07 dezembro 2013

IMORTALIDADE

(ismael Nery )
                                                                 

Há algum tempo, visitando minha mãe no interior, percebi que alguns objetos estavam separados em um canto, prontos para serem doados ou colocados no lixo. Quando perguntei a razão, me disseram que estavam velhos e só ocupavam lugar. Velhos, sim. Inúteis, não.

O fato me levou a outro tipo de pensamento. As pessoas envelhecem, perdem seu viço, mas acumulam uma riqueza que não se obtém no mercado: a sabedoria do conhecimento. É certo que, na maioria das vezes, essa joia não é valorizada e, em muitos casos, mostrados, inclusive, pela história, só vem a ser reconhecida quando já não estão elas aqui, para usufruírem dos frutos plantados no decorrer de suas vidas.

Não somos imortais mas existem outras formas e tentativas para se obter a sonhada imortalidade. Quando desejamos que um momento dure para sempre, como um sorriso, um abraço, uma lágrima no pedido de perdão ou na felicidade, queremos, na verdade, imortalizá-lo.

É o que ocorre, também, com os amantes, no desejo de se tornarem eternos um no coração do outro; com as mães, que buscam imortalizar a imagem do filho em seus braços pela primeira vez; com o pai que se sente imortal pelo simples fato de seu filho  dar continuidade ao nome da família.

E há, ainda, a suprema  forma de imortalidade, a lembrança viva e incontestável das obras que os privilegiados legaram à humanidade, em todas as áreas.

Dois romances me levaram a esse tema:


Nesse livro, temos Goethe e Hemingway em seu chamado "difícil papel  de imortais".  O romance me encantou ainda mais que a famosa obra de MILAN KUNDERA - A insustentável leveza do ser.




Nesse romance, o personagem FOSCA é imortal, no sentido exato do termo. Segundo a própria autora - SIMONE DE BEAUVOIR, a imortalidade do personagem principal "equivale a uma danação pura e simples..."

Há os que não gostam de romances, há os que  não gostam de antiguidades, há os que não gostam de velhos. Mas amam poemas há muito escritos e sabem escolher uma safra de vinho.  Acredito porém que, acima de todas as diferenças, os homens amam a imortalidade. Os tolos, a imortalidade do corpo. Outros, o reconhecimento de seus méritos, de seus feitos, ainda que em um círculo pequeno como o da família. 

A imortalidade gloriosa constitui um espaço reservado para poucos, onde, merecidamente, figurará Nelson Mandela, pelo inestimável legado que deixou ao mundo.


                                                              Marilene


31 comentários:

  1. Da agilidade do escrito, se podem tirar inúmeras ilações, a primeira é que ir acompanhando o que escreves, é acompanhar laivos de filosofia. A segunda é teres mencionado Nelson Mandela que é o mais recente paradigma humano, moderno, daquilo a que podemos chamar de imortalidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Maravilha te ler e palavras bem colocadas. Gostei do fecho com Mandela que nunca será esquecido! Veio pra fazer e fez, mostrou, deixou !! Imortal! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Marilene,
    Muito bom ler um texto tão rico como este.
    Sim,vc tem toda razão:
    'A imortalidade gloriosa constitui um espaço reservado para poucos...'
    e Nelson Mandela certamente,é um desses.
    Foi um dos grandes exemplos que a humanidade teve,
    e agora deve estar sentindo a tranquilidade que só é concedida aos
    'imortais'.
    Bjs!

    ResponderExcluir

  4. Cara Marilene

    Citou no seu texto grandes nomes que pelos seus feitos e escritos se tornaram imortais. Lembro-me de uma passagem de 'Os Lusíadas' em que Camões se refere àqueles que 'por obras valerosas se vão da lei morte libertando'. E entre eles está Nelson Mandela, grande humanista, pelo incomensurável legado que nos deixou.

    Mas também no nosso dia-a-dia encontramos pessoas que vão deixando a sua marca, através da sua maneira de ser, de actos de solidariedade, de amor. São anónimos para o grande publico, mas recordados com carinho dentro do seu círculo familiar, de amizade e comunitário.

    Grande texto. Gostei muito.

    Bj

    Olinda

    ResponderExcluir
  5. A imortalidade, creio que é um desejo latente dos seres vivos Marilene.
    Verdade!! Até os animais tem instintos de preservação....
    Muito legal seu post e belas obras apresentadas.

