28 junho 2015

DIZEM QUE ...

(arquivo pessoal)
                                   
                                                     
                                                             
Dizem alguns que o homem nunca esteve na lua. Mas isso não me importa, não é relevante. Sabemos das ilusões criadas pela história, que passam de geração a geração, até serem habilmente contestadas por aqueles que, com sabedoria, investem contra as propagadas verdades. 

Dizem que, por idealismo, a Princesa Isabel aboliu a escravatura. Questionável motivação, já que, à época, não lhe restava outra alternativa. E o Brasil comemora esse ato, vangloriando-se, como se apenas os negros fossem vítimas dessa desonrosa e vil prisão. É certo e indiscutível que muito sofreram e carregam, até hoje, os resquícios das barbáries a que foram submetidos. Mas a escravidão permanece porque os homens ainda não aprenderam que a liberdade pertence a todos, indistintamente. Em nome do poder e do baixo custo de mão de obra, sacrificam muitos outros, sujeitando-os a viver escondidos, em total dependência e precárias condições.

Dizem que, ao longo dos anos, as mulheres vêm colecionando conquistas. Onde estão, se o que o mundo nos mostra é sua subjugação forçada ao império masculino, ainda que sejam em maior número no planeta? Seus salários são baixos, suas promoções são podadas, sua posição no seio familiar ainda é a de responsável pela casa, pelos filhos, pelo bem estar dos maridos... E há ainda as que vivem com medo porque são abusadas, desrespeitadas, castigadas e mortas como escravos no tronco.

Dizem muitas coisas. Difícil enumerá-las todas. E até se dispõem a prová-las. Mas nossos olhos e nossos corações, deixando de lado a mente e usando a sensibilidade, percebem que, por todos os lados, há acobertamento da verdade e de todos os males vivos e irrequietos, que habitam a humanidade. Cabe-nos contestar, buscar, duvidar. Nada se constrói na comodidade e na aceitação simples das "verdades" que se conhece. É questionando-as que abrimos caminhos para uma outra luz.

Já é madrugada. Prefiro desligar a mente para ir à lua, onde estive por diversas vezes, sem necessidade de naves espaciais. Dos passeios não fiz registros, eis que não me apetece dividir com o mundo as experiências de sonho e glamour que vivi. Guardo-as nas lembranças, naquela cumplicidade mágica que existe nos contatos que fazemos com os astros. Ela é habitada. É reduto de poetas, amantes, sonhadores... Não há companhias mais belas que essas, sempre dispostas a partilhar ilusões e a afagar as almas que, pela sensibilidade, se abrem a um maravilhoso e mágico mundo. Lá me escondo, para dar um alento ao pensar, quando diante de mim dançam insolentes as interrogações.


                                                     Marilene


                                                 


31 comentários:

  1. Que beleza de texto,Marilene! Realmente há tantas coisas que dizem, querem nos fazer "engolir " como verdades e assim não são...

    Portanto, sabendo contrapor, questionar, não aceitando a subordinação, sabendo do nosso valor e lugar, todos podemos ter momentos na janela ou num banco de praça, olhar para o céu e ver a lua e nesse lindo contexto, viajar! Adorei! bjs, tuuuuuuuuudo de bom,linda semana! chica

    ResponderExcluir
  2. Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu flutuei, fui ao cosmos. Olá minha querida amiga. Hoje venho aqui para te convidar a participar da 10ª Edição do Pena de Ouro seja de qual forma for, com uma poesia ou votando quando a brincadeira começar, o que importa é sentir teu perfume invadindo o Ostra da Poesia. Este é um convite spam, mas saibas que o desejo de te vê no Ostra é verdadeiro. Beijos no coração. http://ilha-da-lindalva.blogspot.com.br ****** http://ostra-da-poesia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que belíssima prosa Marilene!
    Tudo esta ao nosso alcance sem que nem sempre precisamos sair do lugar.

    Uma linda semana pra você, uma coerente realidade e belos sonhos sempre.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Um belo texto minha amiga gostei de ler e como é bom entrar no reduto dos poetas, amantes e sonhadores.
    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Marilene,
    Dizem muitas coisas, mas nem tudo é verdade...
    Por isso é importante questionar tudo.
    Por trás de uma suposta boa notícia, sempre existe
    interesses dividosos...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Verdades? O que é verdade?} Vale o questionar, pois nem tudo é o que nos parece ser. bjs

    ResponderExcluir
  7. É bem colocado seu questionamento. Devo dizer, viveremos nessa eterna prisão, porque tudo o que foi "conquistado" não passa de uma farsa, um afrouxar de rédeas.
    As pessoas de hoje precisam questionar o que as pessoas de ontem não tiveram coragem.
    Grande beijo!

