15 junho 2011

NOVELAS



                                                               

Como grande parte da população, vejo novelas. Não tenho necessidade de acompanhá-las, até porque capítulos perdidos não fazem diferença. Mas gosto de observar os ambientes, a decoração das casas, o modo de se vestir dos personagens e, principalmente, seu comportamento. Grandes atores merecem minha admiração e respeito. São capazes de transformar um enredo pobre em uma estimulante diversão.

Sabemos que tudo é falso, mas não conseguimos deixar de fazer uma análise das situações que nos são apresentadas. Temos excelentes autores e, mesmo assim, me surpreendo com o excesso de explicações jurídicas equivocadas que encontro. E isso é perigoso porque nem todos que assistem novelas têm preparo para fazer a necessária distinção entre fantasia e realidade. Fiz referência aos aspectos jurídicos porque estão dentro de minha formação profissional. Mas já ouvi comentários da espécie formulados por médicos e outros tipos de profissionais.


                                                                 

O mais lamentável, no entanto, é o caráter atribuído a certos personagens. Já temos tantos maus exemplos no cotidiano e ainda os vemos na televisão. Ali, mostram como certos golpes são praticados, estimulam vinganças, traições... e muitas outras posições que não são adequadas. Dizem os autores que haverá um castigo para todos os "maus", desestimulando sejam copiados na vida real. Mas as novelas duram muito tempo e, nesse intervalo, essas ações já serviram de inspiração para jovens que assistem esse tipo de programação.

Sou mesmo radical quanto a certas abordagens. Em "Insensato Coração", vejo extremamente prejudicial o estilo de vida atribuído ao personagem Leonardo, que tudo faz para obter sucesso. Já há muita gente agindo assim em nosso mundo real e esse não é um espelho louvável.  Há muita prática de atos criminosos trazendo sucesso e dinheiro. E é esse lado que temo seja absorvido por incautos. Outro mau caráter, o personagem Vinicius. E a tv ainda mostra um ato de sérias consequências e que já foi registrado aqui nesse nosso mundinho. Gravação ilegal de cenas eróticas e sua distribuição na internet. Os jovens sem formação adequada têm como maravilhosa e divertida essa ação. E qual foi o resultado, na novela? Nenhum capaz de ficar gravado na memória, salvo o desrespeito para com as pessoas.


                                                               

Outro lado a ser ressaltado é o alusivo aos trajes. Há profissionais encarregados disso e sabemos que muitas pessoas querem se vestir como personagens de novelas. Não poderiam ser eles modernos, sem vulgaridade? A personagem Natali aparece vestida com tal vulgaridade que assusta. Ninguém usa roupas tão coladas e curtas. Pelo menos, entre as que conheço, que vejo em programas mais educativos, em filmes, no mundo social. Nem as garotas que fazem de programas com executivos um meio de ganhar a vida se vestem dessa maneira. São elegantes e cultas. O autor coloca Natali como menina de família simples, atraída pelo fantasioso mundo do estrelato. Há outras tantas como ela em nosso mundinho real. Mas também não se vestem daquela maneira.

Podemos ver, no dia e na noite, as jovens com roupas curtas, ou justas, mas sem aquele toque vulgar. E o pior não está no fato de ela ter se relacionado com um homem casado, mas de fazer de tudo para que a esposa dele tomasse conhecimento do fato. Não concordo com esse tipo de propaganda, com esse ensinamento. Não vou falar nada sobre traição, que é um capítulo à parte, o que torna  indignada é a maneira como o autor da novela tratou dessa traição específica.
                                                            

Sabem os escritores que muitos seguem novelas e se identificam com seus personagens. Sabem que fazem de alguns um modelo a ser seguido. Por isso mesmo abomino comportamentos criminosos que não são, de imediato, descobertos e punidos. Assim como desonestidade, falta de caráter, algumas vezes premiadas, no final da trama, com fugas sensacionalistas.

Já vimos novelas onde temas de grande interesse social foram abordados e serviram de exemplo para muita gente. Questões de saúde sérias, que até levaram a população a pensar mais sobre o assunto, sobre uma forma de ajudar. Deficiências tratadas de maneira digna, provocando um olhar diferenciado por parte de todos.

A novela não é como um livro, que você lê e deixa sua imaginação fluir. Nas obras literárias voamos, sonhamos, imaginamos as pessoas e as vestimos. Dificilmente o livro será um exemplo de conduta ruim. Aliás, muitos deles já levaram pessoas a ideais, à luta, ao bem. O público do livro nem sempre é o mesmo que sente atração pelas novelas. Ninguém vai buscar em um livro um modelo de vestido ou de comportamento.
                                                          

Mais uma vez, os pais devem estar atentos. Pode parecer tolice , mas não se trata de proibí-los de ver novelas. Se gostam ou, eventualmente, comentam algum aspecto, o melhor caminho é assistir junto, para que os assuntos possam ser discutidos com clareza, evitando que maus exemplos sirvam de guia para crianças e adolescentes.




