que tenho um pequeno problema auditivo (pequeno, mesmo!) estou sofrendo um bocado com esta nova realidade. Parece que as máscaras não apenas cobrem os nossos rostos; também dificultam muito a comunicação! Ótimo post! Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, é complicado. Se encontramos alguém na rua e queremos chamar, não escutam rss. Sabemos serem elas necessárias, mas não fomos acostumados a usá-las. Um exercício de aprendizado para todos. Abraço.

      Excluir
  10. Marilene
    o mesmo se passa comigo, por vezes eu não entendo nada, e peço para repetir e ainda ficam zangadas, mas as máscaras escondem a voz e o mover dos laios nao se vê.
    è uma seca!
    beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Piedade, ainda bem que não acontece só comigo rss. Obrigada pela presença, querida. Bjs.

      Excluir
  11. A linguagem dos sinais da vida eis uma grandiosa sabedoria! Maravilhoso novo ciclo para ti ! Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sinais da vida nem sempre são fáceis de se decifrar. Um ótimo Natal para você e as pessoas que ama. Bjs.

      Excluir
  12. Olá, Marilene, os dias atuais, nessa época de pandemia, estão difíceis para todos, sob vários aspectos. Esse caso levantado na tua ótima crônica, sobre as dificuldades de se comunicar nos supermercados, dizem bem das manobras que temos de fazer quando estamos em público usando máscara. Lembrei-me de situação semelhante a essa quando pensei que estava, muito jovem ainda, mas completamente surdo. Corri ao especialista, gritando com ele, já que não ouvia minha própria voz, dizendo-lhe que eu estava surdo. Ele então levou-me a outra sala e fez um procedimento de limpeza no ouvido, dando-me a certeza de que nada havia ocorrido de mal. Saí faceiro.
    Muito bem humorada tua crônica, gostei muito.
    Uma boa semana, amiga!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, vejo que passamos por situação semelhante. Eu estava apavorada com medo de estar surda ou com grave problema nos ouvidos. Daí a médico rir de mim kkk. Sempre nos apavoramos, né??? Sabe, conversar usando máscara é muito estranho. E me prejudica a audição. Obrigada por seu comentário. Até imaginei seu susto antes de ir ao otorrino rss. Ótima semana também para você e Tais. Abraço.

      Excluir
  13. Uma dificuldade grande ir às compras de máscara. Mas é um mal necessário

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  14. Sinais dos tempos , Marilene
    E se para complicar ainda mais, houver um acrílico pelo meio?
    Repete e repete até salvar a situação baixando a máscara instintivamente para logo repô- la no devido lugar.
    Lol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rss. É verdade. E o acrílico sempre está lá, fazendo com que caminhemos para o lado, evitando-o, para sermos entendidos. Bjs.

      Excluir
  15. Acontece sempre comigo e fico sem saber muitas vezes oque as pessoas falam.
    Estou com saudade da voz da minha família...beijinhos.🍀🌻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é tão desagradável!!! Que tudo passe e que possamos nos comunicar com o afeto costumeiro. Bjs.

      Excluir
  16. As consequências da pandemia continuam a acarretar uma infinidade de problemas, que são obstáculo para as mais elementares situações daa vida.
    Agora, porém, já temos a vacina ao fundo do túnel. Aguardemos.
    Votos de feliz Natal.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ela realmente alcance todos! Um abençoado Natal também para você.

      Excluir
  17. Verdade, Marilene. Também tenho esse problema no ouvido e preciso fazer lavagem de vez em quando.
    Quando uso máscara, falo mal, ouço mal e enxergo mal. Detesto. Não consigo respirar bem, e no calor, dá uma angústia...
    Bem, vim te desejar um Feliz Natal e um 2021 bem melhor...

    ResponderExcluir
  18. Ana, vivemos os mesmos problemas. A Vera, minha irmã, que sempre está a enfrentar alergias, sofre terrivelmente com as máscaras. Obrigada, querida! Retribuo seus votos com carinho. Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Bom.dia de sábado, querida amiga Lena!
    Desde o início da Pandemia não entrei num super mercado pela facilidade que teno em pedir tudo online. Para mim e um alívio. Até um pão posso pedir sem me preocupar.
    Não sei como seria eu fugindo das pessoas.
    Quando caminhei um pouco em setembro por estarmos no azul Aqui, ia trocando de calçada n vai e vem, fugindo como criminosa de tudo e de todos ..
    Pós é, amiga. Viramos uns robôs fujões. Parecemos que vivemos noutro abeya.
    E os sinais só faltam para nós tornanarmos mais robotizados.
    Tempo estranho ...
    Tenha um abençoado fim de semana!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tempo realmente estranho, amiga, de muitas adaptações e reflexões. Lindo final de semana também para você! Bjs.

      Excluir
    2. ☃️������������������

      Excluir
  20. É como diz, Marilene. Comigo acontece o mesmo. Como não falo muito alto,
    falar de modo a que me oiçam bem é um problema. Aconteceu-me há dias numa
    farmácia com um sistema complicado de acrílicos. Tive de sair do meu
    normal e pôr-me quase aos "gritos" para dizer o que queria. E da
    mesma forma a farmacêutica que não percebia nada do que eu dizia.
    E vice-versa.
    Mundo estranho este!
    Tem razão. A máscara, embora incómoda, tem os seus benefícios,
    que é livrar-nos o mais possível do vírus.
    Gostei muito do seu texto. Um apontamento do quotidiano
    de todos nós.
    Bom fim de semana.
    Beijos
    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olinda, falar mais alto virou uma necessidade até constrangedora rss. Ontem conversei com uma amiga que é juíza e perguntei das audiências, que já são presenciais. E ela me disse que advogados, testemunhas, ela própria, têm que falar bem alto, para serem entendidos. Para quem tem ouvido mais sensível, como meu irmão, saber o que não interessa virou rotina. Lindo final de semana também para você, querida. Bjs.

