05 janeiro 2012

ABANDONO DOS VICIADOS


                                                             
Os viciados, abandonados pelas ruas e calçadas de São paulo, são uma visão tão triste! Perambulam sem destino, sem apoio, na ânsia de se abrigarem e continuarem a se drogar.  A "limpeza" dos espaços por eles ocupados era uma necessidade, realmente, porque sua falta de lucidez, decorrente do vício, assustava e atemorizava quem por ali vive ou havia que passar. Uma primeira etapa, dizem as autoridades. O "depois" dependerá de assistentes sociais. Entendo, porém, que a operação não surte efeitos quando realizada aos bocados. Não cabe etapas nessa questão que é, eminentemente, social. Por mais que essas pessoas sejam consideradas "perniciosas", sabe-se quem, entre elas, é usuário ou traficante.  Não é jogando todos ao léu que se vai chegar a essa definição.

                                                                
Muitos não querem se tratar, continuam a dizer as autoridades. Mas cada um constitui caso especial para análise. Há os que não buscam ajuda porque não encontram sentido na vida e sequer conhecem os meios que os poderiam devolver à sociedade, de maneira digna. E a legislação já oferece brecha para o tratamento/internação compulsória. Por mais que os profissionais afirmem que essa medida não surte efeitos se não for espontânea, sou favorável a sua adoção. Ainda que poucos consigam a cura, já me sentiria contente. 

Lavaram as ruas, mas não nossos olhos e os dos "habitantes" da cracolândia. E o pior é vê-los como pássaros que foram soltos da gaiola e que não sabem voar, caminhando sem destino, vítimas fáceis para os predadores, que não descansam.

10 comentários:

  1. Descreveu com propriedade, e também com o coração, pois me emocionou. Assunto da maior seriedade, triste realidade.
    Uma ótima tarde, bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu passo perto todo dia desta degradação social,
    é horrível, não importa o horário que é sempre assim...

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Obrigaod pelo carinho lá no blog,
    já estou te seguindo aqui tb,
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Amiga Marilene, post composto por sábias palavras decorrentes um raciocínio equilibrado.
    Um abração. Tenhas uma linda noite.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marilene,
    A situação desta gente é degradante, mas não saberia opinar a respeito. O que fazer? Internação compulsória seria o mesmo que prender alguém sem crime, culpa ou julgamento.
    Passei para desejar a vc uma noite maravilhosa.
    Bjs

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  6. Bonjour !
    Je te remercie beaucoup pour ton commentaire au sujet de la drogue, c'est vrai que c'est un élément destructif de la jeunesse !
    Ici en France nous sommes aussi confrontés a ce genre de situation, les trafiquants passent par la France, ils viennent du Maroc, traverse l'Espagne avec des voitures puissantes , une voiture test bien a l'avant, afin de voir, s'il n'y a pas la police, et le convoi, ira jusque en Hollande a grande vitesse, je ne sais pas si vous avez des films français, mais si tu possède l'occasion, va voir "go fast" il résume très bien la situation
    Ce texte que j'ai mis, je l'ai trouvé sur internet, je ne sais s'il est traduit en d'autres langues, mais il serait bon, qu'il fasse le tour de la terre, que bien des personnes le mettent sur des blogs, c'est vrai il est triste, mais très réaliste.
    J'espère que tu va bien ! Moi léger petit rhume, mais c'est la saison, il ne fait pas trop froid ici, juste 5 à 10°c mais c'est énormément humide, je t'envie avec ton soleil mais la planète se trouve ainsi avec l'inversion des saisons
    Je te souhaite une très agréable journée
    Bisous
    Chris
    http://nsm01.casimages.com/img/2009/03/27/090327025459505743381396.jpg

    ResponderExcluir
  7. OI MANA,
    Sua crônica é bem verdadeira, mas chega a doer só de ver estas imagens.
    Sem o mínimo de apoio, não haverá salvação de qualquer percentual destas pessoas que abraçaram
    as drogas. Acredito que grande parte entrou neste túnel exatamente por falta de opções e em razão de muitos sofrimentos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Marilene

    O que as autoridades vêm fazendo, também por cá, é dessiminar a doença viciosa por toda a cidade. Depois deixar os que sofrem ao Deus dará. Muitos aceitariam recuperar-se. Deveria tentar-se extinguir os "dealer's, do meio da currupção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Querida Marilene, esse é um assunto que precisa ser encarado de maneira profunda por parte de nossas autoridades. Esse fato é extremamente triste, chocoso e calamitoso, porque não dizer. Um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  10. Oi querida,
    Obrigada por ter me add.
    Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.