16 comentários:

  1. Ola amiga!

    Estou totalmente de acordo!
    Hoje em dia nao acompanho mais nenhuma, mas as vezes assisto um capitulo ou outro...

    Eu tambem observo a tendencia que é muito alta nas novelas!E como vc disse no inicio, a gente acaba analisando alguns fatos e comportamentos mesmo sabendo que é tudo falso.
    Entretanto sabemos tambem que muitas coisas alí, acabam influenciando e muito, na vida de algumas pessoas.Principalmente se estiverem na idade adolescente!Idade em que deixa uma pessoa mais aberta a se influciar.

    A novela que voce citou por exemplo, é uma das que eu nao consigo mais sentar para assistir.Toda vez que eu assistia tinha alguma coisa que me irritava muito,entao nao perco mais meu precioso tempo com ela!

    Parabens amiga, pelo post-atitude e por esse espaço preciosíssimo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ai Marilene... Há tempos eu tb queria escrever sobre novelas, talvez não com essa abordagem, porque nunca vi novela como exemplo de nada, e acho realmente que isso não é programa de criança! Mas compreendo que uma parcela do público pode usar das artimanhas fantasiosas para o mau na vidinha real mesmo. Quantas vezes me vi brigando com a tv, rs! Alguém com a mente doente é capaz de materializar aquilo ali. Como eu tb acho que a mesma mente seria capaz de materializar um livro e um noticiário... O que mais me irrita nas novelas são enredos estapafúrdios, como a insenta higiene da falecida "Irene", por mais que cientificamente aquilo seja possível (não sei se é), a porcentagem de rolar deve ser de -1%, fora a nojeira que é, pegar um treco no lixo usado na periquita de outra e colocar na sua! Credo! Morri, ui, que nojo! Nemmm, só não desisti da novela pq enfim é tradição, o sofá chama pra jantar e esticar as perna e a tv tá ali, sozinha tadinha...

    Bjs!
    E desculpa a carta autoral, rs...
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Que a cada amanhcer seus
    o olhos brilhem de amor.
    Aproveite a cada minuto
    com se fosse o ultimo.
    E a cada amanhecer no silencio
    do seu pensamento fique imaginando apenas
    coisas boas para sua vida.
    Abraçe com todo carinho
    somente a felicidade
    que contagia sua vida.
    Jamais se entregue ao desespero
    a vida nasce a cada manhã.
    beijos com infinita ternura,Evanir..

    ResponderExcluir
  5. Concordo Marilene.
    Sempre gostei de novelas, mas ultimamente estou me sentindo incomodada com elas.
    É muito exagero, muita coisa distorcida e muito abuso. Sim, considero abuso levar para dentro dos lares tantos exemplos indignos.
    Há momentos em que as atitudes dos personagens chegam a me irritar. Não é este o tipo de lazer que faz bem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá!!

    Não sei bem o que dizer sobre o tema- eu realmente nao assisto novelas.
    Mas vou concordar com vc e a maioria.

    Um beijo enorme espero por vc no Alma!

    ResponderExcluir
  7. tabm não assisto novelas, mas concordo..hehe adorei seu blog e passo a te seguir, quando puder faça uma visita..
    abraçãooo
    =)

    ResponderExcluir
  8. BOA NOITE MINHA QUERIDA AMIGA MARILENE, MEUS PARABENS PELO COMENTARIO SOBRE NOVELAS EM GERAL.
    BALA OBSERVAÇÃO DE SUA PARTE GOSTEI.....
    -----------///------///-------///-------///------
    A BELEZA DA MULHER



    A beleza de uma mulher não está
    nas roupas que ela usa,
    na imagem que ela carrega,
    ou na maneira que ela penteia
    os cabelos.

    A beleza da mulher tem que
    ser vista a partir dos
    seus olhos, porque essa
    é a porta para o seu coração,
    o lugar onde o amor reside.

    A beleza da mulher não está
    nas marcas do seu rosto.

    Mas a verdadeira beleza
    numa mulher está refletida
    na sua alma, está no cuidado
    que ela amorosamente tem
    (pelos outros), a paixão
    que ela demonstra.

    E a beleza de uma mulher
    com o passar dos anos,
    apenas cresce!

    Parabéns para você Mulher......
    ((( ARLINDO )))

    ResponderExcluir
  9. Li seu comentário no Blog da Hope e não agüentei de curiosidade para ver seu post sobre novelas. Eu também vejo, bom, pelo menos via muito novelas, hoje estou desligada, mas a gente sempre sabe o que aconteceu, o que vai acontecer... nos resumos, com as colegas de trabalho, etc. E quando passa um bom tempo sem ver um capítulo, com as informações, a gente dá conta de tudo, e é sim uma programação que tem um público fiel. Eu acho, hoje, que a novela não inventa, porém realmente ela propaga, divulga o que existe na realidade fazendo com que as pessoas, nós passemos a achar que aquilo que foi mostrado é normal e ou pode ser copiado, imitado. Mas infelizmente, também penso que, quem vê novelas com esse olhar são as pessoas que não se influenciarão com elas.
    É a vida como ela é!!!
    Adorei o post e o blog!!!
    Beijos,

    Rita Barroso

    Faça uma visita no http://blogdachickitabakana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Concordo contigo, a tv deveria ser um meio para transmissão de valores mais evoluidos, que mais bem fizesse às pessoas, que melhores idéias motivasse. Ótimo post! Bjs! A.