    Beijos querida!!

    ResponderExcluir
  6. Marilene
    Imortalidade. Seu maravilhoso texto enriqueceu ainda mais a minha visão sobre esse tema. Mais do que nunca tenho a certeza de que Nelsom Mandela, Abraham Lincoln, John Lennon, Madre Tereza de Calcutá e tantos e tantos outros se tornaram eternos exemplos vivos para a humanidade.
    Dias sempre iluminados. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi, querida Marilene!

    A partir de alguns objetos velhos, mas não inúteis que você encontrou num canto em casa de sua mãe, escreveu um "senhor" texto, sobre o que é a imortalidade.

    De facto, para mim, que sou católica e que acredito na imortalidade da alma, todos estão sempre vivos, tal como o "espólio" que deixaram. Fisicamente, eles partiram, mas há pessoas de nossa família ou não, que fazem parte para sempre da mente humana.

    Conheço ambos os romances, mas prefiro Simone de Beauvoir.

    Tenha um lindo domingo e uma iluminada semana.

    Beijos afetuosos da Luz.

    ResponderExcluir
  8. Imortalidade... quem não sonha com ela? Gostei muito de seu texto, e destaco o que está abaixo do livro de Simone.
    Velhos? Viram bagaços quando não produzem mais. Mas veja: antiguidades, vinhos de safras mais antigas tem lá seu valor... O que vemos é a falta de respeito à vida, ao ser humano. Valor possui o que dá lucro. E velho não dá lucro, amiga, dão (segundo as mentes doentes) despesas. Esquecem a sabedoria e os anos de experiência acumulados; esquecem os sacrifícios passados pelos velhos quando jovens; esquecem a criação que tiveram; as construções que fizeram; o país que ergueram esses velhos que um dia foram jovens. Sobre a imortalidade, podemos, sim, através das obras, das grandes obras que deixamos. Sejam literárias ou pictóricas! Temos magníficos exemplos, e que sorte teve a humanidade com o acervo até hoje em descobrimento.

    Beijos, Marlene.

    ResponderExcluir
  9. Esqueci... adorei a obra de Ismael Nery que você postou.
    Já está 'engatilhada' para uma postagem no Das Artes.
    bjss

    ResponderExcluir
  10. Olá mana,

    Lindo seu texto.
    Podemos nos imortalizar até através de atitudes simples, quando fazemos a diferença na vida ou no coração de alguém. Muitos seres que passaram pelo mundo continuam vivendo na mente e no coração de seus semelhantes pelos grandes feitos e obras que deixaram e marcaram a humanidade. O citado e admirável Mandela é um desses seres, que por sua obra de bem, construtiva, generosa e humanitária jamais será esquecido pelo mundo.

    Beijo.


    ResponderExcluir
  11. Olá Marilene! Passando para te cumprimentar e apreciar este teu belo e bem coordenado texto. Realmente, a desvalorização e a falta de respeito para com os mais velhos é pública e notória nos dias atuais. Apreciei muito a tua citação do Nelson Mandela, grande HOMEM que, ainda, deve servir de exemplo. Deixou uma grande lacuna no cenário político e humano mundial.

    Beijos e uma ótima semana pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  12. Como esses objetos foram inspirados, Marilene. Originaram esse maravilhoso texto. Ou seja, com certeza inúteis não são. E acabou sendo uma bela homenagem ao Nelson Mandela, que nos deixou recentemente, mas ficará imortalizado na memória das pessoas. O carro do meu pai não foi vendido até hoje porque eu não quis e mts o consideram inútil, mas pra mim não é. Apesar de não andar mais, me faz lembrar meu pai. Já é uma utilidade e tanto. Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  13. O título não poderia ser mais adequado! O que de mais visceral há na arte: Imortalizar a vida, as pessoas e as coisas. sempre bom visitar os amigos, parabéns


    te aguardo lá. abraço
    diademegalomania.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Lindo testo querida Marilene!
    Peço a Deus que imortalize em mim o amor que tenho em mim que dou a todos que amo.
    Será egoísmo meu?
    Um abraço querida amiga e feliz Natal abençoado por Jesus menino para vc e sua família e um 2014 mágico e repleto de amor.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não estou conseguindo ler e nem comentar nos outros Blogs, por que será?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia! "Mais um ano que chega ao fim, mesmo que não tenha sido o ano de todos nossos sonhos realizados, atravessamos os espinhos, e mesmo que demore a alcançar a flores, tentamos ser feliz! Feliz Natal e Próspero Ano Novo!" Bjks