    Identidade Aleatória

    O Identidade Aleatória está no facebook!

    ResponderExcluir
  8. Digo que gosto muito do que você escreve.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  9. Oi mana,

    Crônica espetacular e uma foto belíssima.
    Você começou filosofando e finalizou com o espírito poético que lhe é peculiar.
    Há muitos fatos deturpados pela História, ou contados sob a luz dos olhos de quem os descreveram. A própria Bíblia foi ditada por diversos apóstolos e é interpretada de maneiras distintas. Questionar é preciso para se chegar a verdades incontestáveis, pois quase ninguém conhece os bastidores das informações que nos chegam.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  10. texto de grande actualidade - e dignidade!
    um verdadeiro libelo acusatório, declinado no feminino!

    gostei. mesmo.

    beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá, Marilene! Gosto muito do que encontro aqui, sempre. Já namorei muito a lua, da sacada da casa dos meus pais, da areia da praia, e ainda à pouco, ainda de tarde, passeando de bicicleta. Que bom que existem refúgios para quem sabe observar.
    Igualdade, respeito, ainda não me conformo o quanto esses conceitos estão distantes na prática. Vi algumas pessoas essa semana criticando quem colocou sua foto em colorido para apoiar a igualdade para homossexuais e fazendo um contraponto com outras causas que seriam mais importantes... penso que todas as causas são importantes quando trata-se da busca pelo nivelamento, pelo entendimento de que todos estamos no mesmo patamar, em todos os sentidos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. É verdade que " Nada se constrói na comodidade e na aceitação. há que questionar ...", mas o que acontece é que muitas vezes escolhemos o caminho mais fácil e questionar dá mais trabalho do que aceitar , o que é errado!
    Um excelente texto !

    ResponderExcluir
  13. Muito bom, Marilene! Realmente, o que importa não é o que dizem... é o que existe em nós! Bom resto de semana, amiga.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Marilene!
    As pessoas preferem acreditar na mentira do que encarar a realidade. A realidade dá trabalho e chama para a luta. Não sei se os terráqueos já pisaram na lua, mas dentro de tudo o que acredito, pisamos em muitas luas e estamos na terra, o último dos planetas, não por acaso. Evoluir é alguma coisa relativa que não diz nada para aqueles que estão a passear pela vida. Tantas mentiras contaram e contam apenas para manter o homem no cabresto e não "evoluir".
    Bom restinho de semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  15. Marilene, interessante reflexão... Na verdade, os acontecimentos, sobretudo, os já passados podem ser vistos e estudados de vários modos, como tu, com o teu espírito inquieto, nos convidas a intuir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Amiga Marilene, partilho as suas interrogações e também os seus sonhos, ambos aqui retratados de forma perfeita.
    É nessa lua mágica que me refugiu tantas vezes, porque infelizmente não consigo mudar o rumo triste que o mundo continua a seguir.
    A foto é uma maravilha, parabéns por este momento único.

    Um beijinho

    ResponderExcluir
  17. Marilene, um de seus melhores textos. Aliás, o parágrafo da Princesa Isabel é bem pertinente em meio ao episódio lamentável de racismo que a Maju Coutinho sofreu na internet. E o último parágrafo é belíssimo. Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  18. Oportuno texto, Marilene.
    Se "olharmos" bem, hoje, como ontem, a escravatura existe e, infelizmente, não foi abolida pela prática corrente, nem pelas leis decorrentes. O "vestido" dela é como o vestuário corrente: muda para servir, sem alterar o Modelo.
    Parabéns.



    Beijos



    SOL

    ResponderExcluir
  19. ...e ainda tem alguns que tomam posse do outro em nome do amor e o aprisiona e o sufoca.
    Lindo seu texto amiga querida.
    Um abraço e linda vida.

    ResponderExcluir
  20. Marilene, como vai amiga?
    Mais um texto irrepreensível, você realmente tem ideias que surgem e continua desenvolvendo como a suave queda das pétalas das flores em um tapete delicado ... Bem, é isso que sinto quando aqui chego sabe?

    Tem realmente o dom da escrita e nos faz mergulhar em pensamentos longínquos e até inesperados...
    Em outra ocasião , li que o homem realmente nunca havia pisado na lua, que era tudo uma grande "conspiração" "farsa" do governo americano e que tudo fora encenado em um estúdio. Ora, os americanos sempre foram os melhores na arte do cinema...rsrs ou de levar diversão às pessoas, ou de enganar......

