02 setembro 2013

PERFEIÇÃO


                                             

                                                 
                                                       
 Pelas frestas da janela percebeu que o sol brilhava lá fora. Mas não a abriu, como deveria. Sentia-se desmerecedora de qualquer benefício, ainda que a luz solar. Era tão imperfeita, pensava. Viajara pelas redes sociais e só encontrara beleza, sorrisos, bons sentimentos. Isso lhe caiu como uma tempestade. Sua família não estava constantemente em harmonia, não eram todos exemplos de comportamento , não estavam sempre sorrindo. Sentia raiva quando a machucavam, alimentava desejo de vingança quando lhe jogavam pedra, não socorria todos os necessitados que encontrava em seu caminho. 

Não era uma pessoa ruim, admitia, mas estava infinitamente longe de tudo aquilo que as pessoas escreviam sobre si mesmas. Carregava culpas, nem sempre se desculpava com terceiros, demorava para perdoar. Não, não merecia aquele sol encantador. Talvez, se estivesse chovendo, sentisse estímulo para abrir janelas e portas e misturar seu pranto ao da natureza. Era falível demais na comparação com aqueles que conhecia através da telinha. Pensou em se livrar do computador, como forma de fugir de tanta perfeição. 

Estava tão envolvida em suas divagações que se assustou com o filho puxando sua saia e dizendo: mãe, vem brincar comigo. Olhou-o e se esqueceu de tudo. Em um segundo, percebeu que era feliz e importante. Que tolice se levar por declarações de quem sequer conhecia. Era verdadeira, inteira e falível, sim, mas não precisava de aplausos constantes para viver. Escancarou as janelas, sorriu e abraçou o filho. Vamos, querido, o dia está lindo. Podemos brincar lá fora, no mundo real.


                                                                Marilene

26 comentários:

  1. Lindo e é realmente o REAL que vale! Deve ser ele a falar mais alto! Lindo e tua foto também! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Com certeza devemos nos preocupar conosco e com quem amamos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. As redes sociais são as vitrines onde expomos, na maioria das vezes, o nosso melhor e/ou o que gostaríamos de ser. Verdades mascaradas (ou mentiras, não sei). Uma grande fábrica de fantasias! E assim a vida vai girando... Mas também sem "sonhos" os dias perdem a exuberância.
    Ótimo texto! Gostei muito!

    ResponderExcluir
  4. Amei teu texto, rico de conteúdo e bem escrito!
    Um abraço. Tenhas uma linda semana.

    ResponderExcluir
  5. A vida real é bem menos complicada do que a vida que inventamos através da nossa imaginação e supervalorização daquilo que aqueles que não nos apreciam cismam em afirmar a nosso respeito. PÔxa, que parágrafo comprido! Quase fiquei sem fôlego... espero que a ideia esteja clara... boa tarde, e tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Seus textos, são cada um melhor que o outro, mas este... dá o que pensar.

    Eu tenho alguma das características desta pessoa do texto. Ainda gosto do brilho do sol. O texto serve pra muita gente.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida Marilene
    Tenho percebido que o virtual nos ajuda no real... vamos melhorando muito com tanta gente a nos fazer crescer e nos dar afeto que o real, muitas vezes, não supre...
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir

  8. Olá mana,

    Devemos ser suficientemente maduros para não nos deixar envolver pelas fantasias do mundo virtual. Atrás de tantos sorrisos e imagens de uma vida perfeita existem várias pessoas com problemas e sofrimentos, tentando mascarar dores e frustrações através de imagens ilusórias.
    Ninguém é perfeito. Todos temos nossas defeitos e frustrações. Valorizar o que se tem é ato de sabedoria. Aceitar-nos como somos e perdoar nossas fraquezas é ato de amor próprio. O que se vê na vida virtual não serve de parâmetro para a vida real, que é a que nós temos e devemos priorizar.

    Parabéns pelo foco e pelo belo texto.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Ah, como eu gostei desse texto, Mari! Você expressou em linhas o que acontece com nossa vida nestes tempos imperfeitos e maquinais.

    Ainda bem que nossa protagonista descobriu que o sol continua brilhando e aquece.
    Descobriu também que o abraço tem aquele toque que nenhuma máquina poderá substituir e que o fruto que ela plantou na terra estava precisando dela e do sol para a fotossíntese.

    Delícia de ser ler e pronfundamente envolvente.

    Desculpe ausências, ando atolada no trabalho.

    Meu afeto sempre, querida amiga
    :)
    bacios

    ResponderExcluir

  10. Olá, Marilene

    Os seus textos são lindos e lembram-nos as nossas fragilidades como seres humanos.
    Aqui, o Real e o Virtual: importante sabermos distinguir as diferenças. E é o que se encontra patente nas suas palavras, para mim.