    ResponderExcluir
  17. Talvez tentamos nos imortalizar materialmente, deixando nosso legado para que não sejamos esquecidos.
    Beijos, tenha um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  18. Nesse antes de Natal agradeço todo carinho ,
    que recebi no decorrer desse ano.
    Não vou poder dar todas as garantias de estar
    aqui no próximo ano.
    POR ISSO QUERO VER SE CONSIGO CONVIVER O MAXIMO
    COM TODOS ,
    QUE DEDICOU SEU CARINHO , QUE POR MIM JAMAIS SERÁ ESQUECIDO.
    lOGO NO INICIO DO ANO TERÁ UMA COMEMORAÇÃO
    NO MEU BLOG.
    A MUITO TENHO PASSADO POR DIFÍCEIS MOMENTOS
    ACREDITE MESMO ASSIM FIZ DE TUDO
    PARA ESTAR PRESENTE PELO MENOS NAS POSTAGENS.
    HOJE VENHO TE ABRAÇAR TUDO ISSO SERÁ FEITO ATÉ
    A DATA DESSA COMEMORAÇÃO.
    QUERO , QUE SAIBA VOCÊ FOI E É IMPORTANTE DEMAIS PARA MIM.
    UM FINAL DE SEMANA
    NA PAZ E NA LUZ DE JESUS.
    VAMOS LUTAR POR UM MUNDO
    MELHOR NEM QUE SEJA EU E VOCÊ.
    CARINHOSAMENTE ,EVANIR.

    ResponderExcluir
  19. Me encanto tu blog, saludos desde Cuenca-Ecuador.

    ResponderExcluir
  20. Hello, your blog is interesting and beautiful.
    On the blog you have book by Milan Kundera, who is a writer of Czech origin.
    Greetings from Prague.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Marilene, aproveito essa notinha para me despedir por esse ano, desejo a você e toda a sua familia um maravilhoso natal, otimo descanso e que em 2014 nossa amizade continue a florescer... bjks e que sua vida seja sempre iluminada. Loiva.

    ResponderExcluir
  22. Maravilhoso post sobre dois livros que eu adorei ler.
    Venho desejar-lhe e a sua Família um Feliz Natal.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  23. Um excelente texto àcerca de Imortalidade !
    Um Natal muito feliz com muita Paz e Amor .

    ResponderExcluir
  24. Excelente texto, tanto pelas reflexões tecidas quanto pelas indicações bibliográficas. Eu sempre amei aqueles que aqui já não estavam por causa da poesia!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. oi querida marlene
    Nessa época festiva, nos tornamos mais sensíveis e suscetíveis a reconhecer o valor das pessoas, por isso aproveito a ocasião para agradecê-lo por sua amizade. A amizade é uma dádiva e não há presente, Papai Noel, árvore ou ceia que supere isso. Nesse Natal, desejo-lhe tudo de mais belo e verdadeiro. Que sua família esteja unida como manda o verdadeiro espírito natalino e que nossa amizade se perpetue por muitas e muitas festas como essa. O Natal é tempo de paz, amor e esperança e eu não poderia viver esses sentimentos sem compartilhá-los com amigos como você. Feliz Natal, próspero Ano Novo e tudo de muito bom, meu amiga.
    Um beijinho
    Ana

    ResponderExcluir
  26. Olá, boa noite!
    Venho simplesmente desejar-lhe uma óptima Quadra Natalícia!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  27. Oi, Marlene
    Que neste Natal

    a estrela do amor

    e da esperança

    esteja sempre

    iluminando o

    seu coração!
    Feliz Natal!
    Beijos....Araan

    ResponderExcluir
  28. Linda Navidad, mis mejores deseos para ti, Feliz Natal, desde el Blog de Boris Estebitan.

    ResponderExcluir
  29. Se me for permitido, ficarei aqui até que lhe apeteça.
    Obrigada pelo tema.
    Boas festas para toda a família.
    Bj

    ResponderExcluir
  30. Um Feliz Natal do fundo do meu coração!
    Adorei lhe conhecer nova amiga.

    ResponderExcluir
  31. Que bom que gostou!
    Como foi o Natal? O meu foi excelente, beijos querida.

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.