29 novembro 2020

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?

                                                                   (Eric-Drooker)                                                 



Todos nós manifestamos o desejo de viver em um mundo melhor, onde haja harmonia e respeito. Mas basta olhar ao redor para percebermos que essa é uma pretensão ilusória já que o ser humano não adota, sequer em seu pequeno mundo social, os procedimentos que nos poderiam levar a essa união, em termos globais.

Pode-se viver bem em um condomínio, mas são criadas desavenças por tolices. Pode-se viver bem na família, mas o respeito às individualidades nem sempre é observado. Pode-se viver bem no trabalho, mas a convivência é contaminada por fofocas, inveja, desejos de poder. Se no pequeno mundo social não conseguimos a tão mencionada harmonia, como esperar que o mundo a alcance? Não é ele conduzido por pessoas como nós? Não existem deuses em nosso universo, travestidos de seres humanos, super heróis que não se abatem, em quem possamos depositar nossas esperanças. Nosso verdadeiro Deus ouve inúmeras preces, mas sabemos o que já deixou claro  em seus ensinamentos: "faça a sua parte que eu te ajudarei". 

Vivemos a apontar os dedos, a procurar culpados por todos os nossos desassossegos. Mas quem os causa?  Se refletirmos, um pouquinho que seja, vamos descobrir o óbvio: nós somos o mundo, os responsáveis pelas tragédias, pela inconsequência que destrói vidas, que provoca amargura e infelicidade. E não há como fugir dessa responsabilidade.

Os dias que estamos vivendo comprovam isso.  Só porque a flexibilização foi implantada, passaram as pessoas a agir como se o vírus tivesse se despedido do mundo. E as consequências não demoraram para se mostrar. Voltamos a ver hospitais cheios, número de infectados cada vez maior, assim como o de mortes. O mais triste é que o vírus está entrando em nossas casas, onde nos abrigamos para estar em segurança. Enquanto uns não deixam de se precaver, outros caem no mundo, fazendo festas , participando de aglomerações, não agindo de conformidade com as orientações dos órgãos da saúde. E carregando consigo o que vai destruir suas famílias. Isso não está acontecendo apenas no Brasil, mas no mundo. Aguardar mais um pouco nos traria a tranquilidade que, infelizmente, não nos tem chegado.

E de quem é a responsabilidade senão dos próprios seres humanos?????


                                                             Marilene




35 comentários:

  1. Puxa,Marilene, realmente bem isso que penso. Tão triste ver aqui e lá fora o desrespeito, a negação, o desdém.. Infelizmente,todo o povo vai ter que conviver com a pandemia, por muito tempo ainda, a julgar elos compoetamentos...Uma tristeza! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, uma tristeza, Chica. Tudo está assustador. Bjs.

      Excluir
  2. Completamente de acordo. Não se sabe usar a liberdade. Há muita falta de respeito pelo outro que está próximo de nós.

    Boa semana, amiga!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Tive que excluir por um lapso rss. Se pudéssemos editar!!! Esse mau uso da liberdade traz consequências , muitas irreversíveis. Bjs.

      Excluir
  3. O individualismo é a nota dominante deste mundo, porque foi isso que as pessoas escolheram. Talvez porque foi isso que lhes tem vindo a ser cultivado, nomeadamente nos últimos 20 a 30 anos.
    E isso deixa me triste
    Mas pronto. Concedo que seja um ótimo assunto para a criatividade funcionar
    Gostei do seu raciocínio
    😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse individualismo, na atualidade, pode ser fatal para muitos. Falta de responsabilidade generalizada. Obrigada, poeta, pela presença e comentário. Abraço.

      Excluir
  4. A palavra liberdade, infelizmente, anda um pouco banalizada. Cada vez mais cada pessoa olha somente para si esquecendo-se que do outro lado existe outro ser humano
    Gostei muito de ler este texto

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certíssimo, Ricardo. É triste acompanhar o andamento da maneira de viver de muitos. Obrigada!

      Excluir
  5. Pois é verdade.
    Liberdade nao quer dizer libertinagem, mas enfim.
    O ser humano por vezes é mesmo culpado.
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Piedade, muitas coisas estão em nossas mãos. Se não sabemos fazer uso delas, arcaremos om as consequências. triste é ver que a consequência está chegando a quem em nada contribuiu para ela. Bjs.

      Excluir
  6. Mais uma vez, Marilene, apontas certeiramente o dedo para as falhas que nos nos impedem de evoluir; e, como sempre, o fazes em um post muito bem escrito, que nos prende do início ao final! É bem por aí mesmo, amiga: costumamos culpar "o mundo", esquecendo que somos a "célula mater" de nosso próprio mundo! Meu abraço, boa semana; belo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é difícil essa evolução, meu amigo! Sou grata por sua presença e comentário. Abraço.

      Excluir
  7. Não podemos desistir, já que o Criador fez obra tão imperfeita, cabe-nos melhorá-la.

    (Não me enforquem, nem me venham com a história do livre arbítrio... Dizem modernos teólogos que tenho todo o direito de zangar-me com Ele... Sorrisos...)

    Marilene, gosto de ler os seus textos, sempre lógicos e expressivos.
    Porém, sublinho: é imprescindível não desistirmos...

    Boa e feliz semana. Beijos
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Majo, temos que alimentar a esperança de um mundo melhor. Mas ela está cada vez mais difícil de ser mantida. Na situação que hoje enfrentamos, o comportamento inadequado de muitos acabará por afetar outros tantos, que se cuidam e se protegem. Lindo final de semana para você. Bjs.

