23 novembro 2011

LÁGRIMAS


                                                                          
Quando nascemos, choramos. E todos esperam por essas lágrimas, por esse grito que demonstra vida. Um choro aplaudido. Se ele chega como prenúncio de alegria ou tristeza, não sabemos. Só o tempo nos mostrará se somos capazes de chorar sem nos despedaçarmos, de chorar alimentando expectativas de momentos melhores, de chorar sabendo que lágrimas secam e feridas cicatrizam. Lágrimas não são desafios, mas alívio. Com elas nos livramos da dor ou a minimizamos.  Por isso, não entendo porque ainda dizem aos meninos que não devem chorar. Ficam reprimindo sentimentos porque lhes incutem uma falsa ideia de que há comportamentos masculinos e femininos. 

                                                          
Somos todos seres humanos, sujeitos às mesmas sensações de fracasso ou vitória. A diferença visível e indiscutível entre nós está, tão somente, no sexo. Não me refiro à opção sexual, mas às características físicas que nos levam a ser registrados e educados como homens ou mulheres. Tudo o mais reside no emocional, na forma de sentir e de  expressar emoções.  E devemos ser livres para isso. Se não somos boicotados, desde a infância, por certo nos tornaremos muito mais ... humanos. 

(Imagens retiradas da internet. Se, inadvertidamente, estiver a ferir direitos, solicito seja avisada, para imediata regularização)

19 comentários:

  1. Oi, Marilene!
    Também sou dou tempo que se dizia que homem não chora. Você está mais do que certa quando diz que somos suscetível a reações semelhantes, independentes de sexo, nas nossas alegria e tristezas.
    Chorar muitas vezes é o melhor remédio para nossas angústias, pois "amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam".
    (Provérbio Irlandês)

    Ótimo artigo!

    Parabéns pela sapiência!

    Abraços do amigo de sempre!

    ResponderExcluir
  2. Hummmm...chorar é bom demais mesmo Mari..rs...eu adoooro,so que bem isolada, porque sou horriiiivel chorando!!!
    Quanto aos meus filhos aqui, eles sabem bem que chorar faz bem a alma,nao importando o gênero de quem esteja derramando as tal lágrimas!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  3. Eu também já pensei sobre isso, o que nos difere é apenas o sexo, um órgao, mas por questoes culturais e educacionais, somos (homens e mulheres) distintos como água e vinho. Há muitos valores que deveriam serem derrubados, para estarmos de vez mais próximos e sermos, finalmente, iguais (ainda que com nossas diferencas). Chorar faz bem!!!! E o homem que evita chorar, nao sabe o que está perdendo, rsrs

    Beijao!!!!

    ResponderExcluir
  4. DOEU?
    Acho que a impassibilidade diante da dor é para os estóicos e a camuflagem dela em aparente alegria é para os masoquistas. Depurar toda a dor que enluta por qualquer razão é uma purificação interior. Não se trata de preparar-se “para outra”, mas de estar em condições de assumir-se tal como se fica quando é o caso de algo que alegra demasiadamente. Assim como o sorriso produz hormônios de bem estar, o choro libera toxinas que envenenam o organismo


    Oi, Marilene! Este fragmento foi algo que escrevi em algum momento deste ano para mim, meu pai e meu irmão quando ambos estavam adoentados e a gente ficava dando uma de durão quando a vontade era de chorar, chorar, chorar muito. A dor continua agora que os perdi mas não deixei acumular em mim nódulos a mais por não ter liberado o choro contido.

    Concordo absolutamente com você. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. Acho lindo homens sensiveis, aqueles que nao tem vergonha de mostrar seus sentimentos.
    Chorar faz bem..alivia...

    Um beijo..amei seu texto..como sempre...

    ResponderExcluir
  6. Marilene querida amiga

    Na época que nasci era exatamente assim.
    Hoje penso que já evoluímos.
    Homens que choram são sensíveis e mais felizes.
    Legal seu post.
    Beijinho

    Lucia

    ResponderExcluir
  7. Marilene show de lindo.
    Apenas o feminino e o masculino difere.
    As emoções fazem parte, uma parte muito grande de nós.

    Beijinho moça querida.

    ResponderExcluir
  8. Belíssimo texto, Marilene! A vida é tão amarga, que nascemos chorando(rs). Um idoso, amigo da minha família, um mala, por sinal(rs), dizia quando via uma criança chorando: "Guarde duas lágrimas pra depois". Já chorei sim, e conheço muito machão que chora. Atualmente, estou chorando muito por dentro, mas as lágrimas não descem, é a dor do amor, da desilusão, da frustração.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. "Guarde suas lágrimas pra depois" é o certo. Perdão.

    ResponderExcluir
  10. Minha querida amiga, acho que ultimamente tenho conversado bastante com as lágrimas e isso ajuda tbm a gente amadurecer, né?! Meu próximo postito tbm fala delas.

    Independente de sexo, raça ou qualquer outra coisa que nos diferencie de outra pessoa amiga, todos temos o direito de SENTIR e lágrima traduz sentimento seja ele a tristeza, a emoção, a alegria. Chorar alivia, acalma, transborda a gente.

    Vc é incrível, te admiro muito!
    beijokitas recheadas de amor e carinho.

    ResponderExcluir
  11. Amiga Marilene, gostei da tua dissertação, muito bem fundamentada.
    Um abração. Tenhas um lindo dia.

    ResponderExcluir
  12. Marilene, o choro faz bem na alegria e na tristeza.
    As lágrimas de alegria são lindas e cheias de brilho.
    As lágrimas de tristeza servem para expulsar a dor.
    Uma tarde bem linda pra você.
    Xeros

    ResponderExcluir
  13. OLÁ MANA,
    Eu acho o choro libertador. As lágrimas lavam a alma. Todos, homens e mulheres, deveriam
    saber extravasar suas emoções através das lágrimas, sejam elas de alegria ou tristeza.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. amei essa foto do sam no post! eu tava ouvindo uma musica hj mais cedo sobre chorar, sabia???
    bjs

    ResponderExcluir
  15. O que mais me encanta antes do sexo é o ser humano tão igual em suas diferenças querida. Isso mesmo!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  16. Marilene, minha querida, suas publicações, sempre acompanhadas de grande sabedoria. Não dá para separar o ser humano das reações emocionais. São elas, a maior de nossas características. Um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  17. Gosto de uma música que diz: "lagrimas sao suor de almas que lutam só´"

    Não é de todo verdade, mas são sim nossas! e as vezes enfrentamos alguns descasos. Somos programados para evoluir em tudo... só que as vezes esquecemos que evoluir não significa negar quem somos, e sim aprender a nos aceitar. Só assim os demais o farão.

    Muitas lágrimas ainda virao em forma de suor.. que venham entao... estaremos sempre preparados para enxuga-las, mesmo que sozinhos.

    bjssss

    ps. perdoa a ausencia... estou trabalhando tanto... chego muito tarde e ainda tenho que cuidar da casa.

    ResponderExcluir
  18. Marilene

    Se os próprios médico a célebre palmadinha no rabo do bébé lhes dá a noção de vida, porque não se chorará nas mais variadas circunstâncias. Pode chorar-se até de alegria. Seja como for o chorar é um desabafo de alma.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oie lindona.

    Chorar demonstra sentimentos e isso faz parte do ser humano.

    Lindo seu texto.

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.