    ResponderExcluir
  11. Marilene já assisti muitas novelas. Algumas lindas como Pantanal, mais hj não mais assisto e concordo contigo.
    Beijos,
    Carla

    ResponderExcluir
  12. Concordo contigo. A TV tem passado dos limites. Tempos atrás, e nao muito, as novelas nao eram assim. Sempre houve o bem e o mal, mas agora a coisa está ficando mais chocante e, também como tu, temo que crianças, jovens e adultos possam tomar isso como maneira de viver. é uma pena, uma verdadeira lástima. Já deixei de ver algumas novelas porque TUDO era sempre MUITO do MAL.
    Que bom que temos os blogs! Onde podemos escrever nossas inspiraçoes, nossos pensamentos e nossos alertas...
    um beijo grande!

    ResponderExcluir
  13. antigamente ate gostava de novelas, mas hoje em dia tem um as temáticas repetitivas e pouco interessantes, prefiro seriados.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Marilene! Um ótimo post para debate.
    Não assisto novelas, cheguei a assistir quando mais jovem, mas acho que o maior problema, está em quem assiste e não tem cultura suficiente ou tem a "cabeça fraca" para assimilar o que vê ,e se deixa influenciar por qualquer coisa.
    Se analisarmos bem, não são somente as novelas que atualmente expõem a realidade de uma forma distorcida, obscura, vulgar, desonesta, exagerada e abusiva, os filmes, as séries e até mesmo os desenhos animados infantis, que aparentemente são ingênuos, se analisarmos profundamente seus conteúdos, muitas vezes acabamos nos surpreendendo por suas mensagens embutidas por trás daquela histórinha infantil.
    Acho que tudo pode e deve ser visto, porque infelizmente mostra a nossa realidade, porém sempre com um senso crítico e de preferência gerando um debate sobre o assunto, aproveitando o tema para educar, esclarecer e apontar os erros para nossos filhos.
    Bj.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Marilene
    Gostei muito desta sua reflexão, com a qual concordo inteiramente.
    Em Portugal fazem-se muito poucas novelas, mas as televisões transmitem as brasileiras, de modo que às vezes há três e quatro novelas por dia em cada canal.
    Eu vi muitas novelas, e gostava muito, mas deixei de ver quando começaram a aparecer umas que tinham muita violência, pessoas muito mal formadas que só faziam o mal e saíam-se sempre bem. Enervava-me tanto a ver tanta injustiça que desisti de ver. Há anos que não vejo.
    Concordo que as novelas podem influenciar muito os jovens, que ainda estão em formação, e não sabem distinguir a fição da realidade.

    Bom restinho de semana. Beijinhos

    Ah! Verifiquei que não sou sua seguidora:(
    Vou já remediar essa falta, e se vc quiser também seguir-me dar-me-á muito prazer.

    ResponderExcluir
  16. Minha nova amiga,fiquei muito feliz por me visitar e mesguir.Isto nos encoraja a seguir em frente.
    Adorei ter conhecido o seu blog e fazer parte(Seguidora)vc tem realidade,não enfeita o pavão.Mas os autores das novelas,querem mostrar a nossa realidade,mesmo com exageros.Se vermos pelo lado real,não metem pois vivemos com violência,com corruptos,com ladinos,com golpistas evai por aí a fora.Quem assiste as novelas, filmes e desenhos animados(certos)e colocar isto para sua vida,vai se ferrar.Confundir ficção com realidade é coisa de gente vazia e na realidade a maldade humana não precisa de incentivo, tudo vira pretesto para quem já deseja desvirtuar sua conduta.Veja uma coisa vários atores que fizeram papéis de vilão, sofreram ao sair na rua, porque misturaram o ator ao seu personagem.Axo que o ser humano em si é um caso sério.Veja eu assisto Cordel Encantado,tem humor,fantasia e ficção.Mas vejo o lado bom das coisas e o lado da cultura.Para mim e na minha opinião a realidade das novelas sem exagero é a que vivemos.Falando em tv,o programa do Pânico na tv, alí sim é terrivel, mulheres semi-nuas,preconceito,malvadezas, sujeiras como ainda esta no ar?. Porque o povo gosta disso tudo, hoje infelizmente o que é porcaria tem sucesso. Vox Populi Vox Dei, não é assim?.
    Adorei os seus textos.
    Bjos.

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.