12 dezembro 2011

POLÍCIA MONTADA

(imagem retirada da internet - desconheço autoria)

                                                                               
Hoje, quando ia ao mercado, fiquei longo tempo atrás de três policiais, a cavalo. Entendo que estão circulando para fazer uma fiscalização preventiva, mas atrapalham mais que os carros, porque não há como  ultrapassá-los. Cavalgam em bandos e ocupam todo o espaço das ruas. Sem contar que os animais, por vezes, se movimentam fora do sentido e ainda nos assustam.

Isso me fez lembrar uma ocorrência envolvendo um colega de trabalho, em São Paulo. Ele se locomovia de um prédio da empresa, para outro, onde era aguardado para uma atividade essencial e com horário estabelecido. Ao sair do estacionamento, ouviu um grito de "pega ladrão". Continuou sua caminhada e se surpreendeu quando um membro da polícia montada o abordou, determinando que segurasse as rédeas do cavalo, para que perseguisse o ladrão. Meu amigo se recusou, explicando que não tinha tempo hábil para isso . O ladrão foi esquecido e teve início outra confusão. O policial , inconformado, chamou uma viatura e ele foi levado para uma delegacia. Quando telefonou para a empresa, logo um dos advogados para lá se dirigiu e foi, imediatamente, liberado. 

Além de ter sido prejudicado em seu trabalho, foi alvo de uma atitude censurável, passando, ainda, pelo constrangimento de ser detido. 
                                                                
Como pode um policial , dessa corporação, correr atrás de alguém? Não tem onde deixar o animal, além de outros inconvenientes. Era final de ano e ele jamais conseguiria alcançar o ladrão, em região comercial de grande movimento. Durante muito tempo, rimos da situação, brincando com ele. Mas não consegui captar a utilidade prática desse serviço. Pode ser que não tenha conhecimentos necessários para avaliá-la, mas, hoje, ao ficar impedida de chegar ao meu destino, por causa deles, confesso que fiquei irritada (hehehehehehe).

                                                    

                                                                                Marilene

15 comentários:

  1. Acho que é hora de eles modernizarem, rs

    ResponderExcluir
  2. que absurdo o ocorrido com seu amigo! eh uma pena como a policia abusa de sua autoridade!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Marilene!
    Também desconheço a utilidade deste serviço, mais atrapalha que ajuda. Aqui também tem.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marilene. É estranho, no mínimo, o uso de cavalaria na selva de pedra. Eu fico me perguntoando qual o sentido dessea corporação no asfalto. Me lembro quando morei uma época no ed. Maletta, por volta de 78/79, fim da ditadura mas ainda muita repressão nas ruas e quando havia manifestações na escola de direito da UFMG eles vinham em grande número e os estudantes espalhavam bolinhas de gude pelas ruas também em grande quantidade e insistentemente (acho que nunca a indústria de bolinhas vendeu tantas,rsrs). Dispersavam a cavalaria rapidinho e eles não podiam fazer nada. Eu achava o máximo! Abraços e ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. MARILENE, pode-se perceber que Polícia Montada no centro das cidades não é a melhor opção.
    Aqui em Taubaté a Polícia Militar optou por colocar os policiais com bicicletas (bem leves e rápidas) no centro da cidade. Eles rodam pelas ruas e praças sempre em dupla. Quando ocorre qualquer situação que precisem agir, rapidamente seguem o acontecido e vão monitorando por rádio a localização do fato.
    Tem dado certo esse tipo de policiamento por aqui. Também foi muito útil no sentido de ajudar pessoas deficientes e idosos.
    Beijos.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  6. Marilene querida,

    Que dá nos nervos dá. E ainda dá para sentir que estamos noutro século.
    Aqui em Vitória temos os polícias em bicicletas como disse o Manoel. Mas sei que bike em BH é complicado.
    Beijinho

    Lucia

    ResponderExcluir
  7. OI MANA,
    Fico extremamente aborrecida quando isto acontece comigo. Parece que estou seguindo um cortejo fúnebre. Sem contar que fico assustadíssima quando um cavalo fica nervoso e começa a saltar. Certo dia vi um policial quase cair do cavalo. Coitado!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Marilene

    Deduzo que policia aí ainda anda a cavalo! Porém, nos tempos que correem, ajuda os deliqentes a fugir, no meio das multidôes! E os inconvenientes que podem causar?
    Se estive ausente tem a ver com vírus.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie Lindona.


    Que abuso de autoridade deles com seu colega.
    Aqui no Rio só vejo quando tem grandes eventos, na rua, mas também não sei pra que, porque acho que mais atrapalha que ajuda.

    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Marilene, que falta de aptidao dos policiais com os cavalos, haha Falta treinamento para isso também! Achei o cúmulo o que aconteceu com seu amigo, mas toda essa ineficácia me fez rir!
    Já que eles nao conseguem "pegar o ladrao", espero que ao menos deixem de atrapalhar o transito, rsrsr


    Beijoka!!!!

    ResponderExcluir
  11. Realmente você tem razão na observação que faz. Mas vá entender a cabeça daqueles que administram nossas cidades, sobretudo na área da segurança pública. Um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  12. Hace tiempo que no veo policías con caballos aquí en Lima, pero antes si se veía. Saludos y Felices Fiestas.

    ResponderExcluir
  13. Como professora, já sofri com a polícia montada, amiga!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga, quanto tempo! Com relação ao conteúdo do seu texto, adoro e frequento muito campo de futebol, onde a polícia montada é muito comum e já senti na pele o poder de alguns animais montados em outros, jogando os cavalos em cima do povo,fiquei amassada contra a parede, enquanto o cavalo batia sua patas no asfalto há alguns centímetros de mim. Assustador!
    Mas vamos ao que interessa, passei pra lhe desejar boas festas e um Natal e Ano Novo abençoados. Bj

    ResponderExcluir
  15. Abusado este policial amiga!!
    Beijos e uma ótima sexta-feira!

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.