    Beijos

    Olinda

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Marilene :)
    Mais uma crônica que nos leva à reflexão...
    O mundo das redes sociais é muitas vezes ilusório.
    Ali tudo é cheio de cores,brilhos,sorrisos e simpatia.
    Não devemos confundir o virtual com o real,
    é importante conviver harmonicamente com ambos,
    mas é preciso construir relações verdadeiras com pessoas reais.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marilene, como vai?
    Pelo que entendi, o texto trata de alguém que estava perdendo o gosto pela vida devido a comentários alheios... as pessoas são egoístas e exigentes demais, tem um olhar apurado para apontar a falha do outro e se deixar levar por isso é certamente o caminho mais curto para a baixa estima.
    Que bom ter o amor do filho para resgatá-la do isolamento!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oi Marilene!Realmente nas redes sociais e na internet é todo mundo quase perfeito,até porque ninguém quer se expor,né?A vida real é mais verdadeira com certeza!Um abraço virtual mas verdadeiro!

    ResponderExcluir
  14. Oi Marilene!Realmente nas redes sociais e na internet é todo mundo quase perfeito,até porque ninguém quer se expor,né?A vida real é mais verdadeira com certeza!Um abraço virtual mas verdadeiro!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, minha amiga
    Regressei de férias na segunda feira, e estou agora agradecendo as amáveis visitas recebidas.
    Ai o que se lê na Net!!! Quem dera fosse tudo verdade, principalmente o que as pessoas dizem de si mesmas. Infelizmente isso não acontece, e é preciso muita perspicácia (que nem sempre é suficiente...)para separar o trigo do joio - como dizemos em Portugal.
    Não me lembro se já agradeci a indicação sobre o selinho... Seja como for, já estão ambos na sidebar do meu pequeno espaço, alegrando-o.
    Espero em breve colocar um novo post e poder contar sempre com a sua amável presença.
    Um abraço
    Miguel

    ResponderExcluir
  16. São dois mundos distintos, e o virtual realmente não é muito real. Tem de tudo um pouco, temos de filtrar, imaginar que a coisa não é bem assim... E nas redes sociais, bem, delas não faço parte - por opção. Chegam dois blogs. Mas seu texto é muito verdadeiro, não tem o que pôr e nem tirar. E chama nossa atenção para os exageros e para o vício. A interação das pessoas nas redes é muito intensa. Seu texto tem muitas verdades, mostra exatamente isso: todos são perfeitos! Não é nada assim.

    Beijos, Marilene!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, Marilene!!!

    AMEI!!!! E que momento perfeito para este texto. Excluí meu face e um dos motivos foi este.Tudo tão artificial e vazio... O outro foi a frágil "privacidade" dos nossos dados que eles dizem que nos dão.Qualquer um pode invadir o seu perfil e ver seus dados internos! Então resolvi acabar logo com isso!rs
    O mundo virtual está sendo usado de forma desvairada...as pessoas esquecem de ser verdadeiras!Mas creio que estas pessoas que são assim, o são na vida real mesmo...
    Que coisa. Podemos contar nos dedos boas pessoas, no real e principalmente no virtual!
    E estas conservamos com muito carinho! Beijos querida amiga!! Saudades de te ler!

    ResponderExcluir
  18. OLA MARILENE,

    perfeição mesmo, foi esta sua excelente postagem e por esta razão , não saio daqui.

    Sempre aprendo!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Marilene
    Adorei a sua postagem....beijos
    http://blogaraan.blogspot.com.br/2013/09/a-xicara.html

    ResponderExcluir
  20. Lindo texto, Marilene. Muitas vezes as redes sociais acabam nos viciando e nos deixando longe do mundo real, onde temos que nos expor mais. E ao contrário de unir, essas redes algumas vezes afastam. Bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  21. LIndo texto, super verdadeiro.
    Eu nunca me deixei seduzir pelas redes sociais, calro que gosto de ficar aquei trocando energia e aprendendo com as pessoas do ouito da telinha, mas nunca deixo de viver o aqui, o agora.
    Conheci pessoas fantásticas através das redes sociais, você por exemplo minha querida Marilene.
    Gosto muito daqui, mas estou sempre atenta, tem que ser né?
    Grande beijo em seu coração querida amiga.

    ResponderExcluir
  22. Amiga Marilene

    Como boa observadora que és, mais uma vez deixaste aqui uma lição. Sempre somos felizes se gostarmos de nós mesmos. Foi o que aconteceu com o chamado da criança,
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. todos temos nossas falhas, todos temos problemas, mas temos que seguir em frente tentando ver sempre o lado bom das coisas.. amei o texto.. beijos mil amiga e ótimo domingo..

    ResponderExcluir
  24. Oi querida, muito lindo!!! Adorei!!
    Tenha uma ótima semana, beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  25. Querida Marilene!

    Lindo demais o que vc escreve.
    Se vc quiser pode excluir esse comentário Ok amiga.

    Obrigada pelo seu comentário, eu não publiquei devido aos rumores, e recebi mts comentários maldosos, resolvi deixar fechado para comentário.Fui obrigada a me defender,escreveu que eu não fiz a imagem, isso foi o cutucar com a vara.Não guardo rancor, pq eu escrevo, coloco para fora o que me incomoda.Assim me sinto melhor, não sou de magoar ninguém, mas eu nem a conheço, a mesma fez calúnia contra mim.Bjs

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.