27 junho 2011

DESAFIO LITERÁRIO






Recebi o selo DESAFIO LITERÁRIO da querida Simone Audrei, do blog "vidaderata", onde vou com frequência e encontro postagens bem escritas, exposição de sentimentos verdadeiros e muito mais.

Como sempre, veio acompanhado de algumas regrinhas, que passo a cumprir respondendo às questões que me foram formuladas.

1- Por que, entre tantas atividades, você prefere ler?
É um prazer antigo, cultivado desde a infância, uma forma de entrar em mundos desconhecidos, conhecer fatos reais e fictícios, participar da vida de personagens e sonhar acordada .

2- Porque gosta de ler livros físicos (na era da internet muitos leêm por ela)?
Gosto de riscar, rabiscar, fazer anotações... parar, retomar, rever. E tudo isso é mais fácil e cômodo quando o livro está em nossas mãos.

3- Porque compra livros?
Porque não resisto se leio um comentário interessante sobre uma obra, diante da sugestão de um amigo e diante deles (rss), nas livrarias.

4- De onde vem seu incentivo de leitura, blogs literários têm alguma influência?
Blogs só conheci há pouco tempo, quando resolvi criar os meus. Tive professores de português, na infância, que me "obrigavam" a ler. Minha mãe também fazia isso (rss). Mas o tiro não saiu pela culatra, como costuma ocorrer. Eu me apaixonei pela união de palavras, pela linda composição que se podia fazer por elas, seja em prosa ou verso.

5- Você lê o que está na moda ou segue algum escritor que te agrada?
Não creio que haja moda em termo de livros. Alguns merecem maior publicidade, dependendo de seu enfoque. E não me atraem pela nacionalidade do autor , mas pelo seu estilo, sua forma de abordagem, seus temas. Se vejo a sinopse e fico curiosa, compro e leio.

6- Ler um livro atrás do outro faz bem?
Se existe algo que nunca fará mal a alguém, é o livro. Assim, lendo por prazer, ele só nos dará alegrias, seja um, dois ou mais.


OUTRAS REGRINHAS:

1- Indicar 5 (cinco) blogs :

A CASA DAS MARIQUINHAS COM LÍRIOS E HISTÓRIAS -  Mariazita
REFLETINDO COM A SMAREIS - Smareis
CATIA BOSSO POESIAS - Catia
NOSSOS ABISMOS - Nina Pilar



2- Uma música que te marcou muito:
As músicas acompanham os momentos da vida. Quando nos lembramos deles, vêm à lembrança com fundo musical. Assim, para este desafio, não tenho nenhuma especial para mencionar. Qualquer uma que citasse haveria que ser acompanhada de explanação sobre o momento que a marcou.

3- Livros que nunca vai esquecer :
Nunca nos esquecemos dos livros que já lemos. Parcelas de seu conteúdo nos fogem, mas o principal fica guardado. Mesmo assim, vou colocar em evidência:
TODOS OS HOMENS SÃO MORTAIS - Simone de Beauvoir
A POESIA DO ENCONTRO - Elisa Lucinda e Rubem Alves
A MALDIÇÃO DO CIGANO - Stephen King
OS CATADORES DE CONCHAS - Rosamunde Pilcher
MARIA CALLAS (A mulher por trás do mito) - Arianna Stassinopoulos Huffington

4-Dizer porque ganhou este selo:
Porque a Simone foi gentil e se lembrou de mim. Ambas compartilhamos o prazer pelas letras. 



Espero que meus amigos, aqui indicados, tenham um tempo para nos falar um poquinho sobre si mesmos, dando continuidade a essa integração.
Marilene

4 comentários:

  1. Que lindo!!! Claro que vou levar para o meu ninho...

    Já vou colocar nos meus selos... Muito grata por se lembrar da minha pessoa que adora ler vc....

    bjssssss

    ResponderExcluir
  2. mar_lene seu blogger é um encanto, da vontade de morder, jogar pro alto, mas ai não é um baby, mas, que da vontade isso dá amiga.
    Mar...eu nunca recebi selo, e na verdade nem sei como é, e onde esta, aqui é tudo tão lindo dá vontade de levar tudo pra minha casa, olha só o perigo que estas correndo!
    amiga, vou deixar que orientes-me e depois volto pra saber o que posso pegar...
    beijinhos querida.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marilene, obrigada minha querida por lembrar de mim. Ja irei colocar na pagina de selinhos e mimos.Fiquei muito feliz. Um abraço, e parabéns pelo blog, gostei muito daqui.Vou segui-lo também Um Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marilene
    Muito obrigada por ter se lembrado de mim. É uma honra.
    Vou levar o selinho. Quanto a dar-lhe seguimento é que não vai poder ser já. Tenho imensos selinhos a aguardar publicação...
    Tenho que arranjar tempo para tratar deste assunto...

    Agora vou ver o outro post, o de hoje.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.