18 agosto 2011

SOMOS TODOS VULNERÁVEIS


                                                                 
Muitas vezes, diante da divulgação de um fato, ficamos perplexos com a ingenuidade dos que foram vitimados por fraudes, eis que, para quem vê o noticiário, elas eram facilmente previsíveis. Acabamos por nos questionar sobre os procedimentos que teríamos adotado em uma situação semelhante. E acredito que muitos efetuam julgamentos precipitados, na presunção de que teriam sido mais cautelosos que os então lesados. Ledo engano!

Algum tempo atrás, assisti  : QUEM É CLARK ROCKEFELLER?

O filme aborda fatos reais e mostra a vida de um homem que se intitulou um Rockefeller, circulou entre políticos e empresários, casou-se com uma mulher inteligente, culta, executiva renomada, sem que ninguém dele suspeitasse.  Até que, após o divórcio, sequestrou sua filha. Com as diligências policiais, constatou-se, em princípio, que aquela pessoa não existia, não estava registrada em nenhum cadastro, não possuía identidade, carteira de motorista... nada. Posteriormente, através de uma digital, veio a confirmação de que se tratava de um homem que já se fizera passar por outros e que, percebendo os falsos valores das pessoas, relativos ao poder do dinheiro, assumiu a identidade  de um Rockefeller, com a maior facilidade. Todo o discernimento e capacidade intelectual de sua esposa não a levaram a perceber ter sido vítima de um embuste. Ela, simplesmente, se apaixonou por um jovem de grande inteligência.  Não se casou pelo nome ou dinheiro que ele supostamente possuía. Viveram 12 anos juntos, convivendo em alta sociedade... e ela sequer tinha visto um documento dele, nem a certidão de casamento.
                                                               
Ouvindo o comentário de uma conhecida, irresignada por ter sido enganada, não pude deixar de relembrar o tema, sobre o qual, inclusive, já havia, anteriormente, postado. Todos estamos sujeitos aos golpes e fraudes que vemos nos jornais. Não me refiro àqueles sobre aplicações para grandes rendimentos, bilhetes premiados, ou coisas do gênero. Nesses, os lesados são motivados pela ambição, pelo ganho fácil. Por mais que tenhamos capacidade de análise, estaremos sempre, infelizmente, à mercê de indivíduos envolventes, sábios, sem valores éticos, insensíveis, com sérios desvios de personalidade... e por isso mesmo, capazes de nos provar o quanto ainda somos  vulneráveis.
                                                             
Além daqueles golpes que não podemos evitar, já que nos são impostos pelo poder público, com brechas ou desrespeito a leis,  ainda temos que conviver com a desconfiança. E basta uma pequena distração, até mesmo um gesto de bondade frente a um desconhecido... para que nos vejamos   nessa situação humilhante, sobre a qual muitos nem falam, para não serem julgados tolos.




16 comentários:

  1. Oi, Marilene! Apesar de toda a experiência que adquiri em minha vida ainda me considero extremamente frágil pois sempre entro com o coração aberto e quase nunca desconfio de más intenções de quem se aproxima de mim com aparência de boa gente. Acho que não me livrei daqueles resquícios da roça, onde a palavra, o fio do bigode ainda tinham valor.rsrs. Já me dei muito mal, mas nada que me prejudicasse irremediavelmente (graças).

    PS: será que aquele rapaz que se fazia passar por filho do dono da Gol se inspirou nesse filme? rsrs.

    Abração. paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Eu, por exemplo, q sou muito desconfiado, corro o risco de confiar na(s) pessoa(s) errada(s).

    Como sempre digo, todo cuidado é pouco!

    Somos mesmo todos vulneráveis!

    ResponderExcluir
  3. OI MARILENE!!!
    A SOCIEDADE ACTUAL, ESTÁ CADA VEZ MAIS COM PESSOAS DESIQUILIRADAS. SENHORAS, QUE ABANDONAM FILHOS, MARIDOS QUE BATEM NAS MULHERES, ALÉM DA VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA, ONDE O VALOR E RESPEITO PELA VIDA, DESAPARECEU, INFELIZMENTE. MATA-SE POR DÁ CÁ AQUELA PALHA, DESCARTAM-SE PESSOAS, COMO OBJECTOS SEM VALOR. FICO COM A SENSAÇÃO DE QUE APESAR DE ESTARMOS EM PLENO SÉCULO XXI, NÃO EVOLUÍMOS, MAS SIM, REGREDIMOS. BEIJOS. DESTE LADO DE CÁ...