    Bem, mas nada disso vem ao caso agora não é?
    O importante mesmo é se deliciar-se com as palavras e como você disse, desligar a mente e partilhar a sensibilidade a quem quer acreditar, a quem tem olhos para enxergar!! :))))

    Querida, aproveito para convidá-la a participar da festinha de 4 anos lá do meu blog, pois você é parte por demais importante e TOP daquele recanto! Sempre fez parte daquele cantinho e quero tê-la comigo para sempre, se me aguentar, é claro...hihihihihi

    Beijinhos e uma semana maravilhosa Marilene!! :)))))

    ResponderExcluir
  21. A Lua! A companheira dos namorados! Toda poesia e mistério, e as noites de prata da fase da lua cheia era um encantamento no tempo em que a luz eléctrica não chegava a todo o sítio. Enfim, todo o progresso implica algum retrocesso e já nem nos lembramos de olhar para os céus e interrogar os astros. Perdeu-se a magia, tenha o homem ido ou não à lua.
    O facto é que, na verdade, continuamos enredados nos nossos preconceitos, em egoísmo e falta de solidariedade e muita ganância. Vê-se por esse mundo fora os mais espertos a explorar aqueles que consideram mais fracos, escravizando-os. Tem-se ouvido tantos casos de tráfico de pessoas, de maus-tratos, de pura maldade. E eu espanto-me com a tão proclamada evolução da humanidade. Dá a impressão de que não avançamos um passo sequer.

    Cara Marilene, este seu texto é de suma importância. Chama-nos a atenção para questões pertinentes que parecem estar esquecidas.

    Bj
    Olinda

    ResponderExcluir
  22. Eta moça que escreve bem e bonito!! Direi o quê, Marilene?
    Você não deixou um nadinha pra mim, disse tudo, mais estraga!
    Beijo, moça!!!
    Assino embaixo.

    ResponderExcluir
  23. Olá Marilene! Não vai demorar muito para aparecer alguém dizendo que foi ao inferno e viu o diabo soltando fogo por todos os buracos. Cada um diz o que quer, portanto, fazer o quê? Acreditar se quiser. Bela crônica amiga!

    Abraços,

    Furtado.

    PS. Fiz uma pequena limpeza no blog e acredito que o acesso ficou melhor.

    ResponderExcluir
  24. Boa semana, Marilene; aguardo o próximo post.

    ResponderExcluir
  25. Um belo artigo minha amiga e uns vão à Lua e outros andam na Lua.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  26. Olá Marilene!

    Uma crônica belíssima, sábia com palavras cheia de verdades. De tirar o folego.
    Você disse tudo: É questionando-as que abrimos caminhos para uma outra luz. Não importa o que pensam importantes é o que somos e o que permanece dentro de nós.
    Então, eu cresci lendo e acreditando que o homem foi à lua. Depois de tantos anos mudei radicalmente minha opinião a esse respeito. Conforme fui lendo pesquisas, assistindo diversos documentários cheguei a minha própria conclusão. A internet nos dá essa oportunidade. Acredite quem quiser!!!
    Gostei muito da forma que finalizou o texto.
    Uma ótima semana cheia de sorrisos.

    ResponderExcluir
  27. Hoje estou começando agradecer o carinho
    deixado no meu blog.
    Foi muito importante para mim ,é nessa hora que sabemos
    o bem que nos faz A verdadeira amizade.
    Depois de uma dolorosa espera finalmente fui operada
    a 20 dias e na medido do possível esta indo tudo bem.
    Foi muita espera para quem paga plano de saúde
    na hora do atendimento sofremos para autorizar uma seria cirurgia.
    Durante anos sentindo dor e uma Sensação de abandono,
    e descaso total.
    Agora vem a espera da Biópsia que também nos deixa ansiosos ...
    Agradeço o carinho tudo esta sendo muito importante para mim
    me conforta o calor humano nesse momento.
    Deus abençoe sua vida .
    uma semana de paz abraços.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  28. Excelente reflexão querida muito lindo mesmo..Eu sempre procuro texto que mim façam pensar na vida e por acaso tropecei com seu blog.....Ja estou te seguindo...

    www.studiocriativo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Aguardando o próximo post, desejo-lhe uma boa semana!

    ResponderExcluir
  30. Texto muito bom, Marilene. Penso como você. Sou das que não acreditam que o homem pisou na lua. E das que também não veem nada de mais nas conquistas femininas. Claro que há muitas vantagens, muitíssimas, mas nem tudo é a beleza que tentam impor. Enfim, a vida é bem complicada e quanto mais tentamos entender algumas coisas, pior é.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  31. Olá Marilene! Passando para agradecer a tua visita e amável comentário deixado no nosso Arte & Emoções, assim como desejar muita saúde e paz para ti e para os teus.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.