07 maio 2011

DISCUTIR A RELAÇÃO


                                                                         

Uma outra inadequação de linguagem : discutir a relação. A palavra discutir, por si só, já carrega um peso que faz com que as pessoas , por mais ternas, mais tolerantes, mais dedicadas que sejam, têm vontade de sair em desabalada correria.

Podemos nos desentender com nossos parceiros, o que não significa que chegaremos a uma discussão, no sentido exato do termo. Vamos mostrar nossos posicionamentos divergentes e tentar chegar a um consenso. Nem sempre se vai conseguir e para isso pode-se cortar algumas arestas, propor novos caminhos, tudo buscando a manutenção de um relacionamento que nenhum dos dois quer romper.

Na maioria das vezes, o que acontece é a falta de oportunidade para trazer à baila uma questão. Em mil novecentos e nada, aconteceu algo que magoou uma das partes. Mas o silêncio foi escolhido para evitar o diálogo. Mais tarde, outro acontecimento foi jogado para debaixo do tapete, por medo de sua menção acabar rompendo a relação. Lógico que esse tipo de situação vai criar muita sujeira escondida. E ela não desaparece por si só. Um dia haverá que ser retirada de onde está. E aí, sem mais nem menos, alguém quer "discutir a relação" e joga tudo de uma vez sobre a pessoa querida. Quem vai aguentar tanta poeira, esclarecer fatos dos quais nem se lembra e aos quais nem deu importância?
                                                                     
Os fatos, os erros, os tombos, as mágoas... devem ser ditos tão logo surja o descontentamento. É mais produtivo. Pode-se obter resultados bastante satisfatórios. Saber o que o outro está pensando, porque agiu dessa ou daquela maneira, é o primeiro passo para o entendimento... ou não. Mas os interessados vão descobrir, desde logo, se vale a pena retomar a convivência, renová-la, estabelecer bases diferenciadas que a ambos proporcionem prazer.

Ninguém deseja "descutir uma relação". Um relacionamento é muito intenso, tem bastante espaço, tem uma construção que deve ter sido feita com alicerce seguro. Discutí-lo, no todo, de uma vez e repentinamente, não vai levar a um bom resultado.
                                                            
Nós não esperamos os filhos chegarem à adolescência para discutir sua infância. Não esperamos estar adultos e maduros para discordar de posicionamentos de nossos pais. Não aguardamos anos de amizade para esclarecer coisas do passado, engasgadas, quase a sufocar.

Nos relacionamentos afetivos, então, por mais que algo incomode, deve ser dito. Não se pode alimentar o medo da perda subestimando o outro e abafando sentimentos. Uma convivência harmoniosa e feliz não vai acontecer sem desentendimentos, mas eles não podem receber, necessariamente, uma couraça que se presume de proteção. Tudo se rompe e, em determinado momento, vem à tona.
                                                                
Vamos conversar, e não discutir, sobre nossas desavenças diárias, nossa insatisfação, nossos dissabores. Vamos esclarecer cada um deles, à medida que surjam. E nunca chegaremos à malfadada "discussão da relação", assustadora e, na maioria das vezes, ineficaz, porque tudo já foi redimensionado, cresceu com o passar do tempo, dificultando, sem dúvida, aquele entendimento que se busca.

Viva o diálogo! Viva a verdade! Viva a amizade! O hoje é tudo que temos e viver infeliz não é o ideal que alimentamos e buscamos para nossas vidas.



7 comentários:

  1. De fato, discutir a relação é bastante enfadonho e desagradável. O ideal mesmo seria, desde logo, no momento do fato, questioná-lo.
    Mas, talvez no intuito de evitar um confronto, engolimos o "sapo". Mais tarde, o que é inevitável, ele virá à baila em proporções muito maiores.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marilene, grata por seu comentário, incisivo e verdadeiro. Estou de pleno acordo. Nossos limites, penso eu, que precisam serem moldados ante a nossa capacidade de virar o jogo com a cabeça erguida. Abraço pleno de gratidão. Muita luz tal como o background do seu lindo blog. Cumprimentos de LuGoyaZ.

    ResponderExcluir
  3. Quando tiver um tempinho venha me visitar aqui também. Grata. http://aprimoramentopessoal-lugoyaz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Marilene, compor a relação de forma madura e construir-se enquanto dupla de maneira coerente e clara não é tarefa fácil, sem que haja o comprometimento dos envolvidos. Grata por sua visita ao Piruetas, será sempre um prazer ! Estarei também a te visitar. Um abraço, Fabiola.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem redigido e abordado o tema das relações e do quanto é importante o diálogo.
    Concordo e assino abaixo.
    Beijos e boa semana!!
    Carla

    ResponderExcluir
  6. Olá Marilene,
    É "discutir" a relação dá uma preguiça danada ...
    O importante creio que é ouvir e ser ouvido, é compreender e ser compreendido... Temos que ter essa regra na relação, conversar sempre. O diálogo é sinônimo de união ... Muitos casais se perdem pela falta dele...

    Um brinde ao diálogo !!

    Uma linda semana pra ti,
    Bjinhos,
    SIL

    ResponderExcluir
  7. Carambaaa, muito interesante!!!!
    adorei aqui, te seguindo... bjos

    ResponderExcluir

Marque presença! Ficarei feliz com seu comentário.