    ResponderExcluir
  4. Olá:

    Este mundo é uma verdadeira selva.

    Um beijo.

    Nita

    ResponderExcluir
  5. Mari linda, como seria bom se tivessemos um bip ou algo parecido que nos alertasse quando a pessoa está sendo mau caráter ou quando é um sociopata, teríamos menos prejuízos financeiros e emocionais!
    Adorei o texto, não vi esse filme, mas agora fiquei com vontade!
    :)
    bjokitas com carinho master!

    ResponderExcluir
  6. Marilene,
    As pessoas de boa-fé são alvos fáceis.
    Tenho amigo que, apesar da inteligência e astúcia, caiu em golpe de marginais, com prejuízos financeiros e emocionais.
    Sem falar nos golpes de sequestro,
    que paralisam as pessoas ante a iminência de
    um familiar estar em apuros. Neste momento, apesar dos alertas, é difícil permanecer com o sangue frio para agir conforme recomendam.
    Com efeito, somos todos vulneráveis, apesar da
    cautela.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Peço o favor de ser fã em meu facebook. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,Marilene!!

    Nossa...é assustador! Tens razão...principalmente porque agimos de boa fé, nem sempre é fácil de perceber que o outro não é assim!
    Beijos pra ti!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari! Esse tipo de gente tem uma mente ardilosa, são hábeis, astutos e chegam a nós sempre de surpresa, nos pegam de repente.É muito fácil falar, assistindo ou lendo uma reportagem, mas ali na hora "H", as coisas são bem diferentes. Assisti também uma reportagem sobre um caso, onde uma mulher, se passou por homem durante quase uma vida inteira, chegando até a se casar com outra mulher, que jamais suspeitava que ela não fosse um homem de verdade. É fato que isto ocorreu há muito tempo atrás, contudo, veja a esperteza da figura.
    Bj

    ResponderExcluir
  10. UMa das características dos embusteiros é o poder do convencimento e o perfil envolvente...todo cuidado é pouco mesmo. Até pq eles pegam as pessoas completamente desprevenidas...
    Beijos e boa noite!!
    Carla

    ResponderExcluir
  11. Marilene

    Mais uns que outros, somos todos vulneráveis.
    Porém se não te importas, conto uma história passada comigo: Trabalhava eu como relações públicas numa empresa, o tratamento com um dos patrões e gerente era o de tu (vc, no Brasil). Tinha liberdade de acção, mas as reuniões, para dar conta do meu trabalho e receber ordens e sugestões eram frequentes.
    Em determinado dia, inquiriu sobre o andamento duma dessas recomendações. Como já tinha o relatório e ele estaria indisposto disse: "pá, por vezes, tremo em recomendar-te algo, um dia impingem-te um carro da mais alta gama e tu vais nessa". Deu-me cá um ataque de riso, e retorqui falas de ti, não?
    Pôs o olhar no chão e calou-se. De facto era ele que tinha caído várias vezes no palavreado de alguém.
    Com a mesma facilidade que enganava, deixava-se enganar. Acabou por ter de fugir para São Paulo, para fugir a ser julgado e preso decerto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente a realidade que nos cerca é muito triste. Ás vezes me pergunto, onde é que vamos para? Belo texto querida. Um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oi,Marilene!Nesse mundão de hoje onde todos estamos ligados, somos todos presas fáceis de golpistas seja do tipo que forem.Realmente ese tipo de coisa não acontece só em filme, com certeza é muito fácil dizer que jamais cairiamos num golpe desses, no conto do vigário,etc e tal.Mas, todos nós sem exceção podemos ser presas de golpistas de qualquer tipo,por isso eu me torno cada dia mais desconfiada,sei o quanto isso é ruim,mas é sempre bom ter um pé atrás.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  15. Olá! Passa lá no meu cantinho que tem um selinho pra você.
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Oi Marilene, acho que muitos caem nesses golpes, eu mesma já caí em alguns no passado.
    Hoje talvez por estudar e trabalhar muito com comportamentos humanos aprendi a observar detalhes, mas ainda não garante muito, pois tem tanta coisa nesse mundo não é?
    Uma das coisas que me chamou a atenção foi o fato de a mulher nunca ter visto a identidade ou certidão de casamento, hoje em dia temos que saber da vida da pessoa pelo avesso antes de confiarmos e ainda assim não é garantido rsss
    Beijos pra ti!

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.