      Excluir
  8. Olá, Marilene, engraçada é a maneira que o povo, principalmente os jovens lidam com a vida. A começar com os esportes radicais, parecem que desafiam a morte. São uns deuses. Essa pandemia, o que estamos vendo é indescritível. Temos um vírus potente que já mostrou a que veio, porém, cada dia está pior o descaso do povo e de muitos governantes, querem travar o protocolo todo usando de politicagem, sem máscaras, sem isolamento. Que coisa mais estúpida, amiga! É disso que estou cansada, e não da pandemia. Da pandemia levo medo, de políticos... outra coisa. Veja o fato das vacinas, há uma negação e muitos não irão se vacinar pelo exemplo, magnífico que existe. E como disse um cientista, a pandemia vai continuar, pois os que não farão a vacina, contaminarão os outros. Isso vai uns anos, ainda, o que morrerá muito mais, ainda. E com tudo isso, o que vamos pensar? Nem te digo, Marilene, são muitos os pontos negativos a nós e positivos na proteção do vírus.
    Como sempre, bela crônica!
    Beijo, um bom fim de semana que está chegando!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tais, quando um ministro da saúde vem a público dizer que o período eleitoral demonstrou não ser a aglomeração fator de risco para a contaminação, o que se pode fazer?? Os maus exemplos vêm lá de cima e vão arregimentando seguidores. Os resultados estão aí, visíveis e inquestionáveis, o que me assusta, terrivelmente. A vacina será outro grande problema para os brasileiros, desde sua aquisição e distribuição, até a negativa de muitos a recebê-la. Infelizmente, a ciência é desvalorizada, quando mais necessária, por aqui. Ótimo final de semana para você e o Pedro. Bjs.

      Excluir
  9. Acho que estamos nas mãos de dois grupos, um grupo os que estão lá em cima, como você diz, tudo que fazem é por dinheiro, ganancia, poder, e como você bem classificou os arregimentados são os fantoches, ignorantes, que com este comportamento acham que vão obter alguma vantagem, ou consideração. Pura ignorância. E nós os conscientes e em menor número, ficamos assim como se tivéssemos sido expulsos do planeta, sem saber se rir ou chorar, sacrificados e amedrontados! Mas o que fazer? Só nos resta esperar.
    Beijinhos, Léah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo lúcido comentário, Léah! Existem, realmente, dois grupos. O nosso, há que manter a responsabilidade, em todos os atos, e a esperança de que os do outro não nos prejudiquem. Lindo final de semana para você. Bjs.

      Excluir
  10. Um vírus que ataca o mundo inteiro e somos nós os seus agentes transmissores. Com a incúria de muitos damos-lhe azo a que se prolifere e fiquemos sem defesas. Há regras que devem ser seguidas por todos e vemos descaso em todas as áreas da sociedade, mormente em quem que devia dar o exemplo.

    Excelente este seu texto, Marilene. Oportuno e necessário.

    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olinda, querida, essa é a realidade, infelizmente. Só mesmo Deus para nos ajudar a vencer essa difícil fase. Grande abraço!

      Excluir
  11. Com certeza, humanos e suas falhas causam sérias questões e assim vamos carregando dentro de nós este mal estar que só poderia ser apaziguado com todos fazendo a sua parte. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norma, não somos responsáveis por atos inconsequentes e nos entristecem suas consequências. Bjs.

      Excluir
  12. Pergunta oportuna, Marilene. Mas essa pandemia serviu pra mostrar que o ser humano só para para si. Desnudou isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma constatação que não nos traz alegrias, Sérgio. Abraço.

      Excluir
  13. Tempos difusos entre o medo e a incredulidade. Vemos situações bizarras ante a insegurança que assola a todos. A certeira abordagem desta crônica nos faz refletir mais profundamente.
    Bjkas, Mari.
    Carminha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calu, querida, até tentamos dirigir nossos pensamentos para algo diferente, mas a realidade nos chama e alguns comportamentos são inconcebíveis. Bjs.

      Excluir
  14. Aguardo o próximo post, amiga; boa semana, meu abraço.

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente, muitos pensam que as coisas só acontecem com os outros. Relaxam o uso da máscara, o isolamento, ou seja, ignoram as recomendações das autoridades e especialistas no assunto. Bela e bastante pertinente a tua crônica Marilene.

    Beijos e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E só podemos lamentar, Rosemildo, infelizmente. Abraço.

      Excluir
  16. Infelizmente, as tuas palavras traduzem a realidade. Ainda há muita irresponsabilidade. Será que todos agem por ignorância? Talvez alguns sim, mas outros, fazem-nos conscientemente, sabendo que vão provavelmente vão disseminar o vírus. E isso, é absolutamente condenável!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabem e não se importam com as consequências. Imaginam-se invencíveis, em vista do que proclama nosso presidente : uma gripezinha. Lamentável! Fiquei muito feliz por recebê-lo nesse espaço. Bjs.

      Excluir
  17. Bem isso Marilene,o homem se tornou predador do próprio homem. Nunca está satisfeito,ao ponto de destruir sua casa,seu ambiente de trabalho,seu planeta.
    Bom dia 👏👏👏💝

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fruto de uma irresponsabilidade que vem trazendo nefastas consequências. Bjs.

      Excluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.