      Excluir
  21. ❤️Natal, é amor em ação. Toda vez que nós amamos, toda vez que nós doamos, é Natal❤️

    Bom dia de domingo, querida amiga Lena!
    Hoje venho especialmente para lhe desejar um Feliz Natal como puder passar, amiga.
    É tempo de simplicidade e alegria.
    Muito obrigada por tudo neste ano.
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm carinhoso, fraterno e natalino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga, retribuo, carinhosamente, os seus votos, desejando-lhe um abençoado Natal. Um ano estranho, mas que nos proporcionou essa interação tão agradável! Grande beijo!

      Excluir
  22. Respostas
    1. Obrigada, Sérgio! Aproveito para lhe desejar um Feliz Natal! Abraço.

      Excluir
  23. Também sou portador de problema auditivo, inclusive já fiz cirurgia no ouvido esquerdo. Bela crônica Marilene.

    Beijos e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosemildo, o meu acontece quando estou na praia, em decorrência do sal e da areia rss. Só melhora quando vou ao otorrino. Obrigada, amigo, pela presença e comentário. Aproveito para lhe desejar um abençoado Natal. Abraço.

      Excluir
  24. Meu abraço, amiga; votos de um feliz Natal para você e todos que lhe são caros! Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retribuo seus votos com carinho! Um abençoado Natal para você e sua família. Abraço.

      Excluir
  25. Oi Mari
    Realmente a gente usa porque não há outro recurso, mas é demais desconfortável ,principalmente no nosso Brasil, com calor em quase todas as estações. E quanto a ouvir, eu também sempre peço para repetir rsrs acontece com todo mundo Mari até com quem não tem problema algum. Acredito que se perdurar vamos acostumar com o som por dentro da máscara e ouvirmos melhor. rsrs
    A minha filha que mora na Suiça me manda mensagens para eu usar duas máscaras, acredita? eu que mal aguento uma :))) enfim, vamos ainda com 2021 na mesma situação, pelo que sentimos por todo o País.
    Um bom Natal Marilene, com todos os protocolos, mas felizes e agradecidos.
    Vou dar uma saidinha 'a francesa' rsrs mas de carro, com máscara e de uma casa para outra, sem paradas rs e ver outro mar , outras paisagens, sempre das janelas e com todo cuidado que é comum , em família.
    beijinhos
    Felizes dias, amiga


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedir para repetir já virou normalidade rss. A Vera sofre com a máscara. Fico pesarosa pois ela tem que sair para resolver questões domésticas e fica na maior aflição. Às vezes meu cunhado se dispõe a levá-la onde precisa ir e ela resolve ficar em casa, só por causa da máscara. Ela tem problemas de rinite, sinusite, alergia... e não a suporta. Aproveite bem sua saidinha, amiga, pois vai lhe fazer bem. Entendo a preocupação de sua filha, mas duas não dá para aguentar rss. Felizes dias também para você! Bjs.

      Excluir
  26. Pois é amiga, eu detesto falar alto ou conversar com quem fala gritando, perco a atenção na conversa na mesma hora... Já notei que não me ouvem, mas não sei falar gritando, com ou sem máscara. Quanto a questão de ouvido isso acontece mesmo, meu marido está igual ao caso da sua irmã com você, tudo tenho que repetir, mas ele
    realmente está meio surdo, o otorrino já falou que ele ouve de um ouvido só... Coisas da vida.
    Gostei da sua crônica divertida.
    beijinhos
    Léah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conversar com quem tem um tom de voz muito alto é, de fato, um incômodo. Mas tenho sentido necessidade de fazê-lo, pois não me escutam rss. Ouvimos bem os jornalistas porque usam microfone kkkk. Obrigada por sua presença e comentário, Léah. Bjs.

      Excluir
  27. Imagina! eu uso aparelho, as máscaras abafam os sons e há momentos que não entendo nadica do que a pessoa está falando, apesar de ouvir a voz...Se o som é muito alto fica um horror, pois o aparelho amplifica o som. Melhor rir do que chorar Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jeito é rir mesmo, Norma. A comunicação ficou meio complicada. Imagino o efeito para quem usa aparelho, pois estamos todos aumentando a voz. Creio que vamos acabar nos acostumando. Grande beijo!

      Excluir
  28. Nesta época tão atarefada as visitas têm de ser, forçosamente, rápidas… (daí o Copy & Paste, do qual peço desculpa… 😥)
    Mas eu não podia deixar de vir agradecer, em meu nome e no da Nanda, a tua presença na minha CASA.
    Aproveitando para desejar um Feliz Ano Novo não posso deixar de dizer:
    “Tu ajudaste a tornar os meus dias menos sombrios neste ano difícil que passou, e as tuas palavras fazem parte das melhores lembranças que me ficam dos 366 dias que caminhámos lado a lado (na blogosfera, claro! 😊).
    FELIZ ANO NOVO!

    (VOLTAREI PARA LER E COMENTAR, ANOTA AÍ…)

    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariazita, querida, agradeço por demais sua presença e seus votos, que retribuo com imenso carinho. Feliz 2021!! Bjs.

      Excluir
  29. Hoje, amiga, só pra desejar um Ano Novo bem feliz, do jeito que você merece! Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada, meu amigo. Que também o seu lhe proporcione saúde, paz, alegrias.... Abraço.

      Excluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.